Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LISTA NOBRE

Quatro filmes brasileiros são selecionados para Festival de Cinema de Berlim

PRIMO FILMES/DIVULGAÇÃO

Dois homens negros debruçados em parapeito de um apartamento, com prédios no fundo

Cena de Cidade Pássaro, de Matias Mariani, um dos selecionados na mostra Panorama do Festival de Berlim

HUMBERTO ABDO

Publicado em 22/1/2020 - 12h15

Enquanto a principal lista de filmes do Festival Berlinale não é divulgada, os títulos das mostras paralelas do evento já foram anunciados. Quatro produções brasileiras farão parte da mostra Panorama, entre eles Nardjes A (2019), novo longa-metragem de Karim Aïnouz, o mesmo diretor de A Vida Invisível (2019), que chegou a concorrer a uma vaga no Oscar 2020 e foi premiado na mostra Um Certo Olhar, em Cannes.

O documentário acompanha, com um celular, um jovem militante na Argélia, país de origem da família do cineasta cearense.

De Matias Mariani, Cidade Pássaro (2020) também foi escolhido. O enredo segue o músico nigeriano Amadi até São Paulo, onde tenta encontrar seu irmão desaparecido.

Completam a lista O Reflexo do Lago (2019), do paraense Fernando Segtowick, sobre pessoas que vivem próximas a uma hidrelétrica na Amazônia, e Vento Seco (2019), de Daniel Nolasco, sobre um rapaz goiano cuja rotina é afetada quando um forasteiro chega à cidade.

Outros destaques da lista incluem Mughal Mowgli (2020), do paquistanês Bassam Tariq, estrelado por Riz Ahmed no papel de um jovem rapper britânico prestes a começar sua primeira turnê mundial quando uma doença incapacitante o atinge; E Minyan (2019), de Eric Steel, ambientado na Nova York dos anos 80, sobre um jovem de 17 anos que questiona as regras de sua comunidade judaica enquanto começa a viver sua homossexualidade no bairro East Village.

A mostra Generations, também divulgada esta semana, terá uma seleção histórica: pela primeira vez, mais de 50% dos filmes são dirigidos por mulheres, dos 59 filmes infantis e juvenis escolhidos para a edição. O nacional Meu Nome É Bagdá (2019), de Caru Alves de Souza, faz parte da lista.

O festival acontece entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março. A seleção de filmes da mostra competitiva ainda não foi divulgada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.