LISTA NOBRE
PRIMO FILMES/DIVULGAÇÃO
Cena de Cidade Pássaro, de Matias Mariani, um dos selecionados na mostra Panorama do Festival de Berlim
HUMBERTO ABDO
Publicado em 22/1/2020 - 12h15
Enquanto a principal lista de filmes do Festival Berlinale não é divulgada, os títulos das mostras paralelas do evento já foram anunciados. Quatro produções brasileiras farão parte da mostra Panorama, entre eles Nardjes A (2019), novo longa-metragem de Karim Aïnouz, o mesmo diretor de A Vida Invisível (2019), que chegou a concorrer a uma vaga no Oscar 2020 e foi premiado na mostra Um Certo Olhar, em Cannes.
O documentário acompanha, com um celular, um jovem militante na Argélia, país de origem da família do cineasta cearense.
De Matias Mariani, Cidade Pássaro (2020) também foi escolhido. O enredo segue o músico nigeriano Amadi até São Paulo, onde tenta encontrar seu irmão desaparecido.
Completam a lista O Reflexo do Lago (2019), do paraense Fernando Segtowick, sobre pessoas que vivem próximas a uma hidrelétrica na Amazônia, e Vento Seco (2019), de Daniel Nolasco, sobre um rapaz goiano cuja rotina é afetada quando um forasteiro chega à cidade.
Outros destaques da lista incluem Mughal Mowgli (2020), do paquistanês Bassam Tariq, estrelado por Riz Ahmed no papel de um jovem rapper britânico prestes a começar sua primeira turnê mundial quando uma doença incapacitante o atinge; E Minyan (2019), de Eric Steel, ambientado na Nova York dos anos 80, sobre um jovem de 17 anos que questiona as regras de sua comunidade judaica enquanto começa a viver sua homossexualidade no bairro East Village.
A mostra Generations, também divulgada esta semana, terá uma seleção histórica: pela primeira vez, mais de 50% dos filmes são dirigidos por mulheres, dos 59 filmes infantis e juvenis escolhidos para a edição. O nacional Meu Nome É Bagdá (2019), de Caru Alves de Souza, faz parte da lista.
O festival acontece entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março. A seleção de filmes da mostra competitiva ainda não foi divulgada.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.