Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RAFAEL SARAIVA

Ator pira com paixão platônica em No Rancho Fundo: 'Beber a Caridade'

BEATRIZ DAMY/TV GLOBO

Rafael Saraiva posa caracterizado como o poeta Guilherme Tell da novela das seis da Globo, No Rancho Fundo

Rafael Saraiva interpreta o poeta Guilherme Tell na novela das seis da Globo, No Rancho Fundo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 4/5/2024 - 18h00

Intérprete de Guilherme Tell em No Rancho Fundo, Rafael Saraiva avisa que seu personagem vai pirar de paixão. Após ser beijado por Caridade (Clara Moneke), o artista de rua vai parecer embriagado de tanto amor. "Ele se apaixona perdidamente. Tudo passa a ser sobre ela na cabeça dele. Tudo que ele olha, o copo que ele bebe água vira a chance de beber a Caridade. Ele vive esse romance que é muito diferente, porque ela não entende nada, e ele é muito confuso", diz o ator de 23 anos.

Dessa relação inusitada, vão nascer cenas de um casal que não tem nada de clássico. "O personagem é muito doido, porque ele é um poeta e se comunica através da poesia. Os próprios personagens da novela muitas vezes não entendem ele. Nem ele se entende, então, ele é meio o doidinho da cidade", resume Saraiva.

Essa loucura é muito gostosa para ele interpretar. O ator afirma que se trata de um artista de rua que é carinhoso e romântico, com cenas divertidas e um texto sofisticado. "Eu cito poetas incríveis do Brasil, de Portugal... Eu descubro poetas com o Guilherme."

Saraiva não é um iniciante nas artes, mas está estreando na TV em No Rancho Fundo. Ele começou há 12 anos e trabalhou em diferentes peças de teatro. Além de atuar, é roteirista e integra a trupe do Porta dos Fundos. Na novela, ele mostrará mais a sua veia cômica.

"Ele é todo tímido, com dificuldade de se portar, ansioso, mas muito apaixonado e com vontade de viver. Acho essa contradição bonita e cheia de humor para explorar", comenta o ator. 

O intérprete revela que assistiu à novela Mar do Sertão (2022) para conhecer o universo criado pelo Mario Teixeira, já que No Rancho Fundo tem a mesma pegada. "Para o meu personagem, eu me inspirei bastante no Cyrano de Bergerac [peça sobre um poeta feio que encanta sua amada por meio das palavras] que também tem todo esse trabalho com a poesia e com a paixão platônica", conta.

O humorista revela que fez teste em outubro do ano passado. "Logo no fim do teste, o Allan [Fiterman, diretor] já indicou que tinha gostado bastante… Então, não fiquei tão nervoso, mas, quando tive a confirmação, me emocionei por estar vivendo algo que minhas memórias, minha família, o Brasil todo ama tanto, que são as novelas."

Para Saraiva, a grande diferença de atuar na televisão e no teatro é o tempo de espera entre uma cena e outra. "No teatro, a gente vai fazendo uma cena atrás da outra. Na televisão, a gente grava, espera... Então, acho que o músculo que você tem que trabalhar é diferente do músculo do ator de teatro."

Escrita por Mario Teixeira, No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão. A trama deve ser substituída por Tutti Frutti, novela de Alessandra Poggi que será protagonizada por Duda Santos.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11

Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.