Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MOCINHA EM 1995

Por onde anda cigana Dara de Explode Coração? Saiba como Tereza Seiblitz está hoje

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Tereza Seiblitz caracterizada como a cigana Dara, mocinha da novela Explode Coração (1995)

A atriz Tereza Seiblitz caracterizada como a cigana Dara, mocinha da novela Explode Coração (1995)

REDAÇÃO

Publicado em 23/6/2020 - 5h12

Após nove anos longe da Globo, a atriz Tereza Seiblitz voltou a aparecer na emissora, mas de outra forma: ela é protagonista de Explode Coração (1995), novela que entrou para o catálogo do Globoplay. A atriz, atualmente com 55 anos, se afastou da TV na última década para se dedicar à formação e pós-graduação em Letras e Literatura. Ela conta que ainda é conhecida como a cigana Dara e gostaria de voltar às novelas.

Explode Coração foi o principal trabalho da carreira de Tereza. Sua personagem era uma cigana espanhola que começava um romance por bate-papo online com um empresário brasileiro --algo muito inovador e até difícil de imaginar em 1995.

Na época, a atriz ficou bastante famosa nacionalmente e chegou até a levar um puxão de cabelo de uma telespectadora numa feira de rua. "Ela queria ver se era de verdade", diz a atriz.

Após o sucesso na novela, Tereza decidiu seguir outros caminhos. Morou cerca de um ano e meio na França, onde estudou teatro e atuou em companhias locais. Depois, passou dois meses na África. Quando retornou, fez diversos papéis coadjuvantes, mas não protagonizou mais novelas.

"Comecei a fazer outras coisas, e aí foi desaquecendo essa história com a televisão. E tive três filhos. Mas trabalhava, quando me chamam eu trabalho, não parei de trabalhar por conta de filho. A televisão deu uma desaquecida e não sei por quê", comenta Tereza.

De 2013 a 2019, o foco da atriz mudou para os estudos. No início dos anos 1990, ela tinha trancado a faculdade de Letras porque não conseguia conciliar com o trabalho na TV, e então decidiu retomar as aulas nos últimos anos. Formou-se na graduação e já emendou um mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, que terminou no fim do ano passado.

Agora, Tereza confessa que já tem vontade de continuar estudando e desenvolver uma tese de doutorado, mas a pandemia e o isolamento social tornaram os planos mais incertos.

"Doutorado são quatro anos, se não tiver bolsa, eu não sei se dá. Estou vendo o que é possível fazer dentro disso tudo. Estou com outros atores pensando no que vamos fazer, que tipo de trabalho a gente pode oferecer para o público e para o nosso sustento. Realmente a gente está à deriva, em relação a procedimentos [do governo] de cuidado com a população, a gente está totalmente sem leme. Não sei como a gente [a classe artística] vai voltar a trabalhar", lamenta.

Por enquanto, Tereza aproveita o tempo em casa para fazer lives no Instagram e trabalhar no desenvolvimento de um filme, que pretende gravar em sua casa mesmo. E ela espera voltar a trabalhar na TV quando este período passar.

"Tem muita gente que me fala: 'Que saudade de ver você na novela, na televisão'. Mas não depende de mim. Eu gosto de trabalhar na televisão, gosto de set, mas por outro lado você fica com a vida muito a serviço daquele horário todo ali da TV, daquele ritmo. A gente está num momento complicado da cultura. Eu espero estar ao encontro do grande público o mais rápido possível, porque a gente vive disso. Não só financeiramente, mas também energeticamente", afirma.

Confira como está hoje a atriz Tereza Seiblitz:

Ver essa foto no Instagram

Pegando uma nesga de sol.

Uma publicação compartilhada por Tereza Seiblitz (@terezaseiblitz) em

Ver essa foto no Instagram

HOJE • 21hrs • no @christianaguinle 💙

Uma publicação compartilhada por Tereza Seiblitz (@terezaseiblitz) em

Ver essa foto no Instagram

Agora em cores. Foto da @n.e.s.t.r.e.a . Essa maravilha de sorriso atrás de mim é a baiana que atende pelo apelido de poderosa. Ela girou na minha frente no desfile das campeãs, onde a chefe da ala nos livrou da cruz que tínhamos com esplendor. Aí, apesar da chuva foi só alegria!!! Dessa vez, diferente do desfile do outro domingo, fiquei na penúltima fila, lá no fervo. A dificuldade era preencher os espaços, girando bonito e equilibrando essas 2 filas que tinham 4 baianas em vez de 5!!! Corpo que expande. O chão estava bem molhado e a minfa calçola estava com as coxas encharcadas e começou a descer!!! Só que depois que começa, só termina quando acaba e vc não tem mais acesso a nada da cintura pra baixo!!! Muito importante ter calma e ver o sorriso das colegas veteranas. Valeu @silvinha_poderosa

Uma publicação compartilhada por Tereza Seiblitz (@terezaseiblitz) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.