Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TALIBÃ NO PODER

O que está acontecendo no Afeganistão? Sete filmes para entender a crise

REPRODUÇÃO/PARIS FILMES

Um cidadão afegão estende a mão para Mark Wahlberg, que está machucado, e o ajuda, enquanto faz sinal de silêncio com um dedo na boca

Marcus Luttrell (Mark Wahlberg, à dir) cumprimenta afegão em cena do filme O Grande Herói

ISABEL MELLO

isabel@noticiasdatv.com

Publicado em 18/8/2021 - 6h15

Vídeos e imagens de afegãos que tentam fugir do país circularam nas redes sociais e assustaram os internautas nos últimos dias. A crise na região asiática não é novidade, mas novos desdobramentos reconduziram os talibãs ao poder e fizeram com que o caos se instaurasse novamente.

Desde a Guerra do Afeganistão, iniciada em 2001, diversas produções foram elaboradas a fim de retratar os impactos dos conflitos e os horrores sofridos pela sociedade afegã.

Conheça sete filmes para entender o que está acontecendo no Afeganistão:

Os Olhos de Cabul

A animação francesa se passa no ano de 1998 em Cabul, capital ocupada pelos talibãs. A produção mostra como o poder desse grupo fundamentalista afeta a vida de dois casais. Apaixonados, eles buscam esperança em meio à destruição e à opressão pelas quais são obrigados a passar.

A obra, dirigida por Zabou Breitman e Éléa Gobbé-Mévellec, foi lançada em 2019 e exibida no Festival de Cannes. Com duração de 80 minutos, é possível assisti-la no streaming do Telecine.

Posto de Combate

Estrelado por Orlando Bloom, Posto de Combate (2020) se baseia em eventos reais ocorridos na Batalha de Kamdesh, confronto mais sangrento da Guerra do Afeganistão. O longa acompanha um grupo de soldados americanos no combate contra os radicais pertencentes ao Talibã.

O conflito aconteceu em outubro de 2009, quando pouco mais de 50 militares estadunidenses foram atacados por centenas de rebeldes. Depois do embate, oito americanos morreram, e cerca de 20 ficaram feridos.

A produção foi baseada no livro The Outpost: An Untold Story of American Valor, do jornalista Jake Tapper. Dirigido por Rod Lurie, o filme está disponível no Paramount+, iTunes, Now, Google Play, YouTube, Vivo Play e Sky Play.

Tell Spring Not to Come This Year

Produção lançada em 2015, Tell Spring Not to Come This Year se passa em um cenário pós-retirada das tropas da Otan do Afeganistão. Saeed Taji Farouky e Michael McEvoy, diretores do longa, acompanharam soldados na província de Helmand durante um ano.

As filmagens revelaram a precariedade e os perigos enfrentados pelos militares na luta contra os rebeldes do Talibã. É possível comprar o longa no iTunes.

Leões e Cordeiros

Com um elenco de peso, liderado por Tom Cruise, Meryl Streep e Robert Redford, o longa retrata três americanos durante a Guerra do Afeganistão: um senador, uma jornalista e um professor.

Além disso, dois ex-alunos de Stephen Malley (Robert Redford) estão vivendo a guerra na linha de frente. As histórias se conectam ao longo da trama e acompanham a participação dos Estados Unidos na guerra em diferentes segmentos. O filme de 2007 tem direção do próprio Robert Redford e pode ser visto no Prime Video.

Restrepo

Lançado em 2010 e indicado ao Oscar no ano seguinte, o documentário acompanha um pelotão dos Estados Unidos no posto de Restrepo. O filme foi gravado durante um ano no Vale Korengal, um dos lugares mais perigosos do mundo na época.

Sebastian Junger e Tim Hetherington foram os responsáveis pela produção e direção da obra, não disponível em nenhum streaming no momento.

O Grande Herói

Lançado em 2013, o filme se baseia em uma missão americana em território afegão que não saiu como o planejado. Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, quatro militares foram enviados para executar o terrorista Shah.

No entanto, Marcus Luttrell (Mark Wahlberg), um dos fuzileiros, recebe ordens para matar um idoso e três crianças, mas não consegue e decide deixá-los vivos. O esconderijo dos americanos acaba sendo descoberto, e eles são atacados pelos rebeldes.

Disponível no Prime Video, O Grande Herói foi dirigido por Peter Berg, a partir de uma adaptação do livro O Único Sobrevivente, de Marcus Luttrell.

A Pedra da Paciência 

Em A Pedra da Paciência, um herói de guerra leva um tiro no pescoço e, em estado vegetativo, é abandonado pelos seus companheiros de jihad e pela família. Sua mulher, interpretada por Golshifteh Farahani, é quem fica ao seu lado.

Dia após dia, ela enfrenta o caos, a miséria e a destruição. Com o marido em coma, ela passa a desabafar sobre as suas angústias e as dificuldades de ser uma mulher com o Talibã no poder.

O filme foi criado a partir do livro A Pedra de Paciência, escrito pelo diretor do longa, Atiq Rahimi. É possível comprá-lo no Google Play e no iTunes.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.