Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMO ASSISTIR?

Ordem Star Wars: Entenda a sequência de todos os filmes da franquia espacial

Fotos: Divulgação/Lucasfilm e Walt Disney Pictures

Montagem com fotos dos atores Hayden Christensen, Carrie Fisher e Adam Driver, em cenas dos filmes da franquia Star Wars

Anakin (Hayden Christensen), Leia (Carrie Fisher) e Kylo (Adam Driver): destaques dos nove Star Wars

REDAÇÃO

Publicado em 3/5/2020 - 5h49

Quinta franquia de entretenimento mais rentável do mundo, com cerca de US$ 70 bilhões (R$ 384 bilhões) em receita desde a sua estreia, em 1977, a saga espacial Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, para os fãs clássicos) pode confundir a cabeça dos mais desatentos, já que a ordem de lançamentos de seus longas e séries não ocorreu na sequência dos fatos da trama.

Agora que os nove episódios principais da história de Luke Skywalker (Mark Hamill) estão disponíveis no Prime Video, o Notícias da TV preparou um guia prático para você fazer sua imersão nessa galáxia muito, muito distante. É uma boa maneira de comemorar o Star Wars Day, que acontece nesta segunda-feira (4).

Para os novatos, a data comemorativa foi criada a partir de um trocadilho com a frase "May the Force be with you" (que a Força esteja com você), que vira "May the Fourth be with you" (4 de maio esteja com você).

Conheça as duas principais diferentes maneiras de assistir a Star Wars e divirta-se!

Ordem cronológica dos fatos

Se você não é daqueles que gosta de ficar indo e voltando no tempo, nada mais justo (e fácil) do que acompanhar a trama na sequência em que ela ocorreu. Para facilitar, os próprios produtores renomearam os primeiros longas, então basta seguir a ordem dos episódios no título para saber como vê-los --e depois encaixar os spin-offs e as animações no meio se quiser a experiência completa. Veja:

- Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (filme, 1999)
- Episódio 2 - Ataque dos Clones (filme, 2002)
- Star Wars: The Clone Wars (série animada, 2008-2020)
- Episódio 3 - A Vingança dos Sith (filme, 2005)
- Star Wars: Droids (série animada, 1985-1986) 
- Han Solo: Uma História Star Wars (filme, 2018)
- Star Wars Rebels (série animada, 2014-2018)
- Rogue One: Uma História Star Wars (filme, 2016)
- Episódio 4 - Uma Nova Esperança (filme, 1977)
- Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (filme, 1980)
- Episódio 6 - O Retorno de Jedi (filme, 1983)
- The Mandalorian (série live action, desde 2019, ainda inédita no Brasil)
- Star Wars Resistance (série animada, 2018-2020)
- Episódio 7 - O Despertar da Força (filme, 2015)
- Episódio 8 - Os Últimos Jedi (filme, 2017)
- Episódio 9 - A Ascenção Skywalker (filme, 2019)

Ordem de lançamento

Se você está começando agora a mergulhar no universo de Star Wars, mas deseja ter a mesma experiência dos fãs que estão na história desde o início, a opção é ver os filmes e séries na mesma ordem que foram lançados. A compreensão não será afetada --afinal, as trilogias funcionam de maneira independente--, e você evitará o spoiler de uma das principais reviravoltas da história do cinema. Confira:

- Episódio 4 - Uma Nova Esperança (filme, 1977)
- Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (filme, 1980)
- Episódio 6 - O Retorno de Jedi (filme, 1983)
- Star Wars: Droids (série animada, 1985-1986) 
- Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (filme, 1999)
- Episódio 2 - Ataque dos Clones (filme, 2002)
- Episódio 3 - A Vingança dos Sith (filme, 2005)
- Star Wars: The Clone Wars (série animada, 2008-2020)
- Star Wars Rebels (série animada, 2014-2018)
- Episódio 7 - O Despertar da Força (filme, 2015)
- Rogue One: Uma História Star Wars (filme, 2016)
- Episódio 8 - Os Últimos Jedi (filme, 2017)
- Han Solo: Uma História Star Wars (filme, 2018)
- Star Wars Resistance (série animada, 2018-2020)
- The Mandalorian (série live action, desde 2019, ainda inédita no Brasil)
- Episódio 9 - A Ascenção Skywalker (filme, 2019)

Tramas dos filmes e das séries de Star Wars

Star Wars: Episódio 1 - Ameaça Fantasma (1999)

Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) precisam defender o pacífico planeta Naboo da maquiavélica Federação Comercial. Para isso, a dupla de heróis viaja para proteger a jovem rainha Amidala, interpretada por Natalie Portman. Eles precisam salvá-la da Federação e de seu líder, o senador Palpatine (Ian McDiarmid), que planeja forçá-la a assinar um tratado político.

Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002)

Dez anos depois, Obi-Wan Kenobi passou de aprendiz a professor dos ensinamentos Jedi para Anakin Skywalker (Hayden Christensen). Ambos foram escolhidos para proteger a agora senadora Padmé Amidala (Natalie Portman), que tem sua vida ameaçada por facções separatistas da República. O filme explora o início de uma paixão proibida entre Anakin e Amidala.

Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005)

No terceiro episódio da saga, Anakin Skywalker trai o próprio mestre para se manter leal ao agora chanceler Palpatine, que enfrenta um embate com o Conselho Jedi. Seduzido pelas promessas de poder de Darth Sidious (Ian McDiarmid), Skywalker começa a se aproximar mais do vilão, antes de se tornar o temível Darth Vader e tramar a aniquilição de todos os cavaleiros Jedi.

Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança (1977)

No filme mais antigo da franquia, o jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) se vê envolvido em uma guerra intergalática quando encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) sobre os planos da construção da Estrela da Morte. Ele se junta aos rebeldes da Resistência e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir essa terrível ameaça.

Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-Ataca (1980)

Sob o comando de Darth Vader (David Prowse, voz de James Earl Jones), o Império arma um ataque contra os membros da Resistência, que são obrigados a fugir. Em meio ao conflito, Luke Skywalker procura o mestre Yoda (Frank Oz), que poderá ensiná-lo a dominar a Força, virar um cavaleiro Jedi e derrotar o Império. No entanto, o vilão tenta levá-lo para o lado negro da Força.

Star Wars: Episódio 6 - O Retorno de Jedi (1983)

Enquanto o imperador Palpatine supervisiona a construção de uma nova Estrela da Morte, Luke Skywalker liberta Han Solo e a princesa Leia das mãos de Jabba, o Hutt. Apesar do ato heroico, Skywalker só se tornará um cavaleiro Jedi caso destrua Darth Vader. No embate entre os dois, é revelado um dos grandes segredos da saga.

Star Wars: Episódio 7 - O Despertar da Força (2015)

A nova ameça para a galáxia é a Primeira Ordem, uma organização sombria que surge na tentativa de acabar com a República décadas após a queda de Darth Vader e do Império. Os vilões liderados por Kylo Ren (Adam Driver), general Hux (Domhnall Gleeson) e o líder supremo Snoke (Andy Serkis) terão um embate com Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e personagens clássicos da saga, como a princesa Leia Organa e Han Solo.

Star Wars: Episódio 8 - Os Últimos Jedi (2017)

Depois de encontrar o mítico Luke Skywalker recluso em uma ilha isolada, Rey começará a desvendar mistérios da Força a partir dos ensinamentos do mestre Jedi. Ele terá que tomar uma decisão que mudará os rumos de seu pacato estilo de vida. Enquanto isso, a Primeira Ordem, de Kylo Ren e general Hux, se reorganiza para enfrentar a Resistência.

Star Wars: Episódio 9 - A Ascensão Skywalker (2019)

No desfecho da saga, acontece o retorno do Imperador Palpatine e todos voltam a temer seu poder. A Resistência tomará a frente da batalha. Em treinamento para ser uma completa Jedi, Rey continuará em conflito com seu destino, em questionamento com seu passado, futuro e com as respostas que pode conseguir a partir de sua ligação com Kylo Ren, que também se encontra em conflito pela Força.

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Nesse spin-off, a habilidosa Jyn Erso (Felicity Jones) é resgatada da prisão e chamada para participar de uma equipe que tem como missão roubar a Estrela da Morte, a arma mais poderosa do Império. A ideia é descobrir como a arma funciona, para que, então, a Aliança Rebelde possa lançar um ataque e destruí-la. O futuro de toda a galáxia ficará nas mãos da garota.

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Antes de conhecer Luke e Leia, o jovem Han Solo (Alden Ehrenreich) era apenas um piloto malandro que vivia de pequenos golpes com a namorada, Qi'ra (Emilia Clarke). Os dois acabaram tomando rumos diferentes, mas acabam por se cruzar novamente em lados opostos quando Solo é escalado por um grupo de ladrões para uma missão extremamente mortal pela galáxia.

The Mandalorian (2019)

A primeira série live action da franquia gira em torno do caçador de recompensa mandaloriano (vivido por Pedro Pascal) que trabalha nos confins da galáxia e vê sua vida mudar ao se deparar com uma criatura misteriosa que precisa de sua ajuda. Nos Estados Unidos, a atração estreará sua segunda temporada em outubro. No Brasil, ela segue inédita até a chegada do Disney+, prevista para novembro.

Star Wars: Droids (1985-1986)

Queridinhos das crianças na trilogia lançada entre 1977 e 1983, os robôs C-3PO e R2-D2 ganharam uma animação só deles. Na história, os dois viajam por diferentes planetas, servem a diferentes mestres e enfrentam gângsteres, criminosos, piratas, caçadores de recompensa e até o terrível Império. Durou apenas 13 episódios e um especial de uma hora para encerrar a trama.

Star Wars: The Clone Wars (2008-2020)

Depois de experimentar um retorno à animação com programetes de dois a três minutos, a Lucasfilm lançou The Clone Wars, que mostra como a República, os Separatistas e o Conselho Jedi agiram durante as Guerras Clônicas, mostradas apenas brevemente no Episódio 2. A animação começou no Cartoon Network (2008-2013), migrou para a Netflix (2014) até chegar ao fim no Disney+ (2020).

Star Wars Rebels (2014-2018)

Mais de uma década após a queda da República e dos Jedi, um grupo de rebeldes se une em uma nave espacial chamada Ghost para realizar missões que tentam barrar o avanço do maligno Império pela galáxia. A história teve 75 episódios ao longo de quatro temporadas e foi exibida pelo Disney XD.

Star Wars Resistance (2018-2020)

O jovem piloto Kaduza Xiono é recrutado pela Resistência para espionar em ações perigosas da Primeira Ordem, que tem espalhado seu reino de terror pela galáxia. Personagens do cinema, como Poe Dameron (Oscar Isaac) e a capitã Phasma (Gwendoline Christie) fizeram participações ao longo dos 40 episódios.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.