Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Tereza adoece e fica à beira da morte, mas encontra Santo

Reprodução/TV Globo

A atriz Camila Pitanga (Tereza) ficará doente por amor na novela Velho Chico, da TV Globo - Reprodução/TV Globo

A atriz Camila Pitanga (Tereza) ficará doente por amor na novela Velho Chico, da TV Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 2/8/2016 - 6h12

Tereza (Camila Pitanga) vai procurar por Santo (Domingos Montagner) dias e noites sem parar, após o mocinho de Velho Chico sofrer um atentado e desaparecer nas águas do rio. Mesmo quando todos o considerarem morto, ela continuará certa de que o amado está vivo. Fraca, a filha do coronel cairá doente, com uma febre alarmante e tendo delírios. Um médico será chamado, mas não conseguirá dar um diagnóstico. Ela ficará entre a vida e a morte até Ceci (Luci Pereira) a curar com suas ervas e rezas. Com a ajuda da curandeira, ela conseguirá localizar Santo e irá atrás dele.

Por meio de sonhos, Tereza terá um encontro espiritual com o amado. Sua alma visitará o agricultor em uma aldeia indígena. Santo estará mais morto do que vivo. Essa sequência será exibida a partir do dia 20 na novela das nove da Globo.

A essa altura da trama, um desafeto do presidente da cooperativa terá confessado a autoria do crime depois de receber uma mala de dinheiro das mãos de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). Só que sertanejo será assassinado na mesma noite de sua prisão. Ele aparecerá morto com um tiro no peito dentro da cela, trazendo mais um mistério a ser desvendado em Velho Chico.

O público também já terá visto que o agricultor está sendo tratado por um pajé e uma curandeira em uma oca, dentro de uma aldeia indígena. "Tereza sonha com o ritual feito ao longe para resgatar o espírito de Santo. Enquanto dorme, escuta a canção do pajé e repete na língua nativa, como se fizesse parte daquilo que se dá longe dali. O corpo de Tereza sua em bicas e arde em febre, sua alma, ao que tudo indica, está longe dali. Seus brados trazem Iolanda [Christiane Torloni] e Martim [Lee Taylor] até o quarto, assustados", descreve o roteiro entregue à produção.

A cantora pedirá para a enteada acordar, enquanto o fotógrafo dirá que a irmã está buscando Santo longe dali. "Eu vi Santo! Eu vi! Ele está vivo e ferido, precisa de mim", gritará a mãe de Miguel (Gabriel Leone). Da porta do quarto da filha, Afrânio (Antonio Fagundes) se mostrará preocupado. Ele mandará a mulher chamar um médico com urgência.

O profissional da saúde vai tirar Tereza de seu transe. Confusa, ela só balbuciará o nome de Santo e que ele está ferido. O médico ordenará que ela fique em repouso. Dirá também que não tem como saber o que Tereza tem sem exames, mas que seu quadro é grave. Medicada, a filha do coronel entrará em um sono profundo e só acordará quando Ceci chegar para cuidar dela. 

De outro mundo

Dormindo, a administradora deixará Ceci assustada ao recitar o mesmo cântico do pajé que cuida de Santo. Após rezas, a raizeira aproximará uma mistura de ervas ao nariz de Tereza, que despertará. "Onde é que eu estou? Eu não estava aqui", falará ela. "Longe, fia, eu sei. E sei que num é bom ir tão longe por tanto tempo", avisará a mãe de Beatriz (Dira Paes).

Tereza insistirá que precisa ir até onde Santo está. "Ocênum tem condição de ir atrás dele desse jeito. Santo tá sendo cuidado, e ocê precisa sê cuidada também. Agora se deita, fia. Precisa tá forte pra cuidá dele também", afirmará a benzedeira, dando uma infusão para Tereza beber. 

"Eu tenho ouvido uma canção dia e noite na minha cabeça, eu nunca ouvi isso antes", dirá a mãe de Miguel, que depois repetirá o canto. Ceci reconhecerá a cantiga e cantará com ela. "É canto de cura, é que ele tá sêno cuidado", falará Ceci. "Ele está fraco. Eu o vi deitado em uma esteira. Um pajé cantava, lembro de uma curandeira também", relatará Tereza. "Isso aí é um canto antigo, quase ninguém se lembra mais", comentará a curandeira. 

A filha de Afrânio revelará que viu uma tribo fechada, escondida, em seus sonhos. Ceci dirá que não existe mais aldeia assim na região. "Eu preciso ir lá. Se eu não for, ele morre. E se ele morrer, eu morro também! A senhora conhece essa tribo, dona Ceci? Se a alma dele for embora, a minha vai junto", suplicará Tereza.

Ceci decidirá ajudá-la. "Pelo que ouví dizê num braço do Velho Chico, descendo o rio eu num sei onde direito, tem um povo que inda vive escondido por lá. Ocê vai encontrá ele, fia, seu coração vai sabê lhe guia!", falará a benzedeira.

Ceci sairá e deixará Tereza descansando. No meio da madrugada, ela se levantará para ir atrás de seu grande amor em um barco, sozinha. Todos da família de Sá Ribeiro ficarão apavorados com o sumiço de Tereza, ainda sem ter se recuperado completamente do misterioso mal que a deixou de cama e delirando. 

A heroína navegará pelo rio até encontrar a aldeia. "Me perdoem. Não queria invadir. Mas preciso de ajuda. Estou procurando um homem que sumiu no rio. O nome dele é Santo. Vim atrás de Santo. Ele caiu no rio baleado. Estão procurando por ele há muito tempo", dirá ela aos índios. Primeiro, ela será hostilizada, mas depois uma curandeira da tribo dirá que ela é a "enviada" e a levará até Santo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.