ESTREIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Helena (Isabel Teixeira) em Elas por Elas; comédia pastelão foi aposta do primeiro capítulo
A própria realidade deu um empurrãozinho para a estreia de Elas por Elas nesta segunda (25). Em um "dia maldito" com três separações e até traição, os dramas das sete protagonistas se mostraram bastante atuais. Lara (Deborah Secco) descobriu a infidelidade do marido, e Helena (Isabel Teixeira) se mostrou uma fura-olho de marca maior.
A novela das seis tentou mostrar no primeiro bloco que os temas abordados originalmente por Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) ainda são atuais em 1982. Questões como amizade, azar no amor e até a perda de uma pessoa querida seguem --até o momento, pelo menos-- como universais.
Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão aparentemente não se apoiaram na primeira versão como uma espécie de muleta. Eles deram indícios de que farão alterações significativas, que realmente mexeram com os rumos da trama, a fim de atualizá-la após mais de 40 anos.
Elas por Elas pecou no excesso de cenas de comédia pastelão, que lembram bastante o estilo adotado por Gustavo Reiz em Fuzuê. As tramas são separadas pelo jornal local, mas o telespectador pode se cansar com essa redundância ao longo dos meses.
Lázaro Ramos --que tem um bom timing cômico-- deve acertar o tom de Mário Fofoca ao longo dos capítulos, provavelmente diminuindo o quê de histriônico apresentado no primeiro capítulo.
Com sete protagonistas, vai ser difícil encontrar espaço para todas o tempo todo. Uma delas sequer deu as caras na estreia: Renée (Maria Clara Spinelli) só apareceu nas cenas dos próximos capítulos.
A história começou em 1998, com o último encontro das sete amigas. Em seguida, Lara já apareceu em 2023 para explicar o que aconteceu com cada uma daquelas pessoas. Ela foi uma espécie de "guia" para o telespectador que nunca entrou em contato com a versão original.
Thaís (Késia) foi a segunda protagonista a ser apresentada, já dando uns pegas em Átila (Sergio Guizé). Ela viria a descobrir que o namorado é justamente o marido da personagem de Deborah Secco.
Helena já ganhou contornos de vilã ao ser apontada como "talarica" por ter roubado Jonas (Mateus Solano) de Adriana (Thalita Carauta). As rivais foram apontadas como diametralmente opostas.
Carol (Karine Teles) trouxe o conto clássico do "patinho feio", como a amiga bem-sucedida que deixou a vida amorosa de lado. A própria caracterização dá indícios de uma possível transformação digna de Betty, a Feia (1999) --ou não, para evitar cizânias.
A obsessão de Natália (Mariana Santos) igualmente ficou bastante clara, sugerindo que a festa de Lara fosse uma "comemoração" pela morte de Bruno (Luan Argollo).
Lázaro Ramos ficou responsável pela "bucha" de reviver um dos personagens mais icônicos das telenovelas. Mário Fofoca, que originalmente foi interpretado por Luis Gustavo (1934-2021), ganhou tratamento de protagonista. Ele teve até a própria cartela de apresentação, assim como as sete amigas.
Giovanni (Filipe Bragança) e Isis (Rayssa Bratilieri) são os protagonistas jovens, repetindo a velha história de Romeu e Julieta. Ele é filho de Helena, que é a maior rival da mãe dela, Adriana. Os autores já explicaram que tiveram de atualizar a trama original da troca de bebês.
Com a popularização de exames como a ultrassonografia, Marson e Thereza optaram por colocar em dúvida a paternidade de Isis. Ela corre o risco de ser herdeira de Jonas, que é ninguém menos do que o pai de seu crush.
Uma das protagonistas foi "esquecida no churrasco" no primeiro capítulo. Renée é uma dona de casa que sofre com o sumiço do marido, que a deixa com os dois enteados. Ela é uma mulher trans.
A nostalgia foi um fato bastante importante para Elas por Elas. A novela optou por contar a história em duas frentes temporais –1998 e 2023– em vez de dividi-las em fases bem definidas. Objetos como carros, roupas e a oposição entre a câmera analógica e um tablet ajudaram o público a diferenciar os tempos narrativos.
A novela abriu com uma música que marcou os anos 1990 --I Can See Clearly Now, de Jimmy Cliff-- para localizar os espectadores.
Marson e Thereza também optaram por cartões com nomes de cada uma das protagonistas como um recurso didático. Não só para apresentá-las, mas também para evitar confundir o público.
Esta segunda-feira ganhou a alcunha de "dia maldito" nas redes sociais por causa das separações em série. Gustavo Mioto foi o primeiro a anunciar o fim do namoro com Ana Castela. Depois, Sandy Leah chocou os seguidores ao colocar um ponto-final no casamento de 15 anos com Lucas Lima. Paula Fernandes também contou que está solteira.
Para piorar a situação, Luísa Sonza ainda mostrou que está fragilizada após expor a traição do ex-namorado, Chico Moedas, em rede nacional. Ela decidiu se afastar nas redes sociais, que passam a ser administradas por sua equipe.
A primeira versão de Elas por Elas foi exibida entre maio e novembro de 1982. O folhetim de Cassiano Gabus Mendes também tinha sete protagonistas: Márcia (Eva Wilma), Wanda (Sandra Bréa), Helena (Aracy Balabanian), Natália (Joana Fomm); Adriana (Esther Góes), Carmem (Maria Helena Dias) e Marlene (Mila Moreira).
O remake manteve a música original de abertura, Elas por Elas, que originalmente era cantada por The Fevers. A canção --conhecida pelos versos "tudo na vida passa, tudo no mundo cresce"-- ganhou uma versão com Ivete Sangalo, Preta Gil e Duda Beat.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Elas por Elas e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Elas por Elas: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 9 a 13/4
Terça, 9/4 (Capítulo 168)
Helena dopa a irmã. Marcos descobre que Helena não está com Sérgio e alerta Giovanni. Adriana se desespera com a possibilidade de Helena estar com Ísis. Helena arma para Ísis e simula que a jovem a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.