Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DECISÃO JUDICIAL

Censura: Justiça proíbe Globo de mostrar Linha Direta sobre caso Henry Borel

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Pedro Bial no Linha Direta

Pedro Bial no Linha Direta: Justiça concede liminar e faz censura prévia contra programa da Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/5/2023 - 11h59

A defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proíbe a Globo de exibir uma edição do Linha Direta que estava programada para ir ao ar nesta quinta (18). O programa abordaria o assassinato do menino Henry Borel, de 4 anos, em 2021. Jairinho é acusado de ter matado o garoto, e a mãe de Henry, Monique Medeiros, foi denunciada como cúmplice.

A informação foi publicada inicialmente pela jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. O Notícias da TV teve acesso à liminar, concedida pela própria juíza responsável pelo caso, Elizabeth Machado Louro. 

Na liminar, a juíza alega que a exibição do Linha Direta pode influenciar a opinião pública sobre o caso, que será submetido a júri popular. A data do julgamento ainda não foi definida. Para a magistrada, uma edição do programa mais tendenciosa contra Jairinho poderia influenciar a opinião de quem fosse escalado para votar na sentença.

"O processo ainda pende de julgamento, e a exibição em canal aberto e por emissora de grande alcance não parece servir aos propósitos informativos que possam ser alegados", afirmou a magistrada. "O réu deverá ser julgado por um corpo de juízes leigos, e tal exposição poderá colocar em risco a imparcialidade dos julgadores", concluiu a juíza na decisão.

A decisão chama a atenção porque o caso não está sob segredo de Justiça, e liminares para impedir a exibição de reportagens sobre a investigação jamais foram concedidas anteriormente. O Notícias da TV apurou que a Globo já recorreu da decisão e que, por enquanto, suspendeu as chamadas do Linha Direta na programação.

Nos bastidores, a decisão contra a Globo é vista como censura prévia, algo considerado inconstitucional e que já foi derrubado em entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), além de ser proibido pela constituição federal de 1988. Procurada, a Globo afirmou que não comenta casos que estão na Justiça.

Além dos acusados e seus advogados, o programa entrevistou o pai de Henry Borel, Leniel Borel. Em sua conta no Instagram, na última terça (16), ele agradeceu à produção pelo interesse no caso.

"É muito difícil, como pai, ter que lutar todo dia para provar o óbvio. Gratidão eterna à imprensa brasileira, que nos ajuda pedindo justiça na proporção da brutalidade, da monstruosidade que aqueles dois cometeram", disse ele.

O Linha Direta voltou ao ar no início deste mês nas noites de quinta-feira, após 16 anos fora da programação da Globo. Nos dois primeiros episódios, o programa teve grande repercussão ao mostrar crimes famosos no Brasil: o caso Eloá (2008) e a barbárie de Queimadas (2012). Outros sete episódios ainda serão mostrados nesta temporada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.