Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AS AVENTURAS DE POLIANA

Poliana encara desastre, perde namorado e abandona Jogo do Contente em filme

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Sophia Valverde caracterizada como Poliana; ela tem os cabelos longos e loiros e olha emburrada para Dalton Vigh, o Otto --fora do quadro

Sophia Valverde como Poliana em As Aventuras de Poliana - O Filme, que estreia nesta quinta (30)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2023 - 6h30

Depois de 871 capítulos, divididos em duas novelas, Poliana (Sophia Valverde) finalmente terá de lidar com as fraquezas de seu Jogo do Contente. Em As Aventuras de Poliana - O Filme, que estreia nesta quinta (30), a mocinha enfrentará uma série de problemas que não são resolvidos com o simples desejo de ver o lado positivo das coisas.

O primeiro deles é seu próprio amadurecimento. Na trama, a protagonista precisa provar ao pai, Otto (Dalton Vigh), que consegue se virar sozinha. Para isso, a jovem arruma um emprego de férias num resort e arrasta com ela os três melhores amigos --João (Igor Jansen), Kessya (Duda Pimenta) e Luigi (Enzo Krieger). Nenhum deles se anima muito com a ideia de trabalhar nas férias, e não tem palavra da loira que os anime.

Até aí, tudo bem. O problema é que, no decorrer da trama, a mocinha e seus amigos vão descobrindo que a administração do resort não é lá das melhores. A diretora, Germana (Barbara França), numa busca desenfreada por lucro, desvia o curso de um rio e despeja detritos nele. Com isso, ela pretende eliminar um vilarejo da região e expandir as áreas de lazer do hotel. 

Pessoas perdem suas casas, e todo o ecossistema do local é afetado. Ainda assim, Poliana insiste em se manter otimista. João é quem lhe dá um chacoalhão, numa briga que quase custa o relacionamento dos dois. É a partir daí que, de fato, Poliana começa a trabalhar em seu amadurecimento.

Ela revê seus valores, descarta sua ingenuidade (entendendo que nem todos são bons como ela espera), aprende a lidar com sentimentos negativos e reconhece que o Jogo do Contente não resolve qualquer problema. Essa é a grande virada do filme, que a mostra como uma pessoa capaz de cursar Turismo no exterior: o reconhecimento de que o mundo é maior do que a maneira como ela o enxerga.

Neste sentido, o filme parece "corrigir" dois erros das novelas. O primeiro é esse apego limitante ao pensamento positivo, em detrimento de tomar atitudes reais que possam transformar o mundo. O segundo é mais relacionado a Poliana Moça (2022). Na novela, apesar do nome, Poliana pouco amadureceu. É só agora que vemos uma versão adulta da personagem.

Com cenas de comédia e sequências de perseguições sem sentido, marca registrada das produções oriundas de novelas do SBT, o filme é um bom encerramento para a saga da jovem, alvo de memes por sua duração enorme.

De quebra, a mocinha ainda ganha uma bênção de ninguém mais, ninguém menos do que Jackson Antunes. O veterano faz uma ponta no final do filme, como Salviano, dono do resort --que vivia às escuras sobre o que Germana, sua neta, estava fazendo por ali. "Você está pronta, Poliana", arremata ele, abrindo espaço para que o intercâmbio da mocinha tome forma.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.