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NOVA TV PAGA

Grupo Globo vai lançar plataforma de TV por assinatura pela internet

Ramón Vasconcellos/TV Globo

Carolina Dieckmann e Selton Mello em Treze Dias Longe do Sol: no Globo Play no dia 2 - Ramón Vasconcellos/TV Globo

Carolina Dieckmann e Selton Mello em Treze Dias Longe do Sol: no Globo Play no dia 2

DANIEL CASTRO

Publicado em 28/10/2017 - 6h45

O Grupo Globo vai lançar em 2018 uma nova plataforma de vídeo online que pode ter forte impacto na TV por assinatura brasileira. O serviço agregará os conteúdos ao vivo e de acervo da TV Globo e dos canais da Globosat, além de produções de terceiros, como filmes hollywoodianos do catálogo do Telecine. Funcionará por meio de aplicativos de televisores conectados e celulares. Será mais amplo do que o Globo Play e a Netflix.

Em tese, a nova plataforma poderá atuar como uma empresa de TV por assinatura pela internet. A Globo poderá vender assinaturas de seus canais próprios, como o Sportv e o Multishow, de canais que mantém em sociedade com grupos internacionais, como o Telecine, e oferecer jogos de futebol em sistema de pay-per-view. Deverá também alugar filmes avulsos.

O Notícias da TV apurou que, no início, o novo serviço não irá vender assinaturas de canais pagos lineares, mas apenas seus acervos. Assim, evitará conflitos com as operadoras de TV paga, parceiras da programadora Globosat. Mas a venda de pacotes de canais via internet é vista como inevitável em um futuro próximo. HBO e Fox, por exemplo, já se preparam para dar esse passo.

A nova plataforma também é uma forma de a Globo fazer frente ao Google. A gigante da internet já tem pronta tecnologia que permite ao usuário ver todos as emissoras abertas, canais pagos e vídeos da internet em um único lugar, a YouTube TV.

De acordo com o jornalista Samuel Possebon, do site Teletime, a plataforma da Globo deverá operar com vários modelos de negócios. Terá conteúdos gratuitos, como a programação em tempo real da TV aberta, e assinaturas para conteúdos específicos, como séries inéditas da Globo, transmissões de lutas e de futebol e filmes.

A Globo também poderá criar novos canais, exclusivos para o novo serviço, com conteúdos dublados e populares, por preços mais acessíveis. A ideia é oferecer uma espécie de TV por assinatura para os mais pobres que passam a ter acesso à banda larga.

A nova unidade de negócios da Globo foi anunciada em comunicado interno no grupo nesta semana. Será comandada por João Mesquita, diretor-geral dos canais Telecine.

A dúvida nos bastidores da emissora é sobre o futuro do Globo Play, plataforma em que a Globo vem antecipando o lançamento de suas séries e que é operada por Eric Brêtas, diretor de mídias digitais da emissora, e Amauri Soares, diretor de programação.

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