Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EVANDRO MESQUITA

Ator desagradou autora de Mulheres de Areia e foi dispensado durante a novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Evandro Mesquita e Andréa Beltrão abraçados, sorrindo, em Mulheres de Areia (1993)

Evandro Mesquita e Andréa Beltrão em Mulheres de Areia (1993); ator foi dispensado da novela

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2023 - 6h30

Evandro Mesquita aparece nos primeiros capítulos de Mulheres de Areia (1993), novela que está de volta à Globo, mas ele não chega até o fim da novela. O desempenho do ator não agradou à autora, Ivani Ribeiro (1922-1995), e ela determinou que ele fosse dispensado da trama.

Mesquita foi escalado para Mulheres de Areia no papel de Joel, namorado de Tônia (Andrea Beltrão). Tratava-se de um personagem de caráter duvidoso, escuso, uma espécie de vilão secundário.

No entanto, o jeito dado por Mesquita ao personagem não ficou de acordo com o que Ivani esperava. O personagem tinha tom debochado, com algo de cômico, bem diferente do que a autora havia imaginado.

Assim, a solução encontrada foi simplesmente cortar Mesquita da novela. Ele trabalhou até o capítulo 65 e foi dispensado. Depois disso, Joel saiu da trama e um novo personagem entrou: Vitor (Oscar Magrini). Na história, ele era primo de Joel e voltava a Pontal d'Areia para cobrar uma dívida. Vitor havia sido o primeiro namorado de Tônia, e o retorno dele provocou um revival.

Em entrevista ao jornal O Globo em abril de 1993, Solange Castro Neves, colaboradora de Ivani Ribeiro, confirmou que o personagem de Mesquita havia saído de Mulheres de Areia por determinação da autora. O ator também deu seu depoimento sobre o caso, com direito a uma alfinetada para Ivani.

"Não fiquei chateado com esse episódio. Tenho confiança no meu trabalho e sei que o personagem estava fazendo sucesso porque o público me abordava nas ruas. Quando me deram o papel, me disseram que eu teria que fazer um tipo simplório e bronco. Ora, se a Ivani queria um cara mais velho, que chamasse o Cid Moreira", disse ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.