Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

GABRIELA LORAN

'Brasil é o país que mais mata pessoas como eu', diz primeira atriz trans de Malhação

FOTOS: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Loran em cena como Priscila, professora de dança que ensina Leandro a dançar de salto alto - FOTOS: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Loran em cena como Priscila, professora de dança que ensina Leandro a dançar de salto alto

Transexualidade está fora dos temas centrais de Malhação - Vidas Brasileiras, mas a novela da Globo flertou com o assunto e o tratou com sutileza ao apresentar Priscila, jovem que ensina Leandro (Dhonata Augusto) a dançar usando salto alto. E Gabriela Loran, atriz que dá vida à personagem, tornou-se a primeira transexual a atuar em Malhação. "O Brasil é o país que mais mata pessoas como eu", diz ao Notícias da TV.

"A importância de ser a primeira atriz trans em Malhação é enorme. Tem uma responsabilidade muito grande, porque estou representando um monte de gente que não se sentia representada. Tanto que recebo mensagens de meninas que voltaram a assistir a TV por conta disso. E não só para nós, pessoas trans, como também para pessoas que não entendem e que não conhecem", comenta.

Gabriela tem 24 anos de idade, formou-se em Artes Cênicas em abril de 2017. Iniciou seu processo de transição de gênero há pouco mais de dois anos, com total apoio dos pais e respeito dos amigos.

"Quando comecei a minha transição de gênero era uma coisa nova para mim e para a minha família, que sempre esteve ao meu lado e nunca me questionou nada. Houve um estranhamento de início. Quando você começa a se ver se transformando, caminhando e se identificando consigo mesma, realmente é muito bom. E a minha familia foi muito receptiva. Eles são meu alicerce. Nunca me questionaram e sabiam que era um momento muito meu", lembra.

Malhação marca a estreia de Gabriela Loran na TV

Malhação - Vidas Brasileiras é o primeiro trabalho de Gabriela Loran na TV. Embora sua personagem não faça parte do núcleo de estudantes da Escola Sapiência e tenha tido destaque durante a quinzena de protagonismo de Leandro, sua participação na novela não se deu por encerrada e ela pode voltar a gravar novas participações.

"Quando a Gabi Medeiros [produtora de elenco] me convidou para fazer o teste eu já sabia que era a minha vez. Sabia. Porque quando eu li a descrição da personagem, era muito parecida comigo. Fiquei muito feliz logo de cara."

Na trama, Priscila fala abertamente sobre seu gênero e não é vítima de preconceito por parte dos alunos da escola. No entanto, usa de certo didatismo para falar sobre preconceito com o amigo e seu aluno Leandro, quando o aspirante a dançarino reclama do bullying que sofreu dos colegas após se vestir de mulher para dançar em uma boate e por não ser homossexual.

"Lido com o preconceito de maneira sutil. Preconceito é ignorância. Quando a sociedade não entende uma coisa, ela quer repelir aquilo. Tanto que nós dizemos que as pessoas vivem à margem da sociedade, porque para a pessoa trans não é permitido amor, afeto e diversas coisas. Mas estamos mudando esse universo e essa realidade", reflete.

"Sei que tem leis que me defendem. Quando me sinto constrangida em algum ambiente eu procuro sempre me embasar em leis. Não grito e não faço escândalo. Mostro para a pessoa que ela está equivocada e tento inverter o papel, mostrar que sou um ser humano e que ela está tendo uma atitude ignorante. Na maioria das vezes saio bem-sucedida na modificação do indivíduo. Mas quando é uma pessoa muito ignorante eu não perco o meu tempo. Ou viro as costas e saio andando, ou filmo [o agressor] e processo", afirma.


Últimas de Malhação


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulos de 20 a 29 de outubro

Quarta, 20/10 (Capítulo 192)
Cobra vê Karina e Gael abraçados e fica feliz. Zé decide desistir de participar do Warriors para que Duca possa se inscrever. Gael fala para Karina que não deixará ela entrar no ringue para lutar no  ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou da escolha de Tadeu Schmidt para o BBB22?

Web Stories

+
Elenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na políticaApós derrota em eleição, Victor Pecoraro perde mais uma votação e deixa A Fazenda 13Deixaram saudade: Conheça cinco atores de O Clone que já morreram

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas