AS AVENTURAS DE POLIANA
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Sophia Valverde como Poliana em As Aventuras de Poliana - O Filme, que estreia nesta quinta (30)
Depois de 871 capítulos, divididos em duas novelas, Poliana (Sophia Valverde) finalmente terá de lidar com as fraquezas de seu Jogo do Contente. Em As Aventuras de Poliana - O Filme, que estreia nesta quinta (30), a mocinha enfrentará uma série de problemas que não são resolvidos com o simples desejo de ver o lado positivo das coisas.
O primeiro deles é seu próprio amadurecimento. Na trama, a protagonista precisa provar ao pai, Otto (Dalton Vigh), que consegue se virar sozinha. Para isso, a jovem arruma um emprego de férias num resort e arrasta com ela os três melhores amigos --João (Igor Jansen), Kessya (Duda Pimenta) e Luigi (Enzo Krieger). Nenhum deles se anima muito com a ideia de trabalhar nas férias, e não tem palavra da loira que os anime.
Até aí, tudo bem. O problema é que, no decorrer da trama, a mocinha e seus amigos vão descobrindo que a administração do resort não é lá das melhores. A diretora, Germana (Barbara França), numa busca desenfreada por lucro, desvia o curso de um rio e despeja detritos nele. Com isso, ela pretende eliminar um vilarejo da região e expandir as áreas de lazer do hotel.
Pessoas perdem suas casas, e todo o ecossistema do local é afetado. Ainda assim, Poliana insiste em se manter otimista. João é quem lhe dá um chacoalhão, numa briga que quase custa o relacionamento dos dois. É a partir daí que, de fato, Poliana começa a trabalhar em seu amadurecimento.
Ela revê seus valores, descarta sua ingenuidade (entendendo que nem todos são bons como ela espera), aprende a lidar com sentimentos negativos e reconhece que o Jogo do Contente não resolve qualquer problema. Essa é a grande virada do filme, que a mostra como uma pessoa capaz de cursar Turismo no exterior: o reconhecimento de que o mundo é maior do que a maneira como ela o enxerga.
Neste sentido, o filme parece "corrigir" dois erros das novelas. O primeiro é esse apego limitante ao pensamento positivo, em detrimento de tomar atitudes reais que possam transformar o mundo. O segundo é mais relacionado a Poliana Moça (2022). Na novela, apesar do nome, Poliana pouco amadureceu. É só agora que vemos uma versão adulta da personagem.
Com cenas de comédia e sequências de perseguições sem sentido, marca registrada das produções oriundas de novelas do SBT, o filme é um bom encerramento para a saga da jovem, alvo de memes por sua duração enorme.
De quebra, a mocinha ainda ganha uma bênção de ninguém mais, ninguém menos do que Jackson Antunes. O veterano faz uma ponta no final do filme, como Salviano, dono do resort --que vivia às escuras sobre o que Germana, sua neta, estava fazendo por ali. "Você está pronta, Poliana", arremata ele, abrindo espaço para que o intercâmbio da mocinha tome forma.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
As Aventuras de Poliana
Dalton Vigh
Duda Pimenta
Enzo Krieger
Igor Jansen
Novela Poliana Moça | SBT
Sophia Valverde
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.