Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dieta pós-parto

Nivea Stelmann corta chocolate e perde 14 kg após gravidez; siga dieta

Divulgação

Nivea Stelmann ao lado da filha recém-nascida, Bruna; atriz perdeu 14 kg após gravidez - Divulgação

Nivea Stelmann ao lado da filha recém-nascida, Bruna; atriz perdeu 14 kg após gravidez

ROSEANE SANTOS, do Rio de Janeiro

Publicado em 6/11/2014 - 11h29
Atualizado em 12/11/2014 - 6h41

Sete meses após dar à luz sua segunda filha, a atriz Nivea Stelmann já voltou à boa forma. No primeiro mês depois do parto, ela já entrava na calça jeans tamanho 38. Nivea, que também é mãe de Miguel, 10 anos, afirma que engordou 14 quilos na gravidez de Bruna. Atualmente, está com 54 quilos, distribuídos em 1,65 metro. Para manter o corpo, ela cortou o chocolate, faz uma hora de caminhada leve por dia e pratica musculação três vezes por semana.

Nivea Stelmann conta que não tem segredos quando o assunto é boa forma. “Nós já sabemos muito bem o que podemos comer e o que precisamos evitar. Não poderia fazer uma dieta muito rígida, porque estava amamentando. Eu selecionei alguns alimentos saudáveis, fiz trocas e passei longe daquilo que engorda", simplifica.

A maior tentação de Nivea é o chocolate, mas para voltar ao peso ideal foi necessário cortar até as versões diet, porque são carregadas em gordura. “Para fugir do doce, eu fazia várias taças de gelatinas diet, com sabores variados, porque assim não enjoava. Se a vontade persistisse, eu comprava uma bananada sem açúcar, dessas que são vendidas em casas de produtos naturais", lembra.

A amamentação de Bruna acabou se tornando um trunfo para o emagrecimento da atriz. “Eu cortei alimentos gordurosos e também muito temperados, não queria ficar inchada. Parei de consumir pimenta e feijão, porque me falaram que não era recomendado para quem estivesse amamentando. A minha alimentação ficou à base de frutas, legumes e verduras. Controlava a quantidade de carboidratos e proteínas", revela.

Com medo de ficar desidratada, Nivea bebe mais água e outros líquidos durante o dia. “Andava sempre com uma garrafa de água, substituí refrigerantes por sucos naturais. Eu super recomendo o suco de melancia, ou então comer a fruta quando a fome apertar. Ela é muito rica em água", indica.

Cardápio da atriz

Café da manhã: 2 fatias de pão integral, com requeijão light ou ma fatia de ricota. 1 fruta ou 1 copo de suco de fruta natural.

Lanche: 1 fruta ou barra de cereal diet.

Almoço: uma proteína (carne, peixe ou frango), salada à vontade e uma porção de carboidrato (batata ou arroz integral). Gelatina diet para sobremesa.

Lanche: 1 fruta.

Jantar: sopa de legumes ou um prato de salada com uma proteína.

A atriz Nivea Stelmann em agosto deste ano, 14 quilos mais magra do que em março (AgNews)

Palavra da especialista

Segundo a endocrinologista Mariana Alli, a alimentação da mãe interfere pouco na qualidade do leite, porém ela adverte que café e outras bebidas com cafeína, como refrigerantes e chás (mate e verde), devem ser ingeridos com moderação, pois, em excesso, podem causar irritabilidade e insônia no bebê. O chocolate em exagero também pode deixar o bebê irritado e causar cólicas. Já o álcool deve ser excluído da dieta, pois além de reduzir a produção do leite modifica seu odor e sabor.

Para o bem-estar do trato gastrointestinal das mães, é interessante ingerir fibras e água em quantidade adequada e evitar alimentos que aumentam gases, como os ricos em enxofre: feijão, repolho, couve, couve-flor, espinafre e rabanete. A especialista frisa que a ingestão de líquidos é importante sempre.

"Lembre-se que a hidratação do bebê com até seis meses de idade é feita pelo leite materno. Até os dois meses de idade, o lactente ingere de 400 ml a 800 ml de leite por dia, e até os seis meses de idade esse volume pode chegar a 1.000 ml por dia. Portanto, a mãe sentirá mais sede, e deve respeitá-la. Uma dica é sempre ter ao lado um copo d'água durante as mamadas. A recomendação mínima é semelhante à de uma mulher que não está amamentando, variando entre 1,5 a 2 litros de água por dia”, orienta.

Sucos naturais de frutas e sucos verdes são interessantes para se hidratar. O ideal é ingeri-los sem coar ou espremer as frutas para aproveitar suas fibras. Os sucos de maracujá, limão, abacaxi, melão, morango e acerola (sem açúcar) são os menos calóricos e podem ser adoçados com pequena quantidade de adoçantes. Evite ao máximo suco de caixinha, pois além da maioria ter grandes quantidades de açúcar e conservantes, eles são água com açúcar da fruta concentrado, sem fibras, minerais e vitaminas suficientes.

A especialista explica que a amamentação ajuda na perda de peso, pois o gasto energético da mãe aumenta em média 500 kcal por dia. Se uma mulher precisa de 1.700 kcal/dia para manter o peso, durante a amamentação ela passa a precisar de 2.200 kcal/dia. No entanto, se a mãe passar a ingerir mais energia do que gasta, ela ganhará peso.

Para assegurar uma perda de peso saudável, a mãe deve fazer uma dieta equilibrada, associada a atividade física, e assim contemplará uma perda de peso progressiva e adequada. Regimes restritivos e radicais são contra-indicados, pois na perda de peso durante a amamentação precisamos de todos os macronutrientes de forma balanceada, inclusive a gordura.

Não é recomendado simplesmente cortar calorias sem nenhum critério. A redução exagerada de calorias ou desequilíbrio na escolha dos alimentos pode comprometer a qualidade do leite e a saúde da mãe. A contagem calórica adequada deve ser calculada por um profissional de saúde qualificado, que deve levar em consideração o gasto energético da mulher somado ao gasto da amamentação, principalmente quando a mesma necessita perder peso.

Tão importante quanto à contagem de calorias é a distribuição adequada dos nutrientes, mantendo as proporções: 50 a 60% do total de calorias da alimentação devem vir dos carboidratos, 25 a 30% das gorduras e de 15 a 20% das proteínas.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Nivea Stelmann

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.