CAMPANHA

As Aventuras de Poliana aborda bullying e cria 'esquadrão do amor' na escola

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Elenco de As Aventuras de Poliana como 'Esquadrão antibullying' da Escola Ruth Goulart - LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Elenco de As Aventuras de Poliana como 'Esquadrão antibullying' da Escola Ruth Goulart

KELLY MIYASHIRO - Publicado em 23/07/2019, às 04h49

Em As Aventuras de Poliana, os alunos Hugo (Henry Fiuka) e Eric (Lucas Burgatti) praticam bullying com dois alvos: Bento (Davi Campolongo) e Luigi (Enzo Krieger). Após ver os dois valentões trancarem seu "sobrinho" em uma sala escura, a diretora Ruth (Myriam Rios) quase expulsou os garotos da escola. Já Luigi (Enzo Krieger) sofrerá diversos ataques, o que acarretará na criação do Esquadrão do Amor.

As cenas da campanha antibullying vão ao ar nas próximas semanas, sem data confirmada. Com apresentações de teatro, dança e música, a novela incentivará o respeito ao próximo, o perdão, e a compaixão através de canções.

Os alunos Poliana (Sophia Valverde), Kessya (Duda Pimenta), João (Igor Jansen) e Jeferson (Vitor Britto) começarão um movimento de repúdio à prática do bullying, ao lado de Bento e Luigi. O Esquadrão vai sugerir iniciativas para o grêmio estudantil e para a diretoria da escola, que acabam abraçando a causa.

Em entrevista ao Notícias da TV, o ator Henry Fiuka, que interpreta o valentão Hugo, revelou que já sofreu bullying na vida real. "Meus colegas de escola achavam que tudo era mais fácil pra mim por estar na televisão", diz o adolescente de 16 anos. Aos "vilões", Fiuka pede que eles se coloquem nos lugares da vítima. "Reflitam sobre o que a dor que vocês causam", completou o ator.

Na pele do valentão Eric, Lucas Burgatti tem esperança de que ele se regenere. "Se ele não for expulso mesmo da escola, com certeza ele vai repensar nas próprias atitudes", fala o melhor amigo de Sophia Valverde fora da TV.

"Às vezes eu sinto uma dor no coração ao gravar as cenas em que o personagem faz bullying, e até converso com os atores que vão 'sofrer comigo' pra avisar que é só pelo personagem e que eu não sou assim", ressalta Burgatti.

Enzo Krieger avalia que viver uma vítima de bullying na televisão é muito triste, mas que pelo menos é uma forma de tentar ajudar o público que assiste à novela. "Eu sinto os medos e a solidão do Luigi, mas vejo que também posso falar para as pessoas que sofrem com isso que é possível sair dessa situação", conta Krieger. O intérprete do aluno cabeludo adianta que torce para que Luigi vire o jogo.

Diferente do colega Luigi, o personagem Bento não esconde que sofre nas mãos dos agressores. "Eu gosto quando ele [o personagem] vai lá e conta pra tia dele, fala tudo, sem medo", diz Davi Campolongo. O ator ainda pontua que é horrível saber que essa maldade ainda exista na realidade e reforça que o sobrinho da diretora vai dar a volta por cima.

Autora gosta do tema 

A autora Iris Abravanel já abordou o bullying em outras novelas do SBT. Em Carrossel (2012), Cirilo, interpretado por Jean Paulo Campos, sofria por ser negro e pobre. O personagem era regularmente humilhado por Maria Joaquina (Larissa Manoela). Em um capítulo, a personagem de Larissa foi repreendida por Valéria (Maisa Silva), que saiu em defesa de Cirilo.

No remake de Chiquititas, exibido em 2013, o bullying foi retratado nas meninas órfãs. "Precisamos ensinar as crianças a conviver com as diferenças. E elas pecisam saber que existe, infelizmente, essa diferença", disse a autora em uma coletiva de imprensa, na época do lançamento da novela. 

Últimas de As Aventuras de Poliana

Resumos semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 19 a 30/8

Segunda, 19/8 (Capítulo 329)
Yasmin, Leticia e Hugo fazem a prova de recuperação. Raquel devolve a HQ em péssimo estado para Lorena. Verônica, Arlete e Gleyce fazem uma proposta de parceria entre o Ruth Goulart e o CLP. Débora ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou da escolha de Maju Coutinho para o Jornal Hoje?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook