Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

CONHEÇA BÁRBARA

Em Dona de Mim, lutadora de Giovana Cordeiro abre mão do amor: 'Corajosa'

MANOELLA MELLO/TV GLOBO

Giovana Cordeiro caracterizada como Bárbara, sua personagem na novela Dona de Mim, da Globo

Giovana Cordeiro interpreta Bárbara em Dona de Mim; lutadora não vai abrir mãos de seus sonhos

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 30/4/2025 - 16h00

Na pele de uma lutadora de kickboxing na novela Dona de Mim, Giovana Cordeiro mergulha no desafio de representar uma mulher forte em todos os sentidos. O fio condutor dessa antagonista é correr atrás de seus sonhos. "Ela não abre mão dos objetivos dela por um romance. A Bárbara é firme, corajosa, e isso me inspira muito. É sobre não se colocar em segundo plano para construir uma história a dois", diz a atriz.

Giovana recebeu a notícia de que interpretaria a personagem em dezembro, pouco antes das festas de fim de ano, o que tornou sua preparação intensa e muito acelerada.

"Em janeiro, eu comecei a me preparar e, em fevereiro, já estávamos gravando. O tempo foi muito curto, então, precisei focar bastante nisso. O esporte sempre esteve presente na minha vida, meu pai é atleta. Já lutei caratê, competi quando era mais nova… Isso me ajudou a entender a fisicalidade da Bárbara, essa mulher forte e centrada no esporte", conta a intérprete.

Giovana passou por uma preparação rigorosa dentro e fora dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, envolvendo treinos físicos, cuidados com a alimentação e acompanhamento médico. Ela conta que o esforço valeu a pena não só pela personagem, mas pelo que ela representa.

Sempre quis interpretar uma atleta, queria poder falar sobre esporte. E já tenho visto um movimento muito bonito nas redes sociais, com mulheres se interessando em lutar. Isso é fantástico, principalmente num momento em que se fala tanto sobre ansiedade, depressão e dependência química. Poder mostrar os benefícios de hábitos saudáveis é uma alegria.

Apesar da construção física ser um destaque do seu atual trabalho, a atriz faz questão de ressaltar que a complexidade da personagem vai muito além disso. "Existe essa camada externa, que ajuda a identificar a Bárbara como uma lutadora logo de cara, mas o que mais me motiva são as camadas internas", começa a explicar a artista.

"Ela é uma mulher que pensa no que realmente contribui para seus objetivos. E, comparando com meu momento pessoal, também precisei olhar para isso na minha vida. O que me leva para frente? Do que estou disposta a abrir mão?”, reflete Giovana.

Outro ponto que a atriz aborda é como construir essa personagem dentro de um universo considerado muito machista: o das lutas.

É sobre trazer sensibilidade sem perder a firmeza. Mostrar que sim, a mulher pode ser sensível e, ao mesmo tempo, ter rigidez e se colocar em primeiro lugar. A gente ainda vê muitas mulheres abrindo mão da própria carreira por relacionamentos. A Bárbara faz o caminho contrário. E eu tenho muita atenção nisso, porque me interessa contar histórias de mulheres reais, múltiplas.

Com trabalhos anteriores como a mocinha Luna, de Fuzuê (2023), Giovana afirma que hoje em dia é necessário criar personagens que sirvam de inspiração. "Mesmo sendo a antagonista dessa vez, quero trazer uma composição com que as mulheres se identifiquem", declara.

Objetivo é não ficar doente

Mas nem tudo são flores. A rotina puxada de gravações e treinos tem exigido resistência física e organização da intérprete. "O mais difícil é conseguir descansar e me alimentar direito. Esses dias gravei até quase 2h da manhã e às 8h já estava de pé de novo. Comi uma banana e fui direto trabalhar. Fazer novela é cansativo, exige muito da saúde, e eu quero conseguir chegar ao fim do projeto com energia, com disposição."

Por fim, a atriz fala com paixão sobre a pesquisa do corpo, algo que sempre a encantou na atuação. "Mesmo que a Bárbara não fosse atleta, eu estaria me preparando fisicamente. Não para ficar sarada, mas para estar consciente do meu corpo, espaço e musculatura. Porque dentro do corpo moram as emoções. A Bárbara me dá tudo isso, e eu estou completamente apaixonada por ela e por esse universo."

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim

Dona de Mim é ambientada principalmente no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, ficam a fábrica de Abel e as casas dos mocinhos da história, Leona (Clara Moneke) e Marlon (Humberto Morais). 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Dona de Mim: Capítulos da novela das sete da Globo - 22 a 31/5

Quinta, 22/5 (Capítulo 22)
Jaques confessa que Filipa dormiu em sua casa, e Tânia se irrita. Abel decide patrocinar uma peça de teatro de Filipa, que fica exultante. Dara e Jussara pressionam Marlon a responder às mensagens de Kamila. Leo ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.