Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARATONA NO SOFÁ

Filmes que devem concorrer ao Oscar já estão na TV paga; assista a sete deles

Fotos: Divulgação

O ator Fionn Whitehead em cena de Dunkirk (à esq.): filme deve estar entre os mais indicados - Fotos: Divulgação

O ator Fionn Whitehead em cena de Dunkirk (à esq.): filme deve estar entre os mais indicados

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 18/1/2018 - 13h07

Na próxima terça (23), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vai anunciar os indicados ao Oscar. Alguns dos filmes que devem marcar presença na lista já deixaram as salas de cinema e estão disponíveis na TV paga. Assim, é possível iniciar uma maratona cinematográfica dos concorrentes de 2018 sem precisar sair do sofá.

Já nomeados ao Globo de Ouro, o drama de guerra Dunkirk e o terror com pitadas de comédia Corra! têm indicação praticamente garantida à categoria principal, a de melhor filme. Ambos também devem emplacar vagas em melhor diretor, e Daniel Kaluuya está bem cotado para concorrer como melhor ator por Corra!.

A Guerra dos Sexos, comédia sobre a história real de uma partida de tênis entre uma tenista (Emma Stone) e um ex-campeão (Steve Carell), pode render indicações para os dois atores em suas respectivas categorias. Já o controverso Mãe!, que dividiu a crítica, talvez surpreenda e emplaque quatro de seus bons atores na premiação.

Longas como Em Ritmo de Fuga, Mulher-Maravilha e o próprio Dunkirk devem dominar as categorias técnicas. E, entre as animações, O Poderoso Chefinho seria uma agradável renovação do gênero na estatueta dourada. Todos estão disponíveis para locação no Now, serviço de vídeo sob demanda da Net e da Claro TV.

O anúncio das indicações ao Oscar está previsto para começar às 12h (horário brasileiro de verão). A transmissão ao vivo na terça-feira ocorrerá no site oficial da academia. Já a entrega dos prêmios será em 4 de março.

Confira sete filmes com cara de Oscar 2018 que já podem ser vistos na TV paga:

James D'Arcy (à esq.) e Kenneth Branagh estão em Dunkirk: muitas indicações prováveis

Dunkirk
O longa sobre uma batalha tensa na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que colocou soldados belgas, britânicos e franceses contra alemães deve ser um dos recordistas de indicações no prêmio. Segundo o site Gold Derby, que analisa a probabilidade de cada longa no Oscar, Dunkirk está essencialmente garantido na disputa de melhor filme e diretor (para Christopher Nolan).

Dunkirk também é favorito em categorias como montagem, edição de som e mixagem de som, e tem boas chances de concorrer por cinematografia, design de produção, trilha sonora e efeitos visuais. E, com indicações a filme e diretor, também parece provável que o longa concorra como melhor roteiro original.

Daniel Kaluuya tem boas chances de ser indicado por seu papel no elogiado terror Corra!

Corra!
Uma das grandes surpresas de 2017, Corra! marcou a estreia do comediante Jordan Peele como diretor. O terror com crítica social conta a história de Chris (Daniel Kaluuya), um rapaz negro que vai conhecer os pais da namorada branca (Alison Williams) pela primeira vez. Aos poucos, o racismo dos personagens vem à tona.

De acordo com o Gold Derby, Corra! é aposta certeira para concorrer como melhor filme, diretor e ator. Também é favorito como roteiro original e deve ser lembrado por sua montagem. Já os atores Alison Williams (de Girls), Catherine Keener e Bradley Whitford (de The West Wing) vão ter que se contentar com as indicações dos outros.

Emma Stone e Steve Carell vivem tenistas que se enfrentam na comédia A Guerra dos Sexos

A Guerra dos Sexos
Indicados ao Globo de Ouro, Emma Stone e Steve Carell podem cravar uma vaga também no Oscar pelo filme A Guerra dos Sexos. Na história, baseada em fatos reais, a tenista Billie Jean King (Emma), então campeã mundial, aceita enfrentar o ex-campeão Bobby Riggs (Carell) em uma partida que se tornou um dos eventos esportivos mais vistos da década de 1970.

Além dos dois atores, a música If I Dare, da cantora Sara Bareilles, também pode entrar na disputa de melhor canção original, segundo os especialistas do Gold Derby.

Famoso por A Culpa É das Estrelas, Ansel Elgort é o protagonista do pop Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga
Elogiado por sua trilha sonora e por uma história construída de forma inovadora, Em Ritmo de Fuga perdeu alguns pontos com os críticos porque tem Kevin Spacey entre os atores principais. Como o lobby de bastidores é mais importante do que a qualidade dos filmes, uma indicação ao ator acusado de assédio é impossível.

Porém, o Gold Derby aponta que o filme do diretor pop Edgar Wright não passará batido na cerimônia e deve cravar indicações em três categorias menores, que premiam a técnica do filme: montagem, edição de som e mixagem de som.

Mulher-Maravilha, estrelado por Gal Gadot, pode fazer história se for indicado a melhor filme

Mulher-Maravilha
Elogiado pela crítica e prestigiado pelo público, o longa que mostra a origem da heroína Mulher-Maravilha (Gal Gadot) recebeu uma forte campanha da Warner Bros. para que concorresse em categorias importantes, como melhor filme, diretora (para Patty Jenkins) e até atriz.

É quase certo que a produção concorrerá a edição de som e mixagem de som, mas o longa ainda pode fazer história e se tornar o primeiro filme de super-herói a ser indicado à categoria principal. O Gold Derby coloca Mulher-Maravilha como um dos 15 favoritos a ter uma vaga _o número de indicados a melhor filme varia a cada premiação e pode ir de 5 a 10, dependendo do número de votos recebido.

Incompreendido, o filme Mãe! pode render a quinta indicação de Jennifer Lawrence ao Oscar

Mãe!
O filme mais controverso de 2017 foi Mãe!, do aclamado Darren Aronofsky. Embora vaiado no festival de Veneza, garantiu indicações em premiações do mundo todo e entrou no top 10 de vários críticos. Queridinha da academia, com quatro nomeações (e um Oscar) em seis anos, Jennifer Lawrence pode emplacar uma quinta neste ano e seguir os passos da veterana Meryl Streep, que já concorreu 20 vezes.

Outras figurinhas que marcam presença no Oscar talvez emplaquem indicações: Javier Bardem (três vezes indicado, com uma vitória) disputa uma vaga como melhor ator; Michelle Pfeiffer (três vezes indicada) está na luta por melhor atriz coadjuvante; e Ed Harris (quatro indicações) pode entrar como ator coadjuvante.

Um bebê que age como mafioso é o astro da divertida animação O Poderoso Chefinho

O Poderoso Chefinho
Um bebê maduro demais para sua idade e que age como um mafioso é o protagonista de O Poderoso Chefinho, que está na luta por uma indicação a melhor animação. Segundo o Gold Derby, outros possíveis concorrentes são As Aventuras do Capitão Cueca, Meu Malvado Favorito 3 e Carros 3, também disponíveis no Now.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.