Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JULIANA ALVES

Atriz alfineta Chocolate com Pimenta por omissão de cultura negra: 'Foi negado'

JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Juliana Alves usa um vestido laranja de animal print e sorri para a câmera; o cabelo está trançado

Juliana Alves em foto no Instagram; ela refletiu sobre a abordagem da negritude durante carreira

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 10/3/2023 - 12h22
Atualizado em 10/3/2023 - 12h41

Prestes a viver Wanda em Amor Perfeito, Juliana Alves fez uma crítica a Chocolate com Pimenta (2003), novela que marcou sua estreia como atriz na TV. Ela destacou que tramas de época --inclusive a obra de Walcyr Carrasco-- omitiam determinadas camadas da sociedade e se negavam a dar espaço à cultura negra. Segundo Juliana, Amor Perfeito "não se nega a mostrar um Brasil que nos foi negado em outras novelas".

A personagem dela na novela que substituirá Mar do Sertão é uma mulher empreendedora, que usa símbolos da negritude com orgulho (como o cabelo crespo). Ela ressaltou a abordagem do folhetim durante apresentação de Amor Perfeito para a imprensa, realizada na manhã desta sexta (20).

Eu não tenho a bagagem de alguns colegas daqui, mas tenho um tempo de carreira, e posso dizer que é uma novela de época completamente diferente do que já foi visto. É uma novela que não se nega a mostrar um Brasil que nos foi negado em outras novelas de época. Novelas de sucesso, novelas boas.

Juliana citou Chocolate com Pimenta como exemplo. Aproveitou para chamar Mariana Ximenes, que também estava presente na coletiva --ela interpretará a vilã GIlda na trama--, de "companheira de novelas da época". Depois, continuou a argumentar sobre a falta de visibilidade negra nos folhetim. Por isso, Wanda é uma personagem tão importante para a atriz: 

"Ela é empreendedora, dona de seu negócio, na alta sociedade, transitando aí, né... E ver expressado culturalmente esse afeto preto, essa cultura negra. Visualmente, também. É muito importante para a gente ter acesso a isso a partir de uma novela", afirmou.

A estética da personagem também caminha nesse sentido --uma ideia defendida pelo autor Elísio Lopes Jr., que assina a novela ao lado de Duca Rachid e Julio Fischer. O trio buscou inserir momentos de "ruptura" dentro de uma trama aparentemente tradicional (a busca de uma mocinha injustiçada por seu filho perdido).

Um exemplo é o penteado de Wanda, que até já foi alvo de comentários nas rede sociais: "Eu já recebi uma mensagem no meu Instagram de 'ah, mas esse cabelo não é de época'. Eu falei: 'É isso'", disse a atriz, rindo.

O penteado é de época, sim, mas a novela também se permite fazer algumas provocações. Quem assistir vai perceber que, dentro da história, existem muitas coisas que fazem a gente refletir e sair da caixinha. É muito legal que gente tenha essa diversidade de cabelos crespos, que é super possível pra época também. E a Wanda está lá, hackeando esse sistema.

Amor Perfeito estreia no próximo dia 20, no lugar de Mar do Sertão. A trama será protagonizada por Camila Queiroz, Diogo Almeida e Levi Asaf.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Amor Perfeito e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.