Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ORIGENS SECRETAS

Novo filme espanhol da Netflix coloca serial killer contra fãs de cultura pop

Divulgação/Netflix

Brays Efe, Verónica Echegui e Javier Rey em cena de Origens Secretas (2020), filme da Netflix

Brays Efe, Verónica Echegui e Javier Rey vivem o trio de protagonistas de Origens Secretas, da Netflix

ANDRÉ ZULIANI

Publicado em 5/9/2020 - 6h50

Cada vez mais expert em transformar filmes espanhóis em hits, a Netflix outra vez colocou uma produção do país entre os destaques da plataforma. Origens Secretas (2020), novo longa original do serviço, entrou para a lista dos mais assistidos com uma trama inusitada: um serial killer enfrenta policiais cheios de referências da cultura pop.

Mesmo que à primeira vista a sinopse pareça estranha, a produção logo trata de mostrar que o espectador vai acompanhar uma narrativa tradicional de mistério: um policial em busca de criminoso, com pistas a serem decifradas pelo caminho.

A história gira em torno do detetive David Valentin (Javier Rey), recém-chegado à Madrid. O jovem tem a missão de substituir Cosme (Antonio Resines), lendário oficial do departamento de polícia que está em vias de se aposentar. Logo após a sua chegada, Valentin precisa lidar com o surgimento de um misterioso serial killer.

Cada cena dos crimes é inspirada na história de origem de um super-herói das histórias quadrinhos: Hulk, Homem de Ferro, Homem-Aranha e até X-Men. Toda a narrativa do criminoso (e de Origens Secretas) é inundada com referências à cultura pop, de Star Wars a Pokémon.

Cético, Valentin nunca foi apaixonado por nerdices. Para acompanhá-lo nas investigações, a inspetora Norma (Verónica Echegui) --ela mesma uma otaku, fã de cosplay e animes-- determina que o jovem Jorge (Brays Efe), filho de Cosme e dono de uma loja de quadrinhos, o ajude a decifrar as pistas.

O papel de Jorge em Origens Secretas, além de completar a dupla dinâmica feita com o detetive, é representar os fãs de cultura pop e ensinar a Valentin (e ao espectador) que o assassino tem muito mais a dizer do que aparenta. No filme, os nerds não são o alvo da piada, mas sim aqueles que sempre estão por cima.

A crítica nas entrelinhas

Mesmo que a base de sua narrativa utilize elementos preferidos pelos mais jovens, o filme dirigido por David Galán Galindo não aborda temas importantes de forma rasa.

Através das opiniões do médico-legista Bruguera (Ernesto Alterio), o roteiro, escrito por Galindo e Fernando Navarro, critica o sistema judiciário da Espanha e a falta de punição para criminosos do alto escalão da sociedade.

Origens Secretas é um filme que dialoga com produções como a série Watchmen (2019) e Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995). Pode até não ter a mesma qualidade, mas para quem ama cultura pop, é um bom mistério a ser desvendado.

Assista ao trailer:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.