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PROJETO MILIONÁRIO

TV Brasil faz investimento digno de Globo em sua primeira novela original

Fernando Frazão/Agência Brasil

Antonia Pellegrino tem expressão séria em foto nos bastidores de programa

Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC, revelou investimento milionário

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 24/10/2024 - 14h36

Emissora oficial do governo nacional, a TV Brasil anunciou nesta quinta-feira (24) que produzirá sua primeira novela original. O projeto inédito receberá um aporte de R$ 15 milhões para o desenvolvimento de uma obra, que terá entre 40 e 60 capítulos de 52 minutos cada.

Isso resultará em um custo de R$ 250 mil a R$ 375 mil por episódio, valor próximo ao investido pela Globo em seus folhetins --a líder de audiência gasta muito mais, mas dilui o aporte em uma quantidade muito maior de capítulos.

Não há previsão de quando a novela entrará na programação da TV Brasil --como apenas o edital de coprodução foi lançado nesta quinta, o projeto deve demorar alguns anos para chegar à televisão. A emissora pública atualmente busca produtoras dispostas a conceber uma obra audiovisual inédita.

O edital não faz nenhuma limitação de tema, mas ressalta que a novela precisa trazer elementos da cultura e da sociedade brasileira. Também é importante que a proposta dialogue com o formato tradicional da telenovela, "mas sem deixar de lado a inovação", ressalta o texto.

Além do aporte de R$ 15 milhões, a TV Brasil poderá disponibilizar seus estúdios e equipamentos para a gravação da sua primeira novela. Caso o orçamento seja maior que o oferecido pela emissora, a coprodutora precisará captar o valor adicional --e colocar essa intenção já no contrato.

A novela faz parte de um projeto muito maior, de R$ 110 milhões, que tem como foco a produção independente para o campo público por meio do Prodav (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro).

O edital também inclui processos para a produção de séries de ficção e animação voltadas para o público infantil e infantojuvenil; projetos documentais sobre natureza e meio ambiente; filmes, séries e documentários sobre o futebol feminino; além de projetos sobre a sociedade e a cultura.

De acordo com a diretora de Conteúdo e Programação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Antonia Pellegrino, esse investimento milionário é fruto de um trabalho desenvolvido em parceria com a Ancine (Agência Nacional do Cinema) nos últimos dois anos.

"Esse valor recorde que estamos lançando é resultado do crescimento da parceria institucional entre a Ancine e a EBC, que já passou por diversas fases. São quase dois anos trabalhando juntos, estreitando laços, e nessa parceria conseguimos oferecer R$ 110 milhões para o campo público", disse ela à Agência Brasil na quarta (23). 


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