Planejamento

Autores da Globo escrevem 20 novelas; sabia quais vão estrear até 2018

Sérgio Zalis/TV Globo

Rodrigo Santoro, estrela da primeira fase de Velho Chico, em gravação no Nordeste - Sérgio Zalis/TV Globo

Rodrigo Santoro, estrela da primeira fase de Velho Chico, em gravação no Nordeste

DANIEL CASTRO - Publicado em 10/02/2016, às 08h04

A Globo tem atualmente 20 novelas sendo preparadas ou escritas, incluindo as quatro que estão no ar. Somente na faixa das 19h, há seis sinopses aprovadas com estreias agendadas até o início de 2018. A fila dos autores das 21h também já está definida até o final do ano que vem. Há ainda uma novela das 23h em gravação (Liberdade, Liberdade) e duas minisséries para essa faixa em fase de roteirização. E Cao Hamburger, diretor de cinema e do festejado Castelo Rá-Tim-Bum, prepara uma nova temporada de Malhação, para estrear no início de 2017.

No horário mais nobre, o das 21h, já estão programadas as estreias de Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa (com texto de Edmara e Bruno Barbosa), no dia 14 de março, e de Sagrada Família, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, em 3 de outubro. Depois virão À Flor da Pele, de Glória Perez, em abril ou maio de 2017, e a estreia no horário de Thelma Guedes e Duca Rachid, que se consagraram como autoras de novelas das seis.

Para a faixa das 19h30, o diretor de Dramaturgia Diária, Silvio de Abreu, acaba de aprovar uma sinopse de Antônio Calmon e Guilherme Vasconcelos. Prevista para estrear daqui a dois anos, no primeiro semestre de 2018, Barba Azul marcará a volta de Calmon às novelas após dez anos. A última produção diária do autor de Vamp (1991) foi Três Irmãs, em 2008; depois, ele escreveu a série Na Forma da Lei, em 2010.

Calmon encerrará um ciclo que começa em maio com Haja Coração, uma releitura de Sassaricando (1987) por Daniel Ortiz. Na sequência, virão duas novelas de estrantres: Sonha Comigo, de Maria Helena Nascimento (com supervisão de Ricardo Linhares e direção de Dennis Carvalho), em outubro, e Pega Ladrão, de Claudia Souto, com direção de Jorge Fernando, no primeiro semestre de 2017. Autor de Boogie Oogie (2014), Rui Vilhena fará sua primeira novela das sete no segundo semestre do ano que vem, com o título provisório de Fora de Órbita. Será substituído por Calmon.

Na faixa das 18h, a atual Eta Mundo Bom! ficará no ar até setembro. Dará lugar a Sol Nascente (o nome vai mudar), de Walther Negrão. No segundo semestre do ano que vem, a Globo promoverá a estreia de um novo autor de novelas, o veterano escritor Rubem Fonseca, de 90 anos. Amor e Morte, na verdade, deverá ter a maior parte dos capítulos escritos pela filha de Fonseca, a roteirista Bia Corrêa do Lago (que também estreará como autora).

No horário das 23h, entra no ar em abril Liberdade, Liberdade, sinopse de Márcia Prates que está sendo executada por Mário Teixeira. No segundo semestre, virá uma mininovela (ou minissérie), Justiça, de Manuela Dias, que adaptou Ligações Perigosas, exibida em janeiro. O formato voltará em 2017. A Globo acaba de aprovar a sinopse de Onde Está Meu Coração, minissérie de 12 capítulos de George Moura e Sergio Goldenberg. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Como você acha que Rick vai sair de Walking Dead?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook