Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CAIXA MISTERIOSA

Antes de morrer, Cândida deixa trunfo para Caio em Terra e Paixão: 'A prova está aqui'

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Susana Vieira sentada na cama, com expressão de choro e com uma caixa no colo em cena de Terra e Paixão

Cândida (Susana Vieira) em cena de Terra e Paixão; caixa da cafetina esconde segredo de vilã

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 30/5/2023 - 21h30

Cândida (Susana Vieira) pressentirá sua morte e tomará providências em Terra e Paixão. A cafetina dividirá seus bens entre os funcionários e ainda deixará uma caixa misteriosa para Caio (Cauã Reymond) contendo o grande segredo de Irene (Gloria Pires). Ela deixará ordens claras de que o protegido use o trunfo contra a madrasta. "Eu já te contei muita coisa. A prova está aqui", explicará a dona do bordel na novela das nove da Globo.

Em cenas que devem ir ao ar a partir desta quarta (31), a senhora pedirá que Ademir (Charles Fricks) seja testemunha dela num documento que deixará como testamento. "Eu quero deixar tudo para a minha funcionária, uma amiga que me acompanhou esses anos todos. A Luana [Valéria Barcellos]. Já me informei. Pela lei posso deixar o bar para qualquer pessoa. Mas, se eu não deixar por escrito, vai para essa sobrinha neta que nem conheço."

Depois, ela conversará com Rodrigo (Maicon Rodrigues). "Eu posso redigir o testamento, depois é só assinar. Tem muitas propriedades?", perguntará o advogado. "Só o bar e umas casinhas de aluguel. Propriedades, que conquistei com muito trabalho. Vou dividir cada coisinha. Nenhum funcionário meu ficará sem nada, até meus vestidos da época de ouro vão ter dona", dirá a cafetina.

O defensor dará um conselho: "Escreva aqui, nestas folhas, tudo que quer, como vai dividir. Comece escrevendo, eu, Cândida Ferreira, bote a data e faça a divisão... Óbvio que depois eu faço a redação final, ela assina e registro em cartório. Mas algum valor tem, pois é a vontade expressa, na letra dela".

Pouco depois, a mulher receberá a visita de Caio. O agricultor estranhará ao ver a confidente cercada por papéis. "Por que tá escrevendo tudo isso?", questionará. A senhora explicará que tem registrado suas decisões sobre a partilha dos bens antes da morte.

O que tem na caixa de Cândida?

A personagem de Susana Vieira avisará que tem algo para o primogênito dos La Selva. "Pegue aquela caixa, a que você resgatou da minha antiga casa. A chavinha tá na gaveta. É sua", afirmará ela. Mas o interiorano não vai querer ficar com o objeto, já que a amiga ainda estará viva.

Caixa com fotos em cima da cama

Caixa tem foto de Irene (Gloria Pires) jovem

"Precisa. Eu já te disse muita coisa, te contei muita coisa, mas sem provas, é só diz-que-diz-que. A prova está aqui. Abra a caixa", mandará ela. Caio quase cairá para trás ao pegar as fotos guardadas ali. Mas o autor Walcyr Carrasco orientou no roteiro aos quais o Notícias da TV teve acesso que o público não veja o conteúdo das imagens.

"Você tem inimigos, meu querido, mas com essas fotos, pode vencer quem quiser. Vencer a Irene. Ela é quem atiça seu pai contra você. Quer tudo para os filhos", disparará Cândida. "Eu não quero ficar com essas fotos. Seria terrível usar. Tenho que pensar no meu irmão. Seria muito doloroso pra ele", justificará o irmão de Daniel (Johnny Massaro).

"Guarde as fotos. Não use se não quiser, mas se for preciso... A gente nem sempre consegue andar em linha reta nessa vida", orientará a cafetina. "Vou guardar e esquecer que existem", rebaterá Caio.

Cândida morre antes de revelar segredo

Ao sentir que seus últimos momentos estão próximos, a dona do bar mandará chamar Antônio e pedirá para ficar a sós com o todo-poderoso. "Eu não podia partir sem falar com você. Sempre foi um amigo", falará a moribunda.

"Só não vá embora sem resolver um peso que tenho no coração. Minha primeira mulher, Agatha [Bianca Bin], era muito ligada a você", desabafará o vilão. "Eu preciso te dizer... Eu sei que você culpa o Caio pela morte da mãe", começará a dizer a cafetina, já bastante debilitada.

Antônio reafirmará que o primogênito assassinou a mulher no parto. "Não, há algo que você precisa saber. Agatha nunca poderia ter engravidado porque... Não há culpado pela morte da Agatha. Ela se arriscou, mas sabia que estava se arriscando...", balbuciará Cândida, com dificuldade.

No entanto, a senhora não terá tempo de concluir a frase. Ela terá um ataque de tosse e morrerá sufocada antes de expor que Agatha também é mãe de Jonatas (Paulo Lessa).

Susana Vieira deitada na cama e amparada por personagens da novela

Funcionários do bar chorarão a morte de Cândida

Saiba qual o segredo de Irene e Agatha

O segredo que servirá como trunfo para Caio é que Irene já foi prostituta e frequentou o bordel da fictícia Nova Primavera. Foi lá que ela conheceu Antônio e conseguiu subir de vida casando com o ricaço. A dondoca não quer que os filhos descubram seu passado para manter a imagem da respeitável "tradicional família brasileira" intacta.

Cândida não conseguirá contar ao todo-poderoso que Agatha tinha vivido um romance com Gentil (Flávio Bauraqui) antes de conhecê-lo. Ela engravidou e teve a ajuda da cafetina para esconder a gestação. Quando teve Jonatas, a moça foi informada de que correria risco de morte caso tivesse outro filho.

Entretanto, ao ficar grávida de Caio, Agatha decidiu levar a gestação até o fim. Quem contará a verdade ao fazendeiro vivido por Tony Ramos será o próprio Gentil, mas só na reta final da novela.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.