LINA MELLO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Lina Mello em cena como Zilpa em Gênesis, da Record; atriz revela preparação para novela
Intérprete de Zilpa em Gênesis, Lina Mello fez uma verdadeira imersão nos estudos da época retratada na trama, por volta de 1700 a.C. A atriz de 32 anos, que dá vida a uma serva na novela bíblica da Record, teve aulas até da gastronomia histórica. O resultado disso foi que ela mesma se fez de cobaia para testar receitas rústicas da tradição judaico-cristã.
"Fiz um dia de culinária em casa à la 1.700 a.C. Eles reaproveitavam tudo. Fiz temperos com casca de cebola e pães (risos). Foi divertido", conta a artista.
"A primeira coisa que fiz foi estudar a época, os costumes e a cultura para me situar melhor. Li o resumo de Gênesis para entender a linha cronológica das histórias. Só depois mergulhei no roteiro da novela em si. Li inteiro", completa em entrevista ao Notícias da TV.
Na trama de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro, Lina vive a melhor amiga de Lia (Michelle Batista). Zilpa é uma serva simples e sincera, filha de Yarin (Andrea Avancini).
Na atual fase, a jovem inicia um romance com Éder (César Cardadeiro). Mas o filho de Salma (Suzana Alves) morrerá no lugar de Jacó (Miguel Coelho) em mais um atentado armado por Esaú (Cirillo Luna). Os capítulos atuais trazem muito drama para a intérprete, que se preparou com afinco para os momentos de tensão do trabalho.
"Para entender a Zilpa, fui para um processo sensorial que me ajuda muito em todos os meus personagens. Meu processo de construção sensorial começa com cores, cheiro, textura e música. Experimento ela [Zilpa] em contextos diferentes, fazendo coisas cotidianas, escrevendo uma carta, tento ser ela um pouquinho para entendê-la em situações diversas", narra.
"É a minha primeira novela, mas acredito que todo projeto de época traz uma bagagem cultural e histórica. Existe uma responsabilidade maior em representar o mais próximo possível de uma história que já existiu. Sendo bíblico, ainda mais, porque estamos lidando com uma crença e uma interpretação de um livro muito importante para muitas pessoas, que é a Bíblia", considera.
reprodução/record
Michelle Batista (Lia) e Lina (Zilpa) em Gênesis
Nesta semana, Zilpa se verá "viúva" e com o sonho de ter um filho despedaçado com a morte do prometido. Triste, se dedicará a cuidar de Lia, novamente grávida de Jacó. Nesse enredo, a serviçal acabará atendendo a um pedido da amiga.
A filha de Labão (Heitor Martinez) temerá perder o parceiro mesmo já tendo dado à luz filhos para o marido e implorará para que Zilpa a ajude e também se deite com o protagonista. Contrariado, o sobrinho de Ismael (Anselmo Vasconcellos) aceitará o desejo da primeira mulher e fará sua vontade. Assim, a personagem vivida por Lina se tornará concubina de Jacó, engravidará duas vezes e terá Gade e Aser.
Para a atriz, as múltiplas relações do folhetim são bem claras na narrativa bíblica. "Acredito que o público esteja interiorizado de que estamos interpretando personagens situados em uma época que os costumes eram muito diferentes dos de hoje em dia. Estamos falando de 1.700 a.c e não de uma hóstia contemporânea. Confio na estrutura do autor em deixar tudo bem explicadinho", analisa.
"Lia não só permitirá, como irá solicitar [o concubinato] a Zilpa que, por sua vez, reluta em aceitar de início. Mas ela entende os temores da melhor amiga em perder o marido e, por amor, gera dois filhos para ela. Zilpa faz um gesto de amor a Lia. Era costume da época. E todas as quatro mulheres de Jacó cuidam de todos os filhos juntas", adianta.
Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sexta --Jacó. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.
Veja vídeos de Lina Mello em Gênesis:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro
Segunda, 22/11 (Capítulo 220)
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.