Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RAFA DIAS

'A TV aberta deixou o jovem de lado', afirma criador da 1ª emissora de influenciadores

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Rafa Dias, criador da Dia TV

Rafa Dias, criador da Dia TV; empresário falou sobre o sucesso da emissora online e os virais

No ar há pouco mais de um ano, a Dia TV se consolidou como um dos grandes sucessos da internet. Com uma linearidade de programas transmitidos 24 horas por dia, o canal --que fica disponível gratuitamente pelo YouTube-- fisgou o público que estava havia algum tempo afastado da programação da TV aberta: os jovens.

Criador da Dia TV, Rafa Dias alega que essa é uma das grandes sacadas do canal: voltá-lo para um tipo de público que já não se identifica mais com o que vem sendo apresentado nas emissoras tradicionais. "Eu comprei um televisor de 85 polegadas para a minha casa e simplesmente não ligava esse aparelho", afirma o empresário em entrevista ao Notícias da TV.

"Eu não me identificava com a programação das TVs atuais e eu também não queria ter que escolher uma coisa no streaming. Queria um canal linear, que era só colocar e deixar passando, e não tinha. Aí pensei: 'E se a gente fizesse um canal com a nossa cara, a nossa galera em frente às câmeras'?", relata.

Com expertise de anos por conta do Dia Estúdio e de sua passagem como diretor na MTV, ele reuniu amigos próximos e levou a ideia adiante. "Não foi só uma vontade e uma idealização doida. Eu fiz isso em cima de muitos dados, em cima de muitos documentos, pesquisas e movimentos globais que estão acontecendo na Europa e nos Estados Unidos, para poder trazer isso para o Brasil", conta.

Só nos primeiros três meses de Dia TV, foram somadas 10,4 milhões de horas de conteúdo assistidas. A visualização média atingida foi de uma hora e quatro minutos por espectador/dia e 360 horas de conteúdo inédito produzido.

A TV de influenciadores contou com média de 235 mil espectadores por dia e alcançou 628 milhões de visualizações totais na soma das redes sociais.

Conteúdo para as minorias

Recentemente, Rafa Dias viralizou no X, o antigo Twitter, ao responder um internauta de uma maneira totalmente inesperada. Identificado como Pepeuzinho, o usuário da rede social escreveu: "O dono da Dia TV é um viadão, né? Um dia ele deve ter acordado e falado: 'Vou fazer uma TV só de viadagens', e foi lá e fez".

A resposta foi sucinta, mas capaz de alcançar mais de 1,4 milhão de visualizações: "E bota viadão nisso". "A Dia me ajudou a me desconstruir. Eu vim de Florianópolis, com uma família supertradicional, classe média, com todas aquelas características familiares dos anos 1990. Eu jamais teria coragem de 'retuitar' algo tão orgânico assim e ainda achar legal e me sentir orgulhoso", confessa.

"Mas é isso. Hoje a gente brinca que é quase como se tivesse uma cota hétero na Dia, não o contrário. Não são cotas para as minorias, e sim cotas para as maiorias, para a empresa também ter esse ponto de vista", relata, aos risos.

"Hoje a Dia é feita por essa galera. Temos essas pessoas pensando, produzindo, idealizando, editando, formatando, e é por isso que é tão genuíno e somos tão reconhecidos por isso", acrescenta. "É porque é de verdade."

Antes mesmo da criação da Dia TV, o conteúdo do Dia Estúdio e dos influenciadores vinculados à marca já fazia um sucesso estrondoso. Canais como Diva Depressão, Depois das Onze e Lorelay Fox tinham um público fiel, que acompanhou o desenvolvimento da TV para a internet.

Com a estreia, Rafa Dias foi surpreendido por fãs que organizaram panfletagens em capitais de todo o Brasil para divulgar a primeira TV feita totalmente por influenciadores da internet. "Foi surreal. Eu não imaginava que seria desse jeito", pontua.

"Eu sempre conto uma história que é: no Carnaval antes de lançar a Dia TV, eu estava em uma festa com o Bruno [Matos, criador da Blogueirinha], e ele me falou: 'Amigo, você sabe que para a ideia dar certo, você vai ter que segurar os rojões por uns dois anos, né?' E eu estava preparado, só não imaginei que a gente ia conseguir fazer tudo isso em um ano apenas", revela, orgulhoso.

A fórmula do viral

Um exemplo que Rafa Dias usa como case de sucesso é o fato de a Blogueirinha ter sido convidada para comandar um quadro no Fantástico devido ao êxito do programa, que se tornou um dos carros-chefes da Dia TV.

"Quando eu convidei todos os criadores para fazer parte, inclusive o Bruno, todos tiveram a mesma oportunidade. Alguns programas até foram mais caros do que o De Frente Com Blogueirinha, mas trabalhando com internet o que mais me realiza é deixar o criador realizar o sonho dele", aponta.

"Aquilo era um sonho do Bruno. E ele é um baita talento, isso é indiscutível. Mas eu acho que ele vai para um lugar diferente de todos os podcasts hoje em dia: todos que eu tenho memória são feitos para deixar a pessoa confortável, a pessoa vai para receber um carinho e ser enaltecida, e o da Blogueirinha acaba sendo um programa em que a pessoa vai lá para tomar", explica.

Ao entrevistar nomes como Anitta, Bruna Marquezine, Wanessa Camargo e Pabllo Vittar, a Blogueirinha tira a pessoa totalmente do eixo com perguntas inesperadas e um tom irônico totalmente inovador. O programa viraliza constante e rapidamente nas redes sociais por conta das sacadas da apresentadora.

Além do talento do criador e o conteúdo diferenciado, Rafa atribui o sucesso aos anos de internet de Bruno Matos e ao momento atual da Blogueirinha. "Um ponto principal é a coragem dele. Ele não tem medo de bater de frente, de sofrer hate dos fãs", completa.

Visão financeira

Dias revela que a estratégia para se manter financeiramente é que os anunciantes sempre foram vistos como parte do público. "A gente nunca teve executivos comerciais na rua vendendo o Dia Estúdio em dez anos de empresa. Desde o dia um a gente teve essa estratégia de criar um portfólio que será interessante para a audiência --e as marcas também são audiência", esclarece.

"Os profissionais que trabalham nessas marcas também assistem, e vão decidir onde eles querem que os produtos deles apareçam. Na Dia TV, eu imaginava que talvez a gente precisaria ser um pouco mais agressivo no mercado, mas também não foi necessário, porque alguns programas começaram a viralizar, e as marcas começaram a querer anunciar de forma orgânica", revela. 

Atualmente, a Dia TV está em um espaço de 1,5 mil m² na Vila Madalena, e o crescimento da emissora tem sido tão rápido que, em breve, eles terão que trocar de espaço novamente. "Já começou a ficar pequeno", pontua.

Futuro da Dia TV

Com novidades à vista, como a primeira novela da Dia TV --que será estrelada, é claro, pela própria Blogueirinha--, Rafa assegura que o público vai se surpreender com a programação que estreará ainda em 2024.

"Tem muita coisa grande que ainda vai ser lançada esse ano. As pessoas podem esperar muita coisa ainda. Por estratégia, a gente resolveu não contar tudo de uma vez", confessa.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.