Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REPRISE

79 anos e vilã adorada: Por onde Ana Lucia Torre, a Débora de Alma Gêmea?

Reprodução/TV Globo

A atriz Ana Lucia Torre com expressão séria, caracterizada como Débora em Alma Gêmea

Débora (Ana Lucia Torre) em cena de Alma Gêmea; atriz fez sucesso como a vilã da novela

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2024 - 10h00

Débora é uma das personagens principais de Alma Gêmea (2005) e uma das mais emblemáticas da carreira de Ana Lucia Torre. A atriz, atualmente com 79 anos, achou que apanharia na rua por conta das maldades de sua vilã, mas em vez disso foi adorada pelo público e até virou meme na internet. A veterana continua em atividade no teatro e na TV e está gostando de ver a novela ser reprisada mais uma vez no Vale a Pena Ver de Novo.

Ana Lucia começou sua carreira na Globo na década de 1970 e tem dezenas de novelas, séries, minisséries e especiais em seu currículo. Ela atuou, por exemplo, em tramas como Dona Xepa (1977), Tieta (1989), a primeira versão de Renascer (1993) e A Indomada (1996).

Em Alma Gêmea, no entanto, ela atingiu outro nível de fama e repercussão com o público ao interpretar Débora. A vilã ajudava Cristina (Flávia Alessandra) em todas as armações --e por vezes era também a mente do crime.

"É difícil fazer vilão, porque já há vários por aí. Comecei a estudar a personagem e a sua família e vi que eles eram muito elegantes, andavam bem vestidos, eram educados e falavam corretamente. Decidi ir por esse lado e construir uma pessoa fina, com uma aparência exterior impecável, educada, mas que, quando está sozinha, vira o próprio capeta", explicou ela, em entrevista ao jornal Extra.

O desfecho da megera foi trágico: ela tentou envenenar Rafael (Eduardo Moscovis), mas trocou as taças e tomou ela mesma a bebida "batizada". A atriz acabou virando meme pelas cenas em que Débora dizia a frase "enfim os refrescos!" e em que sua alma saía do corpo, após a morte.

Ana Lucia Torre contou que as reações do público à sua personagem foram surpreendentes. "Quando eu comecei com as minhas maldades, a Elizabeth Savala dizia para eu tomar cuidado na rua, porque as pessoas iam querer me bater. Mas na verdade foi o completo oposto, as pessoas riam quando me viam na rua e perguntavam qual seria a maldade do dia. Foi muito maluca a repercussão do público, justamente o oposto do que eu esperava", contou.

Após Alma Gêmea, a atriz seguiu em plena atividade na Globo e tem feito praticamente uma novela por ano. Ela é frequentemente requisitada para tramas de Walcyr Carrasco, como Sete Pecados (2007), Êta Mundo Bom! (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

As participações mais recentes de Ana Lucia Torre em novelas foram em Travessia (2022) e Fuzuê (2023). Neste ano, ela tem planos de voltar ao teatro. "Depois de um descanso muito bom, volto logo mais com uma grande produção teatral aqui em São Paulo no segundo semestre", declarou à revista Caras.

Ana Lucia também se disse satisfeita com o retorno de Alma Gêmea à Globo e fez questão de elogiar a novela e seu autor. "Enredo cativante, surpreendente, novas situações sendo colocadas a cada semana. Walcyr nunca deu ao público a possibilidade de se cansar. Estou bem contente com a reprise. Foi uma novela de muito sucesso. Até hoje pessoas vem falar comigo sobre Alma Gêmea. Merece ser reprisada!", afirmou.


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 25 a 28/6

Terça, 25/6 (Capítulo 42)
Serena tenta sair correndo, Guto a impede e exige que ela lhe diga tudo o que sabe. Bernardo vê Guto segurando Serena e o enfrenta. Ele foge. Dalila fala para Raul que, se ele a demitir, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.