Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AVENTURA E FANTASIA

A Bússola de Ouro na Sessão da Tarde: Confira cinco curiosidades sobre o filme

REPRODUÇÃO/PLAYARTE PICTURES

Com roupas de frio, Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) está cercada por ursos polares em cena de A Bússola de Ouro (2007)

Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) em A Bússola de Ouro (2007), filme da Sessão da Tarde de hoje (24)

REDAÇÃO

Publicado em 24/7/2020 - 4h50

A Globo exibe o filme A Bússola de Ouro na Sessão da Tarde desta sexta-feira (24), às 14h57 (horário de Brasília). Lançado em 2007 e baseado nas histórias do escritor Philip Pullman, o longa mostra a trajetória de Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards), uma garota que enfrenta forças das trevas para salvar seu melhor amigo após ele desaparecer.

Lyra é uma órfã que foi criada na Universidade de Oxford. No mundo em que vive, todas as pessoas têm um daemon, uma espécie de manifestação da própria alma em forma animal. A protagonista leva uma vida tranquila até que ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó".

Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta.

Em Londres, a órfã descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas seu melhor amigo Roger (Ben Walker). Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte em uma jornada que pode alterar o mundo para sempre.

Também estão no elenco Jim Carter, Nicole Kidman e Tom Courtenay. Confira cinco curiosidades sobre o longa:

Vaivém de diretores

Tom Stoppard foi contratado para escrever o roteiro de A Bússola de Ouro em 2003. Porém, a adaptação dele foi descartada quando Chris Weitz assumiu a direção do filme. O diretor preferiu fazer ele mesmo o roteiro. Em 2004, Weitz desistiu de trabalhar no filme e afirmou que estava intimidado com os desafios técnicos.

No ano seguinte, Anand Tucker foi contratado como o novo diretor. Ele alterou a história e definiu que o foco da produção seria a busca de Lyra por sua família e autoconhecimento. Uma nova reviravolta ocorreu em 2006, quando Tucker desistiu do trabalho ao alegar diferenças criativas com a New Line Cinema, responsável pela adaptação. Chris Weitz, então, foi recontratado para dirigir a trama.

Escolha da protagonista

Mais de 10 mil crianças fizeram testes em Cambridge, Oxford, Exeter e Kendal para a interpretar a personagem Lyra Belacqua. Dakota Blue Richards levou a melhor e foi escolhida em junho de 2006, com a aprovação de Philip Pullman.

Pitacos do autor

Escritor da saga, Philip Pullman tentou dar suas opiniões sobre o elenco de A Bússula de Ouro. Ele desejava que Jason Isaacs fosse Lorde Asriel, Nicole Kidman interpretasse Marisa Coulter e Samuel L. Jackson vivesse Lee Scoresby. Mas o autor não teve nenhuma participação na escolha dos atores. Pelo menos Nicole ficou de acordo com a vontade de Pullman!

Velhos conhecidos

A Bússola de Ouro repete algumas parcerias já vistas no cinema. Nicole Kidman e Daniel Craig, por exemplo, atuam juntos em Invasores (2007). Este também é o segundo filme em que Craig contracena com Eva Green. Antes, os dois tinha aparecido em 007 - Cassino Royale (2006).

Frio demais

Algumas cenas da história foram filmadas na Noruega, porém, nenhum dos atores participou dessas gravações. Eles não tiveram permissão de atuar no país, já que os produtores não conseguiram encontrar uma companhia de seguros que permitisse que os membros da equipe andassem com espingardas para se protegerem de animais. Além disso, eles imaginaram que os artistas poderiam ficar doentes por conta das temperaturas extremas.

Assista abaixo ao trailer de A Bússola de Ouro, atração da Sessão da Tarde:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.