Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RELAÇÃO DOENTIA

Eriberto Leão se transforma no escrotão de Mania de Você: 'Machista e tóxico'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eriberto Leão e Mariana Santos posam caracterizados como Robson e Fátima, seus respectivos personagens em Mania de Você

Robson (Eriberto Leão) é o marido opressor de Fátima (Mariana Santos) na novela Mania de Você

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 26/8/2024 - 18h00

Próxima novela das nove da Globo, Mania de Você vai trazer Eriberto Leão no papel de um homem horroroso. Robson é um marido da pior qualidade, além de ser extremamente ambicioso, disciplinado e cruel. Ele exige perfeição da mulher, Fátima (Mariana Santos), e dos funcionários do seu restaurante, o Violeta. O mau-caráter tem astúcia, não é o que aparenta ser: sempre educado, simpático e gentil com os clientes. Ele assedia e maltrata os subordinados. 

"Eu tenho saído muito feliz das nossas gravações porque o Robson é um personagem extremamente machista e tóxico. Mas, por ser a Mariana fazendo a Fátima, eu tenho descoberto sentimentos dele que eu não pensei antes. Eu acho que a gente está construindo muitas camadas nesse relacionamento, o que faz com que ele seja, infelizmente, muito real", diz o ator.

Ao Notícias da TV, ele explica que está descobrindo que Robson e Fátima se gostam apesar de tudo. O personagem dele é definido pelo autor João Emanuel Carneiro como um homem controlador, metrossexual e vaidoso ao extremo. Um executivo workaholic que pouco se dedica à mulher. Quando se refere a Fátima, é sempre num tom depreciativo.

"Machista, misógino, não perde a oportunidade de criticar a esposa e passa a dar em cima de várias mulheres, criando uma fixação pela vizinha, Diana
[Vanessa Bueno]", é o que consta no perfil descrito na sinopse da novela. Já Fátima é uma dona de casa frustrada e com baixa autoestima. Ela sabe que o marido a despreza e mina seu amor-próprio diariamente.

"Esforça-se para manter a boa forma e se sente culpada por não ter dado um filho ao marido, grande sonho deles. Já se acostumou a ver Robson dando em cima de outras mulheres. Aos poucos, uma amiga vai fazer com que ela enxergue as qualidades que não reconhecia em si mesma e vai estimulá-la a conseguir um emprego, dando outra cor e motivação à sua vida", escreveu o autor sobre Fátima.

Casal nocivo da vida real

O casal representa relacionamentos muito perigosos, recheados de sentimentos nocivos e que estão em todas as classes sociais. Fátima se anulou em prol do marido e adoeceu, mas normaliza o casamento abusivo. 

Para Leão, sair do estereótipo do galã, do mocinho de novela, é bom e também desafiador. "A gente tem que tomar cuidado com aquilo que a gente deseja, porque pode ser que venha. Sempre foi o meu desejo, como ator, eu poder entrar nessa trajetória de um grande drama."

Robson é um manipulador-nato. "É uma manipulação constante. Ele faz com que a Fátima se veja de uma maneira que não é real. Ele cria uma realidade paralela. Com a sua astúcia do mal, ele acaba quase convencendo ela do que ela não é, inclusive fisicamente", adianta o intérprete de 52 anos.

Ele conta ainda que o gerente do restaurante de luxo da novela é outra pessoa fora de casa. "Uma pessoa que pode ser completamente diferente fora do seu trabalho que é no trabalho. O Robson vê a disciplina como algo essencial para ele se dar bem na vida. Então, ele é extremamente disciplinado, ele exige essa disciplina de todo mundo, mas de uma maneira muito cruel", comenta o ator, que complementa:

Ele diferencia as pessoas de acordo com sua classe social. Então, acho que vai ser extremamente revelador, vai trazer um espelho de muitas pessoas e, em determinados momentos, dependendo da pessoa, ele é extremamente simpático e cortês. Então, ele tem uma grande astúcia na sua vida, e eu acho que a gente tem muitas pessoas assim no mundo, que não são aquilo que aparentam. A novela traz os segredos de cada personagem.

Mania de Você substituirá o remake de Renascer na programação da Globo a partir de 9 de setembro. A trama conta com Chay Suede (Mavi), Agatha Moreira (Luma), Nicolas Prattes (Rudá) e Gabz (Viola) como protagonistas. Adriana Esteves encabeça o elenco com a governanta Mércia, uma mulher fria, que rejeitou o próprio filho. A direção artística do folhetim é assinada por Carlos Araújo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.