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IMPACTO NA TV

Ataque hacker fez Americanas bloquear anúncios na Globo e derrubar Shoptime

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Natália Deodato comendo sorvete em ação da Americanas no BBB 22, da Globo

Natália em merchan no BBB 22 na semana passada; site da Americanas saiu do ar no domingo (20)

VINÍCIUS ANDRADE e GABRIEL VAQUER

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2022 - 12h55

Principal anunciante do BBB 22 e uma das redes varejistas que mais investe em propagandas na televisão, a Americanas bloqueou os comerciais e ações de merchandising de suas empresas nos últimos dias. Além disso, o canal de televendas Shoptime precisou mudar todo o conteúdo. As medidas foram tomadas após a companhia sofrer um ataque hacker, que deixou sites e aplicativos fora do ar nos últimos quatro dias.

A Americanas S.A. controla Americanas.com, Submarino e Shoptime, três dos maiores e-commerces do Brasil. Os problemas tiveram início na noite de sábado (19) e começaram a ser resolvidos para os usuários apenas na manhã desta quarta-feira (23), quando as plataformas voltaram a funcionar aos poucos.

O apagão causou um prejuízo gigantesco para o conglomerado e impactou também a televisão. O Notícias da TV apurou que a Americanas pediu que a Globo bloqueasse todos os anúncios previstos para serem veiculados nesse período. Outras emissoras também não passaram propagandas da companhia.

Canal dedicado a vender os produtos durante o dia inteiro, o Shoptime deixou de mostrar ofertas nesta semana, pois seu site e aplicativo também foram afetados. A rede de televendas passou a colocar seus apresentadores apenas para dizer as vantagens de produtos que não podiam vender.

Impacto no BBB 22

Somente no BBB 22, a Americanas fez um investimento de R$ 91,9 milhões para ser uma das principais patrocinadoras do programa, ao lado de Avon e Picpay. O pacote dá direito a varejista ter comerciais diários na Globo, no Multishow, no site e nas redes sociais --nada disso, porém, é exibido desde domingo.

No fim de semana, a Americanas organizou uma festa para os confinados com show de Thiaguinho. Os melhores momentos da balada foram mostrados na edição de domingo do Big Brother Brasil, mas nenhuma ação foi feita, como entrega de cupom ou exibição de QR code na tela, algo comum nesse tipo de merchandising.

O prejuízo poderia ser ainda maior se o problema no site e no aplicativo da varejista durasse até sexta-feira (25), quando a casa faz as compras do mercado e a empresa aproveita para vender seu serviço com promoções.

No início de fevereiro, inclusive, a Americanas havia comemorado os efeitos do BBB 22 em sua plataforma, com crescimento de 80% na utilização de cupons no app e um aumento de mais de 50% em visitas no site/app.

O que diz a Americanas

Além do prejuízo por causa da falta de vendas, a Americanas também registrou forte queda na Bolsa de Valores brasileira. Dados da consultoria Economatica publicados pelo UOL Economia estimam que a companhia tenha perdido R$ 3,48 bilhões em valor de mercado só nos últimos dois dias.

Nesta quarta, a varejista informou que os serviços ficaram suspensos nos últimos dias por causa de um "incidente de segurança", mas sem indícios de comprometimento na base de dados de seus clientes. Veja o posicionamento abaixo:

"A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta–feira (23), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados."


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