Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRANHA FORMA DE VIDA

Brokeback Mountain 2? Pedro Pascal explora desejo masculino em faroeste

DIVULGAÇÃO/O2 E MUBI

Pedro Pascal, à esquerda, e Ethan Hawke, à direita

Pedro Pascal e Ethan Hawke interpretam casal de caubóis em novo filme de Pedro Almodóvar

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 9/9/2023 - 6h25

Lançado em 2005, O Segredo de Brokeback Mountain se tornou uma das principais referências cinematográficas para a comunidade LGBTQIA+. Antes de chegar às mãos de Ang Lee, a produção foi oferecida a Pedro Almodóvar. No entanto, o diretor negou o convite por acreditar que não teria a liberdade necessária para desenvolver o longa. Mais de 15 anos depois, o espanhol finalmente traz sua perspectiva para o gênero faroeste. Em Estranha Forma de Vida, estrelado por Pedro Pascal e Ethan Hawke, o cineasta explora o desejo masculino.

No média-metragem, Pascal interpreta Silva, dono de um rancho. Por conta de uma dor nas costas, ele decide viajar para Bitter Creek em busca de um médico. Na cidade, o personagem se encontra com o xerife Jake (Ethan Hawke), um amigo com quem não se reunia há 25 anos. Durante a juventude, ambos trabalharam como caçadores de recompensa e se entregaram a uma paixão que durou dois meses.

A forma como as memórias se apresentam durante o reencontro estabelece as divergências nas personalidades de cada personagem. Pascal foge da frieza do Joel de The Last of Us e se entrega ao estereótipo latino. Silva não faz questão de esconder seus sentimentos por Jake.

O personagem de Ethan Hawke, por sua vez, não consegue se entregar por completo às emoções. Ele representa a lei e deve cumprir com sua palavra --seja como xerife ou em relações familiares.

Quando eram caçadores de recompensa, os personagens mesclavam trabalho, festas e desejo. Convidado para jantar na casa do xerife, Silva conta que ainda bebe para relembrar as noites que teve com Jake. Inicialmente, o personagem de Hawke desvia e afirma que não consome mais álcool. Em seguida, o caubói não resiste às lembranças de uma vida que poderia ter tido.

O erotismo da produção está na sutileza. Há um único trecho de nudez, em que o bumbum de Pascal fica à mostra; a tensão sexual é construída em cima do diálogo e dos cortes de câmera.

A dubiedade dos sentimentos de Silva intensifica a angústia da trama. Após uma noite de amor, é revelado que a viagem de Pascal pode estar relacionada a crimes que aconteceram em Bitter Creek.

Com a razão à frente das emoções, Jake não poderá apostar sua confiança no caráter do rancheiro. Afinal, se o latino sempre pensou na relação de ambos, por que só decidiu visitá-lo agora?

O gênero faroeste é historicamente dominado por homens. Mesmo com destaques para perspectivas femininas na obra, como em Ataque dos Cães (2021), de Jane Campion, filmes sobre o Velho Oeste não costumam abordar as complexidades dos sentimentos masculinos.

Em uma entrevista apresentada à imprensa após a exibição do filme, Almodóvar comentou as ausências do gênero. "Apesar de múltiplas obras magistrais, há zonas inexploradas. É um gênero americano e basicamente masculino. Nunca trataram o desejo entre dois homens", opinou.

Além disso, produções LGBTQIA+ estão acostumadas a se limitarem a romance entre jovens. Em Estranha Forma de Vida, o cineasta reverte o caminho para investigar as nuances da paixão entre personagens de meia idade, que vivem reprimidos ao negarem a si mesmos.

Tal fator é justificado pela cena inicial. O ator Manu Ríos, conhecido por seu trabalho em Elite, canta o fado Estranha Forma de Vida, já cantado por Caetano Veloso. Não é a toa que a música dá nome ao média-metragem. Na canção, o intérprete lamenta ao falar sobre saudade: "Por que teimas em correr? Eu não te acompanho mais".

Talvez, a duração de 31 minutos do filme possa incomodar alguns telespectadores. A finalização em um cenário do "quase" deixa a produção com um aspecto introdutório. Contudo, como o próprio Almodóvar prevê, o ambiente estabelecido não permite um destino otimista para Silva e Jake.

Em entrevistas de divulgação de Estranha Forma de Vida, o cineasta afirmou que a produção seria sua resposta para O Segredo de Brokeback Mountain. No faroeste produzido por Hollywood, Ennis, vivido por Heath Ledger (1979-2008), pergunta para Jack (Jake Gyllenhaal): "O que dois homens fariam no oeste trabalhando em um rancho?".

Em uma referência direta, Ennis tem sua resposta no encerramento de Estranha Forma de Vida. "Eles podem cuidar um do outro. Proteger um ao outro. Ter a companhia um do outro", declara Silva.

Assista ao trailer de Estranha Forma de Vida, disponível nos cinemas em 14 de setembro:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.