Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JU COLOMBO

Diretora em Bom Sucesso, atriz da Globo desabafa sobre racismo em escola particular

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Ju Colombo como a personagem Elomar, diretora da escola na novela Bom Sucesso, da Globo

Ju Colombo interpreta a diretora da escola, Elomar, em Bom Sucesso; atriz já sofreu preconceito na vida real

REDAÇÃO

Publicado em 23/10/2019 - 8h10

Intérprete da diretora de ensino Elomar da novela Bom Sucesso, Ju Colombo desabafou sobre preconceito que sofreu na infância e na adolescência por estudar em uma escola particular. Filha de uma professora, a atriz da Globo e seus irmãos eram os únicos alunos negros do colégio privado, e muitos pais de colegas brancos se incomodavam com a presença deles.

Em entrevista ao jornal Extra, Ju Colombo contou que o que incomodava os pais de classe média era o fato de uma menina negra ser tão querida na escola, além de ter destaque como melhor aluna. "Eles me olhavam como se eu fosse alguém menor", contou a atriz, que estudou em um bairro de classe média alta. 

"Como educadora, não canso de repetir que ninguém nasce racista. Preconceito é uma coisa, que, infelizmente, se aprende com alguém", completou Ju, que foi uma aluna engajada no teatro e nos esportes --como atleta de vôlei. 

Hoje, a atriz pode definir o sucesso em sua carreira como uma resposta ao preconceito e ao racismo que sofreu, mas ela também reconhece que o negro tem que batalhar muito mais que o branco. 

"Vencer na sua trajetória talvez seja o único caminho que faça frente a essa coisa tão depreciativa que é a discriminação. O problema é que o nível de esforço de um negro para chegar lá é infinitamente maior do que o do branco porque as oportunidades são ínfimas", lamentou.

Jucimara Colombo sabe que viveu uma realidade muito diferente da maioria da população negra do Brasil, apenas pelo fato de ter tido acesso a um ensino de qualidade. Mas, para viver a diretora Elomar, a atriz se inspirou em sua própria mãe, que lecionou por muitos anos no ensino público.

Além de educadora na ficção, Ju também trabalha com professores na vida real. Há cerca de 25 anos ela capacita profissionais de ensino para que usem técnicas teatrais em sala de aula, como uma forma de auxiliar no desenvolvimento de alunos. 

Sobre o papel de diretora, a atriz disse estar feliz em ver como o ensino é retratado. "Me sinto honrada de, em Bom sucesso, a escola ser mostrada como um espaço de esperança, que fomenta a capacidade do ser humano e cria valores positivos", finalizou.

Resumos Semanais

Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 22 a 25 de janeiro

Quarta, 22/1 (Capítulo 153)
Nana consente que Batista leve Alberto para o Sambódromo. Ramon conta ao garçom da pousada seu plano para pedir Francisca em casamento. Vera deixa escapar para Eugênia que Vicente foi para um camping. Francisca aceita ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.