LANÇADO EM 2016
REPRODUÇÃO/CINE GROUP
Juliana Oliveira em depoimento para o documentário Brasil - DNA África (2016)
A Globo exibe o documentário Brasil - DNA África no Corujão desta terça-feira (6), a partir das 3h (horário de Brasília). Lançada em 2016, a produção se propõe a colaborar no processo de resgate da origem de parte dos brasileiros ao contar a história de cinco cidadãos comuns que se submetem a um teste de DNA e descobrem suas origens na África.
O documentário tem como objetivo investigar a origem dos afrodescendentes e a importância dos africanos na construção do Brasil. O projeto está baseado em três eixos: o histórico, o cultural e o científico.
Ao identificar os principais portos de saída e de chegada usados pelos colonizadores europeus na África e no Brasil, obteve-se os dados históricos sobre o tráfico negreiro e o número de africanos trazidos como escravos, estimado em pelo menos 4,8 milhões de pessoas entre os séculos 16 e 19.
Esse processo de quase 400 anos representou uma ruptura histórica para os descendentes dos povos africanos.
A produção dirigida por Mônica Monteiro mostra como a chegada de milhões de africanos ao longo dos séculos teve forte influência nas artes, na religião, na culinária e na formação do povo brasileiro.
A partir de testes de DNA feitos em 150 afrodescendentes dos cinco Estados brasileiros que mais receberam africanos, o projeto pretende ajudar no resgate de uma história que se perdeu com o tráfico ao identificar a ascendência étnica desses brasileiros, apontando os locais de origem de seus antepassados.
Veja os outros filmes que serão exibidos no Corujão nesta semana: Uma Nova Chance para Amar (quarta-feira), Desmanche - Perigo Nas Ruas (quinta-feira) e Amor em Jogo (sexta-feira).
Assista abaixo ao trailer de Brasil - DNA África:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.