Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

XÔ, SATANÁS

Diabo é sucesso de audiência na Record, mas bota medo na Globo em Renascer

REPRODUÇÃO/RECORD

Montagem com Guilherme Chelucci como Satanás em Apocalipse, Mayana Moura como o diabo em Jesus e Igor Rickli como Lúcifer em Gênesis

Guilherme Chelucci, Mayana Moura e Igor Rickli como Satanás em Apocalipse, Jesus e Gênesis

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/3/2024 - 21h00

O diabo não é tão feio quanto pintam na dramaturgia da Globo quando se trata das novelas da Record. O demônio é uma figurinha fácil nos folhetins bíblicos, desde as fracassadas como Apocalipse (2015) às bem-sucedidas como Gênesis (2021). Por lá, o coisa-ruim nunca espantou o público --pelo contrário, sempre foi o antagonista perfeito para os seus protagonistas.

A emissora de Edir Macedo nunca teve muitos dedos para falar sobre o diabo, mesmo com o público majoritariamente cristão de suas produções. O príncipe das trevas deitou e rolou --atrapalhando de Jesus (Dudu Azevedo) a Abraão (Zécarlos Machado)-- sem afastar qualquer telespectador.

A Globo, por outro lado, tem redobrado os cuidados com uma das principais tramas de Renascer. O cramulhão de José Inocêncio (Marcos Palmeira), que foi um dos protagonistas da primeira versão, virou praticamente um coadjuvante de luxo e que nunca dá as caras.

Pantanal (2022) foi muito mais direta ao abordar o pacto do violeiro Trindade (Gabriel Sater) com o belzebu, naquele que se tornou um dos pontos mais altos da história. Há dois anos, o demônio aparentemente não colocava medo no público do horário nobre.

Um dos principais problemas da abordagem de Renascer ao pacto mefistofélico é que Inocêncio é um personagem bastante dúbio. O fazendeiro não é exatamente um herói, mas também está longe de ser um vilão. Ele é a personificação de quem reza para Deus e o diabo ao mesmo tempo.

O principal ponto de rejeição ao produtor rural é justamente esse caráter duvidoso, que já não tinha sido bem recebido em 1993. Até aqui, o diabo está pagando por pecados que não são necessariamente dele.

O esforço para reduzir o "peso" do cramulhão nos telespectadores também não faz muito sentido quando se olha para as mudanças no perfil de Lívio (Breno da Matta). O pastor atinge uma parcela mais progressista dentro dos evangélicos --com uma visão menos maniqueísta do mundo e mais propícia a aceitar as incoerências de José Inocêncio narrativamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.