Truques de estilo
Divulgação/Globo
Fátima Bernardes acerta ao usar peças estampadas no inverno para apresentar o Encontro
PAMELA MARUL
Publicado em 2/8/2016 - 5h56
Quando chega o inverno e os casacos e botas começam a sair do guarda-roupa, as peças estampadas e coloridas somem das ruas e dão lugar a tons de cinza, preto e marrom. Mas quem gosta de cores e estampas, como as apresentadoras Fátima Bernardes e Angélica, não precisa se privar desses looks. "As estampas não são proibidas no inverno. Elas dão uma animada na estação fria, que costuma ser repleta de cores neutras e looks monocromáticos", diz a consultora de imagem e estilo Mel Galhardo.
Para usar estampas no inverno, só é preciso ter um pouco de atenção às escolhas. "As estampas que mais combinam com a estação são [os grafismos] maiores, as florais grandes e as geométricas, que podem ser coordenadas com cores neutras como preto, branco, cinza e marinho. Elas serão o ponto focal do look", ensina a consultora. Outro tipo de estampa muito usada no inverno é a animal print, de onça, cobra ou zebra.
Quem tem dúvidas na hora de escolher a estampa pode optar pelas clássicas, que caem bem nas quatro estações do ano: a pied poule (pé de galinha, pois lembra pegadinhas de galinha), a vichy (versão do xadrez com base branca combinada com tons de vermelho ou preto), o xadrez tradicional e as listras. "Essas são super democráticas. O que varia são os tamanhos das estampas, de acordo com a estação", explica Mel. A apresentadora Angélica é adepta das listras, e constantemente aparece com blusas listradas em seu programa na Globo, Estrelas.
Mas há também as estampas que ficam muito melhores em looks de calor. Os florais miúdos, que lembram a primavera, são muito delicados, remetem a frescor e leveza e não combinam com o frio do inverno.
Divulgação/Globo
A apresentadora Angélica durante gravações do programa Estrelas, que vai ao ar na Globo
Estampa descomplicada
Escolher uma estampa e montar combinações com ela pode ser uma tarefa difícil. Para facilitar, é só lembrar de alguns truques de estilo. "Se for escolher apenas uma peça estampada, procure combinar com a outra parte neutra. [Também certifique-se de que] essa estampa tenha pelo menos uma cor igual à peça neutra", indica a consultora. Dessa forma, as duas peças terão uma ligação e o visual ficará harmonioso.
Para ousar e misturar estampas diferentes, a profissional aconselha: "Uma estampa sempre deve ser dominante, ou seja, deve ser a mais importante na combinação. Elas também devem ter contraste. Por exemplo, listra fina com listra grossa, xadrez grande com bolinhas miúdas. Uma outra dica é coordenar as cores, com estampas com uma ou mais cores em comum".
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.