Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SALAMANDRA

Allan Souza Lima supera desafio e aprende francês em três semanas para filme

REPRODUÇÃO/PANDORA FILMES

Allan Souza Lima está com expressão séria e aparece sentado num sofá

Allan Souza Lima no trailer de Salamandra; filme estreia nos cinemas nesta quinta (27)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 27/6/2024 - 10h00

Intérprete de Pachá no longa Salamandra, Allan Souza Lima fez uma maratona de aulas de francês para superar o desafio de falar outro idioma em cena. Antes das filmagens, o ator se dedicou a entender a musicalidade da língua e contou também com a ajuda dos colegas do elenco. "Durante três semanas, continuamente, fiquei de dez a 12 horas por dia estudando", conta.

O longa dirigido por Alex Carvalho chega aos cinemas nesta quinta (27) e explora as tensões multiculturais através do caso tórrido entre Catherine (Marina Föis) e Gil (Maicon Rodrigues). A francesa viaja ao Brasil para se reaproximar da irmã, mas acaba numa relação controversa com um rapaz mais jovem.

Na trama, Allan Souza Lima aconselha Gil a colocar um ponto-final no romance. O ator também contracena bastante com Marina Föis, por isso precisou aprender o idioma.

"Eu não falava francês. Eu recebi o convite para participar do filme pelo Leonardo Lacca, que é o diretor assistente. Eu conheci ele no set de Aquarius [2016], e ele me ofereceu esse desafio", explica o artista ao Notícias da TV.

É um personagem pernambucano, mas que passou muito tempo morando na França, então ele também fala francês. De prontidão aceitei o desafio. Durante três semanas, continuamente, fiquei de dez a 12 horas por dia estudando francês, entendendo a musicalidade e a interpretação do idioma.

"Foi muito desafiador para mim, enquanto ator, fazer um personagem que também fala francês. É uma língua que traz uma musicalidade totalmente diferente da nossa, e impactou muito na minha troca com Marina Foïs, com quem tive um jogo cênico muito rico. Ela foi muito parceira", valoriza.

O ator ressalta o aprendizado da experiência de atuar numa língua que ainda não domina. "Foi algo inclusive que eu falei para ela [Marina]: 'Eu já tenho tudo estudado das cenas, dos diálogos, mas eu preciso entender a musicalidade cênica'. Eu propus para ela que eu entrasse na dinâmica dela, uma vez que ela é francesa. Eu sabia as minhas falas, mas, dentro do jogo cênico propriamente dito, eu fui muito mais pela música. Isso para mim foi uma das grandes experiências que eu tive."

Assim como seu personagem no longa, Allan é pernambucano --mas o ator mora há alguns anos no Rio de Janeiro. "Gravar em Recife é sempre um deleite para mim. Toda vez que eu tenho uma oportunidade de trabalhar em Recife, como fiz em A Paixão de Cristo, é ótimo. Fazer um personagem na minha cidade natal sempre tem um gostinho muito maior. É muito bom", comemora.

Salamandra é baseado no livro La Salamandre, do escritor francês Jean-Christophe Rufin. O filme já foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo e no Festival de Veneza. Também estão no elenco Anna Mouglalis, Bruno Garcia, Buda Lira, Thardelly Lima e Suzy Lopes.

Assista ao trailer do filme:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.