Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA NESTA QUINTA

Mistura de Luca com Red, Ruby Marinho faz da puberdade um monstro divertido

Fotos: Divulgação/Universal Pictures

Ruby cumprimenta Connor em cena de Ruby Marinho - Monstro Adolescente

Ruby (Agatha Paulita) vive dramas da adolescência, como a paixão por Connor (Gabriel Santana)

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2023 - 6h20

Em uma cidade litorânea, uma criatura marinha adolescente se disfarça de humana, faz amizades improváveis com outros habitantes e vive dilemas típicos de sua idade enquanto tenta entender (e abraçar) sua real natureza. Parece a sinopse de Luca (2021), da Pixar, mas é Ruby Marinho - Monstro Adolescente, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (29).

A produção ainda remete a outra animação recente da Disney, Red - Crescer É uma Fera (2022), já que a protagonista Ruby (voz de Agatha Paulita) também se transforma em um monstro gigante sempre que encara uma situação extrema --no caso, quando entra em contato com a água do mar, algo que sua família havia proibido expressamente.

Ter seu produto comparado com o da concorrência não é uma novidade para a DreamWorks Animation --afinal, sua primeira produção, FormiguinhaZ (1998), estreou um mês antes de Vida de Inseto (1998), que tinha temática muito similar. Vinte e cinco anos depois, a história se repete, dessa vez com a Pixar saindo na frente com suas animações.

Mas tentar igualar Ruby Marinho a Luca ou Red é injusto para o novo longa, que consegue entreter o público por conta própria ao contar uma história inteligente, que faz da puberdade um monstro divertido: é impossível não se identificar com a confusão de sentimentos, a explosão súbita de emoções e as temidas transformações corporais que a protagonista vive.

Ruby é uma jovem tímida de 15 anos, que leva uma vida típica de estudante do colégio: tem um grupinho de amigos nerds, com quem compartilha gostos e temores, e é apaixonada pelo skatista Connor (Gabriel Santana) --para quem dá aulas de Matemática. Ela seria uma adolescente normal, não fosse por um nada pequeno "detalhe": sua família é formada por krakens, monstros marinhos mitológicos que são o terror dos sete mares (que o diga Jack Sparrow, vivido por Johnny Depp na franquia Piratas do Caribe).

Ruby (à dir.) é neta da rainha dos krakens

Os Marinho vivem em uma cidade costeira dos Estados Unidos, sem levantar nenhuma suspeita dos humanos que ali habitam --para justificar qualquer excentricidade, inclusive sua pele de cor azul, basta dizer que eles são imigrantes canadenses. Ruby também foge do contato com o mar --segundo sua mãe, Agatha (Adriana Pissardini), é para evitar o ataque de monstros.

Só que, no dia em que decide convidar Connor para o baile de formatura, Ruby acaba causando um acidente que derruba o rapaz na água. Ela mergulha no oceano para salvá-lo e se transforma em um kraken gigante e roxo, com direito a tentáculos nos lugares dos braços e das pernas. É o pontapé para a jovem descobrir os segredos da família --que inclui até a realeza dos krakens.

Enquanto tenta entender os fatos que sua mãe escondeu dela durante todo esse tempo, Ruby começa a praticar seus "superpoderes" de kraken gigante em aulas com a avó (Patrícia Scalvi), a Rainha Guerreira dos Sete Mares. Ao mesmo tempo, a protagonista precisa fingir que nada mudou em sua vida humana --mesmo virada do avesso com a chegada da novata Chelsea (Giovanna Lancellotti), que se torna popular na escola e atrai Connor.

Ruby Marinho - Monstro Adolescente tem seus melhores momentos quando usa a transformação da mocinha para falar sobre os dilemas da adolescência. Mas a história dirigida por Kirk DeMicco (indicado ao Oscar por Os Croods) também vira um filme de aventura com a inclusão de uma guerra entre sereias e krakens, culminando em uma grande batalha entre as espécies na qual Ruby precisará mostrar toda a sua força para que o bem prevaleça.

O longa estreia nos cinemas nesta quinta-feira. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.