FÁTIMA PATRÍCIO
LÉO ROSÁRIO/TV GLOBO
A atriz Fátima Patrício interpreta dona Castorino em No Rancho Fundo, novela que termina no dia 1º
Fátima Patrício comoveu o público na pele de dona Castorina, a mãe sofrida de Blandina (Luisa Arraes) em No Rancho Fundo. A atriz de 64 anos conta que foi a primeira vez que ela assinou um contrato com a Globo para participar de uma novela do começo ao fim, depois de 32 anos fazendo pequenas participações ou trabalhando como elenco de apoio. Seu primeiro trabalho foi em Pedra Sobre Pedra (1992). "Foi uma surpresa maravilhosa e está abrindo portas", diz.
Pernambucana de Camaragibe, ela está no Rio de Janeiro há 39 anos. Trabalha com teatro, mas já fez várias outras atividades para se sustentar, porque nem sempre pôde depender da arte para sobreviver. Até tosar cachorro Fátima encarou para pagar seus boletos entre uma peça e outra.
"Olha, deixa eu te falar, eu tenho quase 40 novelas. Quase, não, 40 acho que é exagero, mas umas 30, que eu não contei a dedo, mas são muitas novelas que eu fiz participação. Só fui contratada em Velho Chico [2016], mas como elenco de apoio, e fiz uma participação muito boa como a traficante de bebês na novela Salve Jorge [2012]", conta a veterana.
Fátima é uma mulher que saiu de sua terra porque se apaixonou pela atuação. Fez uma peça com João Falcão, O Pequenino Grão de Areia, e soube que interpretar seria o seu ofício para a vida toda. Ela teve coragem de largar o emprego de digitadora no Serviço Federal de Processamento de Dados, trabalhando na Caixa Econômica Federal, para ir atrás do seu sonho no Rio.
"Tem até um programa no canal Futura sobre a minha vida, das pessoas que dão um bom jeitinho, o jeitinho brasileiro, para sobreviver e não largar a arte. Eu sobrevivia, né? Eu fazia isso e aquilo. Porque ganhar dinheiro com a arte, a gente sabe que não é fácil. Tem as fases das vacas gordas e das magras", comenta, aos risos.
"Como eu tinha largado a minha faculdade lá no Recife, eu fiz vestibular de novo aqui e ganhei uma bolsa na PUC [Pontifícia Universidade Católica] e fiz Letras. Aí, fiz licenciatura e puxei as cadeiras de Formação de Escritor. Dei muita aula, aula de Literatura, de Português para ensino fundamental. Como é que se diz? Fui sobrevivendo e fazendo teatro", orgulha-se.
Ela acredita que sua recente conquista tem a ver com uma oficina que fez na Globo no ano passado, chamada Mergulho na Cena. "Eles queriam nordestinos, estão atrás de pessoas para ter diversidade. Tinha gente mais velha e jovens, tinha gente do Brasil inteiro. Essa oficina era para poder criar um banco de dados. Tinha muitos negros, indígenas...", recorda-se Fátima.
Embora tenha cadastro no banco de talentos da Globo, foi logo depois da oficina que ela foi chamada para fazer a novela das seis. A atriz ainda gravou Guerreiros do Sol, trama inédita do Globoplay, que só vai estrear em abril do ano que vem. Na trama, ela interpreta Mirtes, empregada da personagem de Alinne Moraes, Jânia.
As gravações de No Rancho Fundo terminaram no último sábado (19). O último capítulo será exibido em 1º de novembro, com reprise no dia 2.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela No Rancho Fundo.
Escrita por Mario Teixeira, a novela No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão (2022). A trama será substituída no próximo dia 4 por Garota do Momento, novela de Alessandra Poggi protagonizada por Duda Santos e Pedro Novaes, que é ambientada no Rio de Janeiro de 1958.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.