Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE PEITO ABERTO

Amor Perfeito: Carmo Dalla Vecchia admite vergonha em dar beijo gay diante de equipe

VINÍCIUS MOCHIZUKI/DIVULGAÇÃO

Retrato de Carmo Dalla Vecchia usando blusa polo bege com o rosto apoiado nas mãos

Carmo Dalla Vecchia vive o advogado Érico em Amor Perfeito: vergonha de cenas com outro homem

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 22/9/2023 - 7h00

Em meio à busca de Marê (Camila Queiroz) pelo filho perdido e suas inúmeras tentativas de se salvar das armações de Gilda (Mariana Ximenes), Amor Perfeito ficará marcada pela complexidade da trama envolvendo Érico (Carmo Dalla Vecchia). Advogado homossexual no início da novela, ele virou as costas para a protagonista porque foi chantageado pela vilã justamente por causa de seu romance com outro homem.

Porém, no decorrer da trama, Érico se envolveu com Verônica (Ana Cecília Costa) e se assumiu bissexual para a amada. Parte do público rejeitou não o romance, mas uma espécie de "cura gay" para o personagem. Quando o advogado e a secretária trocaram o primeiro beijo, uma outra demonstração de carinho entre mulheres tinha acabado de ser vetada em Vai na Fé.

O barulho nas redes sociais foi grande, mas Carmo Dalla Vecchia assegura que Érico não passou por nenhuma transformação em sua orientação sexual. O ator contou ao Notícias da TV que, desde antes de começar a gravar Amor Perfeito, já sabia que o personagem se envolveria com Verônica --algo que constava na sinopse escrita por Duca Rachid, Elísio Lopes Jr. e Júlio Fischer.

Casado com o autor João Emanuel Carneiro, com quem é pai de Pedro, de quatro anos, o artista considera Érico um marco na sua carreira justamente por retratar com seriedade uma relação homossexual. A boa fase fez ainda com que ele brincasse com o assunto em suas redes sociais para fazer a sociedade refletir sobre o tema de maneira orgânica e até divertida. A maturidade, no entanto, não foi suficiente para ele levar numa boa a gravação de cenas de carinho com outro homem:

Fico um pouco constrangido, diante de uma equipe técnica, me relacionando --mesmo que só com olhares-- com um homem. Acho que infelizmente sobrou em mim muito do preconceito que eu mesmo já sofri. Por conta disso, preciso me concentrar mais.

Leia abaixo a entrevista exclusiva com o ator da novela das seis da Globo:

Notícias da TV - Você já sabia que o Érico se interessaria por uma mulher em Amor Perfeito?
Carmo Dalla Vecchia - Em uma das primeiras cenas que gravei, no capítulo 5, ele já galanteava Verônica. Recebemos até o capítulo 63 antes de começarmos a gravar, e o romance já estava lá.

Notícias da TV - O que achou dessa mudança no perfil dele, uma vez que na sinopse falava-se muito de ele ser chantageado pela Gilda por ser gay?
Carmo Dalla Vecchia - Não acho que tenha mudado o perfil dele. Na oficina da novela, já tínhamos como consenso que o romance de Érico e Verônica existia e era verdadeiro. A paquera dos dois na narrativa é até anterior ao aparecimento do personagem Romeu [Domingos de Alcantara] nos capítulos da trama. Romeu aparece por acaso, para tocar no hotel onde Érico trabalhava. Um amor antigo que reaparece, e o romance dos dois é reavivado. A sedução com o personagem da Verônica já existia, e ele inclusive fala isso a Romeu nas cenas.

Notícias da TV - É um desafio a mais fazer um personagem que protagoniza uma trama complexa como essa?
Carmo Dalla Vecchia - Eu me envolvo com meus personagens e percorro um caminho afetivo muito forte com todas as parceiras durante o período que trabalhamos juntos em novelas. O meu desafio é falar de uma relação homossexual quando pouco se vê dela. Também fico um pouco constrangido, diante de uma equipe técnica me relacionando --mesmo que só com olhares-- com um homem. Acho que infelizmente sobrou em mim muito do preconceito que eu mesmo já sofri. Por conta disso, preciso me concentrar mais.

Notícias da TV - De onde acha que vem o amor de Érico pela Verônica? Acredita que seja de verdade?
Carmo Dalla Vecchia - Totalmente de verdade. Vem de um encontro de almas torturadas porque, apesar de terem preconceitos diversos, ambos passaram por fortes mazelas morais. Ele gosta também de rapazes, e ela foi amante do prefeito e tem um filho bastardo dele.

Notícias da TV -Parece que estamos vivendo uma onda de conservadorismo e retrocesso na Globo. O veto aos beijos gays em Vai na Fé são uma prova disso. Mas enquanto muitos telespectadores (os mais conservadores e radicais) aprovam esse tipo de atitude, a parcela mais jovem rechaça e faz barulho. Foi esse barulho, aliás, que fez com que a decisão do veto na trama das sete caísse por terra. Qual é a sua opinião sobre isso?
Carmo Dalla Vecchia - Para mim, é difícil demais me posicionar contra uma escolha de uma empresa maravilhosa da qual sou grato e que, eu, um homem gay, tenho a chance de ter uma vida digna, sendo ator em nosso país e tenho a chance de ter um filho e dar conforto a ele.

