Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A CAVERNA ENCANTADA

Após realities na Record e Globo, Kwai investe em novelinha do SBT

FOTOS: LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Thay Bergamim usa uma blusa laranja e um avental azul; ela está apoiada sobre uma mesa, encara a câmera e dá um leve sorriso. Ao fundo, é possível ver o logo "Bolhas & Bolhas"

Betina (Thay Bergamim) em A Caverna Encantada; núcleo dela comandará parceria com Kwai

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 26/7/2024 - 15h38
Atualizado em 26/7/2024 - 15h38

A plataforma Kwai será uma das parceiras comerciais de A Caverna Encantada, novelinha do SBT que estreia na próxima segunda (29). A empresa de vídeos curtos, que já investiu no reality A Fazenda 15, da Record, e no BBB 24, da Globo, usará a aliança como parte de sua estratégia para expandir seu protagonismo nas redes sociais dos brasileiros.

A ideia é bater de frente com outras redes sociais, como o Instagram, o YouTube e, principalmente, o TikTok. Ou, como define a comunicação do SBT, "fortalecer a posição [do Kwai] como uma plataforma dinâmica e relevante no cenário de conteúdo digital". 

A emissora de Silvio Santos, por sua vez, quer "reafirmar seu compromisso com a inovação e a adaptação às novas tendências do mercado audiovisual". Para isso, a novelinha vai "explorar novos formatos de conteúdo e engajamento, aproveitando as amplas possibilidades oferecidas pela plataforma".

De fato, o Kwai tem investido em novos modelos de consumo de conteúdo no Brasil. O país é um dos maiores mercados da empresa fora da China e se tornou um hub para investimentos em tecnologia. Dentre eles, um espaço inteiro para que os usuários e as produtoras disponibilizem mininovelas.

O próprio SBT já usou esse espaço antes para criar um spin-off de Poliana Moça (2022). A produção, cuja soma de episódios totalizou 40 minutos, contava a história de Guilherme (Lawran Couto), um dos personagens de As Aventuras de Poliana (2018) que não voltou para a continuação. A história era imersiva, e o público pôde decidir o final da expedição do protagonista em seu intercâmbio na Austrália.

Apesar de não trazer dados, o SBT afirmou que a parceria "conquistou uma base fiel de espectadores". Agora, a ideia é ampliar esse universo, "trazendo novas histórias, personagens e aventuras".

Ao Notícias da TV, a plataforma divulgou, em janeiro, que cerca de 20% dos investimentos que faziam em parcerias com criadores de conteúdo eram voltados justamente para o TeleKwai --o espaço para mininovelas.

"Temos uma rede gigantesca de produtores, tanto que criamos uma mininovela com a participação da Gaby Spanic, outra com a Gretchen. Produtoras como a Endemol Shine Brasil e o Porta dos Fundos integram essa rede, que também é uma oportunidade para as marcas se comunicarem de forma mais orgânica", afirmou Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

Só no ano passado, para além da parceria com realities, o Kwai investiu mais de R$ 250 milhões no programa de parceria com criadores de conteúdo no Brasil. "Se tem um ano que fizemos coisas e bombamos, foi esse. A parceria com a Record foi muito importante. Desenvolvemos um projeto robusto a quatro mãos, e a emissora entendeu que nossa ideia não é substituir o lugar da mídia tradicional", declarou ela, citando também a parceria com a CNN Brasil nas eleições de 2022.

Núcleo específico da novela

No caso de A Caverna Encantada, a parceria com o Kwai girará em torno do núcleo do pet shop Bolhas & Bolhas. Formado pelo veterinário César (Andrey Lopes) e por suas duas estagiárias, Betina (Thay Bergamim) e Cristina (Giulia Nassa), o núcleo é o mais "adolescente" da trama e pretende brincar com o atendimento dos animais para gerar conteúdo.

No evento de apresentação da novela à imprensa, na terça (23), os atores revelaram já ter atuado com um lagarto, um porco-espinho, uma arara e até um macaco --sem contar os vários gatos e cachorros.

As próprias assistentes personificam os pets domésticos. Betina é baseada no arquétipo do cachorro: empolgada, extrovertida e intensa. Cris, por sua vez, é uma felina: séria, debochada e cheia de "não me toques".

Cristina, César e Betina no pet shop Bolhas & Bolhas

Betina, César e Cristina: o núcleo do pet shop

Até a caracterização das personagens levou isso em consideração. É o que explica Giulia Nassa, intérprete da "mulher gato": "Em vez de sentar em uma cadeira, eu sento em cima da mesa do balcão. E ainda derrubo alguma coisinha de propósito! Quando a Betina fica feliz, ela dá uma abanadinha. Eu tenho as unhas compridas do gato, e ela, o olfato bom do cachorro", descreve.

Andrey Lopes, por sua vez, compara seu César com o doutor Dolittle (Eddie Murphy), do filme homônimo de 1998. "Ele conversa com os animais, faz uma terapia. Nosso pet shop tem de tudo! Se tiver um animalzinho, pode trazer para cá que eu dou um jeito. Borboleta, tiranossauro rex, o que tiver, a gente dá conta", brinca.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.