Descontrole
Reprodução/Anatel
Imagem que ilustra o último relatório sobre clientes de TV paga no Brasil, divulgado em julho
DANIEL CASTRO
Publicado em 16/10/2017 - 5h19
Quantos assinantes as operadoras de TV paga perderam por causa da briga com as emissoras da Simba (Record, SBT e RedeTV!)? A Anatel deveria ter a resposta, mas não sabe. A Agência Nacional de Telecomunicações não divulga relatórios sobre TV por assinatura desde 24 de julho. O último dado publicado é de maio. O serviço foi suspenso para ajustes.
A guerra entre a Simba e as grandes operadoras durou cinco meses, de abril a setembro. Nesse período, Record, SBT e RedeTV! ficaram fora do cabo e do satélite na Grande São Paulo e no Distrito Federal.
A disputa foi muito danosa para as emissoras, principalmente a Record, que chegou a perder até 35% de audiência. Também foi para as operadoras, tanto que elas negociaram para ter as três redes abertas de volta.
No mercado, acredita-se que a Sky foi a mais prejudicada. A empresa ficou sem os sinais das três emissoras em todo o país e tem clientes longe dos grandes centros urbanos, onde a antena parabólica é uma alternativa, sem cobrança de mensalidade, para se ver programas como os de Silvio Santos e Rodrigo Faro.
A Anatel, no entanto, só divulgou dados de abril e maio. Nesses dois meses, a TV por assinatura perdeu 308 mil clientes, ou 1,65%. Foi um dos maiores tombos da história do setor. O resultado anulou todas as conquistas dos meses anteriores.
A agência federal parou de divulgar relatórios sobre TV por assinatura após o Notícias da TV revelar que, sem fiscalização, seus dados são ficção.
Em abril, a Anatel tornou público que o setor perdeu 9.989 clientes em maio. O banco de dados da agência, alimentado pelas próprias operadoras, mostrava o contrário: o mercado tinha conquistado 268.094 novos assinantes, graças a um lançamento tardio de informações da Sky.
Desde o último relatório sobre TV paga, a Anatel publicou três de telefonia fixa, três de telefonia móvel, três de banda larga e dois de comunicação multimídia.
Procurada, a agência informou apenas que "estão sendo efetuadas melhorias em procedimentos internos que levaram a atrasos" na divulgação dos dados. Esses atrasos podem mascarar os efeitos na indústra da TV por assinatura da maior disputa comercial já travada pelo setor.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.