A verdade é que muitas pessoas da minha comunidade morrem por preconceito. Estamos falando de uma briga que envolve muitas pessoas assassinadas e que sofrem demais porque outras pessoas querem decidir o que os outros devem gostar. Se o caminho para melhorar isso é diminuir o preconceito, temos que pensar em tramas como essa que Amor Perfeito mostra com a história linda do Érico, Romeu e Verônica, que podem situar o bissexual e o gay do lado da justiça e do bem, em pleno horário das seis.

Temos que mostrar histórias que possam tocar o publico com o afeto de dois homens. Para isso acontecer, precisamos de espaço na trama e não só de gays engraçados e divertidos para poderem ser mais facilmente aceitos por uma maioria. Meu sonho seria ter um Brokeback Mountain numa novela. Acho que uma história bem construída tem o poder de fazer isso ser bem recebido.

Acho uma injustiça responsabilizarem o beijo de alguém da minha comunidade pelo sucesso ou o fracasso de uma trama. Isso é violento e preconceituoso. É como se num time dissessem: 'Por sua causa a gente não venceu! Você é torto! É errado!'. Minha opinião pessoal? Acho que houve casos onde a trama não se mantinha e responsabilizaram mais uma vez os pobres dos viados.

Nem é o caso de Amor Perfeito porque, até onde eu sei, a minha trama com Romeu foi um sucesso no group discussion [grupo de discussão]. Comentaram muito dos nossos olhares, do quanto eles falavam e contavam a nossa história. Isso foi bem aceito. Imagina se tivermos a oportunidade de termos uma intimidade como um casal heteronormativo tem numa novela, em uma história tão bem contada como a que a Duca Rachid, o Elísio Lopes Jr. e o Júlio Fischer estão contando? Seria lindo se comprassem a luta para que o preconceito diminuísse e para que pessoas como eu pudessem simplesmente existir.

Notícias da TV -Acredita que Érico tenha sofrido uma cura gay?
Carmo Dalla Vecchia - Fiquem tranquilos, não se trata de cura gay. A história não acabou ainda. Na minha opinião, criou-se uma falácia por parte de pessoas que estavam se sentindo contrariadas por causa de questões em outras tramas. Por conta disso, resolveram atacar a bissexualidade de Érico. Pobre coitado, não bastasse a Gilda, ainda tem que passar por isso. A história do meu personagem sempre foi essa desde o início. Basta ter assistido à trama para ver.

Notícias da TV -De uns tempos pra cá, você tem se mostrado mais solto no Instagram, com vídeos divertidos e sem problemas em brincar com a sua orientação sexual. Por muito tempo, você não se revelava. Não sei se é certo dizer que você se escondia. Perdão se estiver usando a expressão errada. Quando você se sentiu à vontade de expor quem é de verdade e por que demorou tanto tempo?
Carmo Dalla Vecchia - Nunca me escondi. Está perdoada. Qualquer pessoa que minimamente me conhecia sabia que era gay. Em todas as produções, nunca escondi isso de ninguém, do motorista que me levava aos estúdios até o diretor. Me senti a vontade de falar quando maturei, quando passei por uma pandemia e meu melhor amigo morreu, quando completei mais de 15 anos de psicanálise, por que sou privilegiado e posso pagar um psicanalista graças a essa empresa que sempre me tratou bem e que respeito, quando meu filho nasceu e desejei muito um mundo melhor a ele. Espero profundamente que o mundo melhore sempre. Sou um homem de fé.

Notícias da TV -Além de divertir, o que você mais espera quando se "expõe" dessa maneira nas redes sociais, e qual é o maior retorno que tem quando você posta algo dessa forma?
Carmo Dalla Vecchia - O maior retorno são as mães que me agradecem por eu tornar o mundo dos filhos delas mais inclusivo, é a minha comunidade que me abraçou com carinho, são vários outros heterossexuais que me cumprimentam por estar ajudando a educar os filhos deles. Meu maior retorno é quando, na saída dos estúdios, uma garota me pede para tirar uma foto e me conta no pé do ouvido que a família dela, apenas a aceitou porque ela mostrou o meu exemplo de homem gay e feliz.

Meu maior retorno é eu receber mensagens de psicanalistas que eu não conheço que me parabenizam. Essa semana um deles me disse obrigado e me contou que no consultório dele eu tinha salvado um de autoextermínio na semana passada. Só isso já valeu a pena.

E o que espero me expondo? Quando em pleno quadro de dança dominical [na Super Dança dos Famosos, em 2021] eu resolvi me declarar gay, era uma incógnita o que iria acontecer. Naquele momento, eu apenas tinha a necessidade de pertencer. Não esperava nada. Mas fico feliz demais de poder manifestar quem eu sou. De poder comunicar que existem outros como eu e que está tudo certo você ser gay. Talvez minha expectativa maior seja poder apenas ser. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Amor Perfeito: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 23/9

Terça, 19/9 (Capítulo 158)
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.