Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Pesquisa antecipada

Com excesso de personagens e ibope baixo, A Lei do Amor sofrerá ajustes

Estevam Avelar/TV Globo

Ricardo Tozzi e Claudia Raia em A Lei do Amor: atriz de primeira em papel secundário - Estevam Avelar/TV Globo

Ricardo Tozzi e Claudia Raia em A Lei do Amor: atriz de primeira em papel secundário

DANIEL CASTRO

Publicado em 1/11/2016 - 5h36

A Globo está fazendo desde ontem (31) pesquisas com grupos de telespectadoras para detectar o que está afastando a audiência de A Lei do Amor. Há um mês no ar, a nova novela das nove não decolou. Pelo contrário, seu ibope vem caindo a cada semana. No último sábado, deu apenas 22 pontos na Grande São Paulo, o que não acontecia com uma trama das 21h havia um ano, desde o início de A Regra do Jogo, que pegou a audiência abalada por Babilônia e pela concorrência com Os Dez Mandamentos, da Record. A Lei do Amor tem dado menos ibope do que Haja Coração e Jornal Nacional.

A direção da emissora já tem um diagnóstico: a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari tem personagens demais e precisa de ajustes urgentes. Os grupos de discussão desta semana vão orientar essas mudanças.

Com 57 personagens listados no site oficial,  a história perdeu o foco na segunda fase, quando os protagonistas passaram a ser Reynaldo Gianecchini Claudia Abreu. O drama romântico de Helô e Pedro deu lugar a um embaralhado policial e político, com dezenas de personagens que ainda não disseram ao que vieram.

Na análise da Globo, há muitas histórias interessantes disputando espaço com histórias que poderiam ser melhor desenvolvidas. E há atores de primeiro time fazendo figuração de luxo, como Claudia Raia.

A pesquisa com grupos de telespectadores, que ocorrem por volta do 40º capítulo quando a novela começa bem, foi antecipada _hoje (1º), será exibido o 26º episódio. A Globo tem pressa porque o tempo corre contra A Lei do Amor.

A avaliação é que a novela tem somente este mês para pegar. Se não decolar em novembro, dificilmente o fará em dezembro, por causa do horário de verão, das compras de Natal e das festas de fim de ano. Nesse cenário, só voltaria a crescer em janeiro, o que prejudicaria os especiais de dezembro e as séries e minisséries de início de ano. Os capítulos de novembro, no entanto, já estão todos escritos.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira quatro reportagens especiais sobre A Lei do Amor:

Ator é obrigado pela namorada a assistir novela da Record
Claudia Raia fez teste do sofá com sarados e apimentou a trama
Para levantar novela, Globo cortou falas de empregadas e doença de criança
Bumbum de Grazi Massafera virou a grande sensação do folhetim

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.