Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELIZABETH SAVALA

Atriz perdeu peso e fez maratona para novela da Globo: 'Sofri muito de fome'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Elizabeth Savala em cena como a bailarina Carina na novela Pai Herói (1979)

Elizabeth Savala como a bailarina Carina na novela Pai Herói (1979); atriz precisou emagrecer

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 29/1/2023 - 8h25

Há exatos 44 anos, a novela Pai Herói (1979) estreava na faixa das oito da Globo. A trama de Janete Clair (1925-1983) conquistou o público com o casal André Cajarana (Tony Ramos) e Carina Brandão (Elizabeth Savala). Mas a atriz precisou de muita dedicação para interpretar a bailarina na história.

Além de fazer uma maratona de aulas de dança, a artista emagreceu demais e chegou a pesar apenas 48 quilos. Por isso, definiu o papel como o mais sofrido da carreira: "Uma bailarina que sofre um acidente. Eu também sofri muito... De fome! Passei oito meses de regime, sob a vigilância de uma coreógrafa russa".

Elizabeth aprendeu os passos clássicos de balé com a professora Eugênia Feodorova (1923-2007). "Em Pai Herói o [diretor Walter] Avancini [1935-2001]me liga e diz: 'Savala, você vai fazer uma bailarina. Mas não é uma bailarina qualquer, é a primeira bailarina do American Ballet Theather'. Eugenia Feodorova me dava oito horas de aula de dança por dia", contou a intérprete em depoimento ao site Memória Globo.

Eu tomava leite desnatado em pó e comia maçã para chegar no peso de uma bailarina. Em um mês, ela me colocou na ponta. Anne Bancroft [1931-2005] para fazer o filme The Turning Point [1977] ficou seis meses para fazer uma barra. Eu em um mês estava na ponta sem nunca ter feito balé na minha vida, nunca tinha posto uma sapatilha.

Mocinha sofrida

Carina se apaixonou por um bailarino do Theatro Municipal e engravidou, mas o namoro não foi aceito pela família. Para não manchar seu nome e a carreira, ela pediu para a tia Irene, papel de Yara Lins (1929-2004), criar sua filha, Ângela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia).

Depois de uma temporada de estudos nos Estados Unidos, Carina foi pedida em casamento pelo tio, César, vivido por Carlos Zara (1930-2002). A mocinha contou para ele que tinha tido uma filha apenas depois da cerimônia, e o rapaz aceitou registrar Ângela como sua herdeira.

A relação entrou em crise quando César proibiu Carina de voltar a dançar. Além disso, a jovem descobriu uma traição do marido e percebeu que ele só estava interessado em seu dinheiro e numa posição nas empresas do Grupo Limeira Brandão.

Após uma briga, a bailarina acabou conhecendo André na cidade de Paço Alegre. Mas um acidente mudou drasticamente a vida da mocinha.

Em uma viagem à fazenda de dona Januária, papel de Lélia Abramo (1911-2004), para visitar Ângela, César obrigou Carina a entrar no carro e discutiu com a mulher. Nervosa, a dançarina se jogou do veículo em movimento e sofreu uma grave fratura na perna, o que a impediu de voltar aos palcos.

Após muitas tramoias, Carina reencontrou André --e a popularidade do casal surpreendeu até Janete Clair. Em declaração à revista Amiga, a autora revelou que acabou mudando os rumos da novela para agradar o público:

Fiz Pai Herói para André terminar com Ana Preta [Glória Menezes]... Mas o público tomou-se de encantos por Carina, pediu tanto, escreveu tanto que eu tive que uni-los. Confesso que só mudei o final, pela primeira vez, atendendo ao público.

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.