CAMPANHA

As Aventuras de Poliana aborda bullying e cria 'esquadrão do amor' na escola

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Elenco de As Aventuras de Poliana como 'Esquadrão antibullying' da Escola Ruth Goulart - LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Elenco de As Aventuras de Poliana como 'Esquadrão antibullying' da Escola Ruth Goulart

KELLY MIYASHIRO - Publicado em 23/07/2019, às 04h49

Em As Aventuras de Poliana, os alunos Hugo (Henry Fiuka) e Eric (Lucas Burgatti) praticam bullying com dois alvos: Bento (Davi Campolongo) e Luigi (Enzo Krieger). Após ver os dois valentões trancarem seu "sobrinho" em uma sala escura, a diretora Ruth (Myriam Rios) quase expulsou os garotos da escola. Já Luigi (Enzo Krieger) sofrerá diversos ataques, o que acarretará na criação do Esquadrão do Amor.

As cenas da campanha antibullying vão ao ar nas próximas semanas, sem data confirmada. Com apresentações de teatro, dança e música, a novela incentivará o respeito ao próximo, o perdão, e a compaixão através de canções.

Os alunos Poliana (Sophia Valverde), Kessya (Duda Pimenta), João (Igor Jansen) e Jeferson (Vitor Britto) começarão um movimento de repúdio à prática do bullying, ao lado de Bento e Luigi. O Esquadrão vai sugerir iniciativas para o grêmio estudantil e para a diretoria da escola, que acabam abraçando a causa.

Em entrevista ao Notícias da TV, o ator Henry Fiuka, que interpreta o valentão Hugo, revelou que já sofreu bullying na vida real. "Meus colegas de escola achavam que tudo era mais fácil pra mim por estar na televisão", diz o adolescente de 16 anos. Aos "vilões", Fiuka pede que eles se coloquem nos lugares da vítima. "Reflitam sobre o que a dor que vocês causam", completou o ator.

Na pele do valentão Eric, Lucas Burgatti tem esperança de que ele se regenere. "Se ele não for expulso mesmo da escola, com certeza ele vai repensar nas próprias atitudes", fala o melhor amigo de Sophia Valverde fora da TV.

"Às vezes eu sinto uma dor no coração ao gravar as cenas em que o personagem faz bullying, e até converso com os atores que vão 'sofrer comigo' pra avisar que é só pelo personagem e que eu não sou assim", ressalta Burgatti.

Enzo Krieger avalia que viver uma vítima de bullying na televisão é muito triste, mas que pelo menos é uma forma de tentar ajudar o público que assiste à novela. "Eu sinto os medos e a solidão do Luigi, mas vejo que também posso falar para as pessoas que sofrem com isso que é possível sair dessa situação", conta Krieger. O intérprete do aluno cabeludo adianta que torce para que Luigi vire o jogo.

Diferente do colega Luigi, o personagem Bento não esconde que sofre nas mãos dos agressores. "Eu gosto quando ele [o personagem] vai lá e conta pra tia dele, fala tudo, sem medo", diz Davi Campolongo. O ator ainda pontua que é horrível saber que essa maldade ainda exista na realidade e reforça que o sobrinho da diretora vai dar a volta por cima.

Autora gosta do tema 

A autora Iris Abravanel já abordou o bullying em outras novelas do SBT. Em Carrossel (2012), Cirilo, interpretado por Jean Paulo Campos, sofria por ser negro e pobre. O personagem era regularmente humilhado por Maria Joaquina (Larissa Manoela). Em um capítulo, a personagem de Larissa foi repreendida por Valéria (Maisa Silva), que saiu em defesa de Cirilo.

No remake de Chiquititas, exibido em 2013, o bullying foi retratado nas meninas órfãs. "Precisamos ensinar as crianças a conviver com as diferenças. E elas pecisam saber que existe, infelizmente, essa diferença", disse a autora em uma coletiva de imprensa, na época do lançamento da novela. 

Últimas de As Aventuras de Poliana

Resumos semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 22 a 25 de outubro

Terça, 22/10 (Capítulo 375)
Roger tenta descobrir a senha de acesso do computador de Pendleton. Arlete diz a Verônica que não confia totalmente em Débora. Luca sugere ao grêmio que seja criado um podcast da escola Ruth Goulart. Vini ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Com quem Maria da Paz deve ficar em A Dona do Pedaço?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook