'LUTE PELO BEBÊ'
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Graça (Nivea Stelmann) em cena de Chocolate com Pimenta; ela terá uma morte trágica no parto
Graça (Nivea Stelmann) viverá um longo processo de redenção antes de morrer em Chocolate com Pimenta. Assim que começar a sentir as dores do parto e perceber que há algo errado, ela conversará com Celina (Samara Felippo) e todas as outras pessoas quem prejudicou. A professora até atenderá a um pedido da irmã --lutar pelo bebê o quanto necessário--, mas isso lhe custará a vida na novela reapresentada pela Globo.
Em seus últimos suspiros, ela pedirá para a ex-mulher de Klaus, interpretado por Cláudio Corrêa e Castro (1928-2005), a cuidar de seu filho. Também abençoará o namoro da irmã com Guilherme (Rodrigo Faro), seu marido. Depois disso, morrerá de vez.
Mas não será uma passagem pacífica ou benevolente. Um grupo de sombras buscarão a alma da mulher, chiando, sibilando e se alimentando da dor dela. Uma benzedeira terá de ser chamada ao local, numa tentativa de aliviar o destino da megera. De fato, a mulher misteriosa conseguirá ajudar. As ervas usadas por ela, ao lado do arrependimento verdadeiro de Graça por seus pecados, permitirão que a mulher escolha entre a vida dela e do filho --em vez de os dois morrerem, como o doutor Paulo (Guilherme Piva) terá temido.
Ela escolherá o bebê e morrerá em relativa paz. Ao menos, deixará uma boa imagem dela para os inimigos. Ana chegará a presenteá-la como forma de aceitar seu pedido de desculpas. "Trouxe bombons. Eu mesma fiz. Agora estou cuidando da cozinha da fábrica", admitirá ela, poucas horas antes da morte de Graça.
A moribunda se esforçará para ser simpática. "Você na cozinha?", brincará ela. "É. Muitos funcionários saíram e temos muitas encomendas. Experimente, eu que vai gostar", vai assegurar a diretora da fábrica de chocolates --a essa altura da novela, ela já terá recuperado o direito a herança de Ludovico (Ary Fontoura).
"Aninha, não é nenhuma receita com pimenta não, né?", zombará Margot (Rosamaria Murtinho). "Claro que não. Graça, são bombons para te alegrar", argumentará a protagonista. Mas a doente começará a chorar. Nunca fui sua amiga, sempre fui amiga da Olga [Priscila Fantin]. Desde que caí de cama, ela não veio nem me visitar", reclamará.
Apesar das desavenças, Ana se esforçará para confortar a moça. "Graça, a Olga gosta muito de você. Se ela não veio, eu tenho certeza de que está ocupada", mentirá. Pouco depois da visita, contudo, ela encontrará Olga na rua e transmitirá o recado da grávida. "Não sou enfermeira para visitar doentes", retrucará a cobra.
A partir de então, ela sofrerá convulsões cada vez mais frequentes. Celina sempre estará ao lado dela, dando conforto. "Lute, lute, lute, minha irmã! Lute pelo seu filho!", entoará ela, cada vez que a situação ficar pior. Também será ela que a acalmará ao final de cada crise. "Seu filho está bem, Graça. Eu ouço o coraçãozinho dele bater. Fique tranquila".
Mas nada disso será o suficiente para manter a vida dela. Graça morrerá, e o filho será criado por Celina e Guilherme. Os dois se casarão no último capítulo do folhetim, e a irmã caçula cuidará do sobrinho como se fosse seu filho.
Chocolate com Pimenta foi ao ar originalmente em 2003 e já ganhou três reprises. A mais recente tinha sido em 2021, no canal Viva.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Chocolate com Pimenta e em outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.