Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Air: Ben Affleck e Matt Damon fazem história sobre tênis virar filme de Oscar

Divulgação/Warner Bros.

Matthew Maher, Matt Damon e Jason Bateman encaram tênis em cena do filme Air: A História Por Trás do Logo (2023)

Matthew Maher, Matt Damon e Jason Bateman em cena de Air: A História Por Trás do Logo (2023)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 6/4/2023 - 6h30

Grandes astros de Hollywood, Ben Affleck e Matt Damon trilharam juntos uma carreira de sucesso na indústria. Amigos de infância, os dois ganharam o Oscar de melhor roteiro original por Gênio Indomável (1997) e tornaram-se atores do primeiro escalação. Novo fruto desta parceria, Air: A História Por Trás do Logo (2023) é mais uma prova do talento da dupla.

Dirigido por Affleck, Air conta a história do desenvolvimento da Air Jordan, icônica marca de tênis criada pela Nike em parceria com o astro do basquete Michael Jordan. Uma espécie de Cinderela da indústria da época, a Nike viu o seu status mudar da água para o vinho após o negócio.

Fã de basquete e mais ainda de Michael Jordan, Ben Affleck viu potencial na fábula que culminou na criação da marca bilionária. Ao lado do roteirista Alex Convery, o astro idealizou um filme capaz de seduzir com uma história simples, mas que foi potencializada pela atuação do elenco recheado de estrelas e pelo interesse mundial em saber mais detalhes da história do ex-atleta.

A trama é centrada em Sonny Vaccaro (Matt Damon), o executivo de marketing da Nike que viu em Michael Jordan uma oportunidades para salvar a divisão de basquete da empresa. O contato entre as partes teve início antes mesmo da estreia do astro na NBA, resultando em um acordo sem precedentes e que mudou a história da relação entre atletas e patrocinadores.

Sonny era o responsável por encontrar atletas que poderiam render frutos financeiros para a empresa. Humilhada pela concorrência, a Nike sequer considerava que um jovem atleta que nunca havia atuado em um jogo da NBA pudesse ser a galinha dos ovos de ouro que iria mudar seu status. Ao retratar Michael praticamente como uma entidade o tempo todo, o longa faz a história da Air Jordan ser muito mais do que a criação de um tênis.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS.

Foto de Air

Matt Damon e Viola Davis em cena do filme

Sempre mostrado de costas ou a silhueta, Jordan nunca dá as caras em Air. Como grande parte do público certamente conhece a história por trás de seu nome, a ideia de Affleck foi colocar holofotes em figuras que passariam batido em outras produções, como Sonny, o ex-CEO da Nike Phil Knight (Affleck), Howard White (Chris Tucker) e Rob Strasser (Jason Bateman).

O principal destaque, no entanto, é Viola Davis. Intérprete de Deloris Jordan, mãe de Michael, a atriz vencedora do Oscar e do Emmy foi um pedido particular do ex-jogador para dar vida à personagem. A importância de Deloris, no entanto, vai muito além de ter criado o maior atleta de basquete da história: a matriarca teve papel essencial na assinatura de seu acordo com a Nike.

Se a trajetória de Michael Jordan é notória, Air toma para si o intuito de mostrar a jornada de algumas das pessoas que ajudaram o ex-jogador a ganhar o status de lenda. O acordo com a Nike mostra que, desde o começo, seu potencial era visto como algo único, e pessoas como Sonny, Strasser e White o ajudaram, mesmo que de forma indireta, a atingir seu ponto máximo.

Air: A História por Trás do Logo é inspirador, comovente e engraçado, enquanto explora pessoas que não são astros, mas simplesmente boas em seus trabalhos e tentando fazer o que é certo. Parece simples, mas é o que torna uma história como essa tão emocionante e digna de disputar estatuetas no Oscar 2024.

Assista abaixo ao trailer dublado do filme:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.