Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ECONOMIA REAL

Mandachuva da influência usa tecnologia para ser 'mãe Dináh' das marcas

LETHICIA GALO/DIVULGAÇÃO

Imagem de Fatima Pissarra, CEO da Mynd, segurando um microfone durante um evento.

Fatima Pissarra, CEO da Mynd; principal executiva do mercado da influência faz aposta ousada

ERICK MATHEUS NERY

nery@economiareal.com.br

Publicado em 1/4/2025 - 11h00

Poucas pessoas conseguem pautar a "voz do povo" na internet, e Fatima Pissarra é uma delas. Líder da maior agência de influência digital do Brasil, a executiva analisa com sua equipe, diariamente, os dados de mais de 300 criadores de conteúdo para identificar tendências e gerar oportunidades comerciais que atendam tanto a marcas quanto influenciadores --o que fez a executiva realizar uma aposta ousada no próximo fenômeno deste mercado: o TikTok Shop.

"Vai bombar", diz Fatima, de maneira categórica, ao comentar sobre a plataforma de vendas integrada ao aplicativo de vídeos curtos, com estreia prevista para maio.

Para defender essa previsão, a CEO da Mynd recorre ao crescimento dos "influenciadores de conversão", como ela chama os criadores de conteúdo especializados na venda de produtos e serviços por meio de posts e Stories.

"Esses influenciadores falam sobre determinados assuntos, e vemos que eles vendem produtos que geram reconhecimento nas suas bases. Assim, quando o criador fala de algo que tem a ver com os seguidores, eles compram. A venda comissionada por meio da afiliação está crescendo, está vindo um boom", detalha Fatima em entrevista ao Economia Real, site de finanças e negócios que o Notícias da TV lança em breve, com a proposta de traduzir o economês para pessoas físicas e micro, pequenos e médios empreendedores.

Em um evento para o mercado publicitário realizado no fim de março, Fatima defendeu essa tese e afirmou que "a venda vai fazer parte de todo influenciador". E, para melhorar essa conversão, a empresária recorre a dados captados tanto pela inteligência artificial quanto pela humana.

"Temos uma ferramenta que lê mais de 300 contas, então vemos a tendência vindo. Além disso, eu estou em todos os grupos de WhatsApp com os influenciadores, troco informações e questiono se esses virais estão mesmo vindo e como eles enxergam esses dados", afirma ela, que reforça:

É na análise de dados que aprendemos todos os dias e pensamos em soluções que possam ser mais efetivas para as marcas. Assim, identificamos o que está vindo, com qual velocidade, o que está crescendo, o que é verdade, mentira ou não tão verdade assim.

Profissionalização da influência

Fatima é uma das responsáveis pela profissionalização do mercado da influência nos últimos anos e, de olho nesse movimento, a atuação da Mynd vai muito além dos Stories e posts patrocinados. Um dos principais produtos apresentados ao mercado é o Buzz, a nova versão da Banca Digital (grupo que comercializava publicidades em páginas na web de forma conjunta).

Além da mudança de posicionamento, o Buzz é apresentado como a "maior plataforma de mídia de páginas de notícias". Ao traduzir o malabarismo linguístico presente na frase anterior, é possível entender a força do produto: se dez páginas de fofoca no Instagram falarem sobre o mesmo tema, esse tópico ganha relevância e amplifica o alcance de campanhas publicitárias.

Em outra vertente, a volta ao Brasil da revista Billboard (em um movimento financiado pela Mynd e por outros sócios, como o empresário Marcus Buaiz) cobre uma lacuna na cobertura jornalística do mercado de música, que movimentou mais de R$ 3 bilhões em 2024, segundo os números da entidade Pró-Música Brasil (PMB).

"Foi um ano de crescimento rápido, a Billboard começou a ser uma marca percebida novamente. Em pouco tempo, conseguimos estar presentes nos principais eventos e festivais do Brasil. As marcas entenderam o nosso papel, principalmente aquelas que desejam falar com a geração Z e que têm a música dentro das suas plataformas de comunicação", comenta Camila Zana, CMO da Billboard Brasil.

Outra estratégia foi a parceria com a DiaTV, emissora digital liderada por Rafael Dias e com forte entrada no público LGBTQIA+. Enquanto a equipe da Dia Estúdio produz atrações como o talk show De Frente com Blogueirinha, o reality Corrida das Blogueiras e o docurreality Mari e as Marias, a Mynd gerencia o braço comercial da empresa e dos talentos exclusivos do grupo.

Diversidade, em todos os aspectos, é uma das bandeiras que Fatima defende na empresa. A companhia estará presente na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), no Festival da Cunhã --evento organizado pela ex-BBBIsabelle Nogueira que celebra a cultura amazônica-- e no Prêmio Potências, que destaca os principais artistas e personalidades da cultura preta.

"Lutamos ao levar para os clientes os projetos, sem desistir! Mostramos a importância de assegurar pessoas diversas nas nossas curadorias, plataformas e projetos proprietários. Trabalhamos com muito propósito e não vamos perder isso de jeito nenhum", ressalta a empresária.


Este e outros textos você encontrará no Economia Real, novo site de finanças e negócios do Notícias da TV que estreia em breve. Clique aqui e inscreva-se na newsletter do portal, além de acompanhar os nossos conteúdos no Instagram, LinkedIn, Threads, X (ex-Twitter) e Bluesky.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.