Duração limitada

Contra barriga, Globo vai fazer novelas mais curtas e com capítulos menores

Artur Meninea/Globo

Flávia Alessandra em cena de Eta Mundo Bom!: personagem já foi duas vezes ao altar - Artur Meninea/Globo

Flávia Alessandra em cena de Eta Mundo Bom!: personagem já foi duas vezes ao altar

DANIEL CASTRO - Publicado em 02/06/2016, às 05h32

No ar desde janeiro, Eta Mundo Bom! é uma espécie em extinção. A novela das seis da Globo será a última, ou uma das últimas, a ter mais de 190 capítulos. A emissora decidiu que, a partir de 2017, suas novelas terão menos episódios, que por sua vez serão mais curtos. A meta é que as tramas não ultrapassem 160 capítulos, limitados a 35 minutos de arte (sem contar intervalos) às 18h, a 40 minutos às 19h30 e a 50 minutos na faixa das 21h, horário em que costumam chegar a uma hora e meia quando a trama faz sucesso.

O objetivo é melhorar a qualidade das produções e de trabalho de seus profissionais. Com menos capítulos, as novelas ficarão mais enxutas, sem barrigas, como são chamadas as fases em que nada acontece de relevante e que situações são repetidas. Haverá mais novelas em produção, com elencos menores. Com capítulos mais curtos, a emissora gastará menos tempo com gravações, os autores trabalharão um pouco menos e os atores terão mais tempo para decorar seus textos.

Os limites de duração, no entanto, não serão uma camisa de força. As novas metas, já em implantação, estarão sujeitas às necessidades e estratégias de programação. Ou seja, uma novela poderá ser mais longa para que a estreia da sucessora não coincida com um evento esportivo, por exemplo. E capítulos poderão ser maiores para prolongar uma boa audiência ou neutralizar alguma ação da concorrência, como acaba de ocorrer com Totalmente Demais. A ideia, contudo, é que isso seja uma exceção.

A medida atende a uma antiga reivindicação dos autores, que consideram desumano escrever novelas de 221 capítulos, como foi Amor À Vida, de Walcyr Carrasco, em 2013.

Das novelas que estão no ar, Eta Mundo Bom será a mais longa. Terá pouco mais de 190 capítulos. Vai acabar no início de setembro, após a Olimpíada do Rio. Velho Chico foi planejada para ter 173 episódios, porque, se fosse mais curta, acabaria durante a próxima campanha eleitoral. Já Haja Coração deverá ser encerrada no 142º capítulo, em meados de novembro. Até algum tempo atrás, o padrão eram novelas com mais de 180 episódios, principalmente às 21h.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

 

+ Lidas

Enquete

O novo Vídeo Show tem chance de sucesso?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook