Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

WALCYR CARRASCO

Autor incendeia Terra e Paixão com morte de Daniel, mas nega pressão por ibope

VICTOR POLLAK/TV GLOBO

Walcyr Carrasco posa com braços cruzados em fundo neutro em foto de divulgação d Globo

Walcyr Carrasco é o autor de Terra e Paixão: ele afirma que não faz mudanças para subir audiência

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2023 - 12h53

Autor da novela das nove da Globo, Walcyr Carrasco foi contraditório ao alegar que a morte de Daniel (Johnny Massaro) não foi antecipada em Terra e Paixão. Prevista na sinopse, a tragédia era cogitada nos bastidores para ir ao ar perto do capítulo 100. Mas o acidente e o drama que culminarão no óbito do advogado já vão ao ar no capítulo 52, na próxima quinta (6). Ele também negou que faça mudanças em suas histórias para levantar a audiência.

"A morte de Daniel não foi antecipada. Mas, se você olhar sinopses de minhas outras novelas, verá que sou um autor apressado, que não consegue segurar trama. Tudo acontece antes do previsto inicialmente. Com Daniel não foi diferente", disse o escritor à coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo.

O novelista costuma criar reviravoltas sempre quando seus folhetins se aproximam do centésimo episódio, como aconteceu em O Outro Lado do Paraíso (2017), com Renato (Rafael Cardoso) se revelando vilão, e em A Dona do Pedaço (2019), com a entrada de uma personagem que seria a verdadeira filha de Maria da Paz (Juliana Paes).

No ar desde 8 de maio, Terra e Paixão não levantou o ibope do horário nobre da emissora como se esperava. Patina bastante, mas já tem alguns recordes que sinalizam uma melhor audiência do que sua antecessora, Travessia. 

"O autor sabe da importância da audiência, mas não pode escrever pensando em números e sim nas exigências da trama, nas viradas que são comuns na minha obra, no encantamento. Nunca faço mudanças para alavancar os índices, e sim em função do meu entusiasmo pela trama. Eu não sou um executivo, preocupado somente com números, mas um autor que quer contar uma boa história", disse Carrasco.

Ele também afirmou na entrevista publicada nesta quinta (29) que não acompanha a repercussão da novela nas redes sociais e se negou a falar sobre os resultados da pesquisa feita com grupos de discussão porque o estudo pertence à Globo. "Não me sinto confortável de divulgar. Só posso dizer que saí muito feliz com os resultados."

Com capítulos maiores do que o horário permite, a trama tem feito manobras nas edições. O capítulo da morte, por exemplo, é o 50 escrito originalmente pelo autor, no entanto, com alguns blocos sendo arrastados para dias posteriores, atualmente a trama já tem dois capítulos a mais graças aos ajustes de programação. 

Nesta semana, porém, o compasso foi acertado. O Notícias da TV teve acesso aos capítulos e pode adiantar que a trama vai jogar os principais segredos previstos na sinopse nos próximos sete capítulos. A morte de Daniel é o ápice desse avanço na saga rural. 

Na próxima semana, Caio (Cauã Reymond) vai descobrir que foi traído por Daniel. Ele já terá contado ao irmão sobre sua paixão por Aline (Barbara Reis), mas o advogado não revelará seu caso com a professora. A trama pegará fogo justamente aí. 

O personagem vivido por Cauã Reymond vai jogar dois segredos na roda: Irene (Gloria Pires) foi prostituta e Daniel é fruto do relacionamento dela com Ademir (Charles Fricks), irmão de Antônio (Tony Ramos), que também nunca soube que estava criando o filho de outro homem como seu.

Terra e Paixão é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro do ano que vem, quando deve ser substituída pelo remake de Renascer (1993).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.