Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dramaturgia renovável

Babilônia recicla acidente de carro exibido por novela das nove em 2011

Reprodução/TV Globo

Citroën Picasso capota e solta fogo em cena de Babilônia reciclada de Insensato Coração (2011) - Reprodução/TV Globo

Citroën Picasso capota e solta fogo em cena de Babilônia reciclada de Insensato Coração (2011)

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 13/5/2015 - 16h37

A Globo reciclou um acidente de carro da novela Insensato Coração, de 2011, em uma cena do capítulo de ontem (12) de Babilônia. Para ilustrar uma lembrança de Carlos Alberto (Marcos Pasquim), foram usadas imagens de um automóvel capotando. A sequência foi a mesma do fim trágico da personagem de Ana Beatriz Nogueira (Clarice) na trama de 2011, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, também autores de Babilônia.

As imagens foram reeditadas seguindo o padrão dos flashbacks de Babilônia. Mesmo assim, telespectadores perceberam o reuso. Na cena, uma Citröen Picasso, placas KWU-2330, bate em carro acidentado em uma estrada e capota. Uma bola de fogo sai do veículo quando ele gira no ar, mas não há incêndio. O rosto de Ana Beatriz Nogueira aparece rapidamente na sequência de Babilônia.

Na cena de ontem, Carlos Alberto lembra como a mulher morreu em um acidente de carro que ele dirigia. A imagem faz parte de um pacote de mudanças para reduzir a rejeição a Babilônia, que registra a pior média de uma novela das nove e terá sua duração encurtada em três semanas. 

O acidente serviu para justificar a mudança na orientação sexual de Carlos Alberto, que seria um homossexual enrustido e teria um romance com Ivan (Marcello Melo). Agora heterossexual, o personagem justifica sua repulsa a mulheres com o trauma de ter provocado a morte da própria companheira.

Citroën Picasso em cena de Insensato Coração (à esquerda) e em Babilônia, no capítulo de terça (12)

Diante da correria nos bastidores, devido às mudanças nos capítulos da novela, os próprios autores sugeriram a reciclagem. "Edição: utilizar imagem de arquivo de acidente de carro genérico de novela, pode ser de Clarice [Ana Beatriz Nogueira] em Insensato Coração, com o tratamento estético desta novela. Fim do insert. Volta para Carlos, em pânico", orientava o roteiro do capítulo de terça-feira.

A reciclagem repercutiu nas redes sociais. "Nem lembraram de apagar o frame que aparece a cara de Ana Beatriz Nogueira", escreveu no Twitter Diogo Cavalcante. Detalhes do rosto dos rostos da atriz e de Marcos Pasquim foram inseridos na edição da cena. Ana Beatriz, neste caso, virou a mulher de Carlos Alberto. Não foi um lapso.

Outro internauta aproveitou a cena para fazer piada com a mudança na história do personagem de Pasquim. "Carlos Alberto é o primeiro gay 'viúva Porcina': Foi sem nunca ter sido", referindo se à personagem de Regina Duarte em Roque Santeiro (1985).


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.