Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEGREDO DA AUTORA

De Jade a Brisa: Gloria Perez tem estratégia para mocinha pegar; saiba qual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Lucy Alves está com expressão de braveza em cena de Travessia, novela das nove da Globo

Brisa (Lucy Alves) em cena de Travessia: nome da mocinha é um dos segredos da autora da novela

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 24/10/2022 - 6h20

Clara, Jade, Brisa, Ray, Ana, Maya e Sol são mocinhas de tramas que deram o que falar de Gloria Perez, responsável pela novela Travessia. A autora tem um segredinho aí, que ela nega que seja uma superstição. A novelista escolhe nomes curtos, de até duas sílabas para suas protagonistas. Outros personagens fortes e marcantes dos folhetins dela também seguem essa regra, como Bibi e Jeiza, de A Força do Querer (2017).

Ela pesquisa bastante antes de escolher os nomes. Chiara (Jade Picon) foi uma opção que Gloria escolheu por achar sensível, já Brisa --além de ser um nome curto, tem origem grega e significa vento suave. Jade, de O Clone (2001), por exemplo, é um dos nomes de personagens preferidos da escritora.

Na exibição original da trama, muitas crianças receberam o nome de Jade e, coincidência ou não, Jade Picon é uma das representantes dessa geração --ela nasceu em 2001, o ano em que a novela estreou no horário nobre da Globo.

Com 40 anos de carreira desde que começou como colaboradora de Janete Clair (1925-1983), a roteirista não coleciona só sucessos na carreira. O mais curioso é que a mocinha que não teve nome com apenas duas sílabas foi uma das mais criticadas: Morena, de Salve Jorge (2012), personagem interpretada por Nanda Costa.

Aliás, é desta trama que a autora trouxe de volta Helô (Giovanna Antonelli),  Stenio (Alexandre Nero) e Creusa (Luci Pereira). Engana-se quem acha que essa é a primeira vez que ela faz isso.

Gloria reciclou personagens pela primeira vez lá atrás, em Barriga de Aluguel (1990), com Sulamita (Marilu Bueno), que era uma personagem de Partido Alto (1984). Em De Corpo e Alma (1992) e em O Clone, ela trouxe de volta Miss Brown, interpretada por Beatriz Segall (1926-2018), e professor Molina, vivido por Mário Lago (1911-2002), que eram de Barriga de Aluguel.

Travessia é uma novela com direção artística de Mauro Mendonça Filho e é ambientada no Rio de Janeiro e no Maranhão.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#120 - Brisa se dá mal e vai para a cadeia em Travessia!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:

Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.