EM ALTA
Divulgação/AMPAS
Ke Huy Quan, Michelle Yeoh, Brendan Fraser e Jamie Lee Curtis foram os vencedores do Oscar 2023
Em crise de audiência nos últimos anos, o Oscar voltou a mostrar indícios de recuperação com a edição deste ano. Visto por 18,7 milhões de espectadores, a premiação de 2023 teve um aumento de 12% em comparação à edição de 2022 e conseguiu reconquistar parte do público após o icônico tapa de Will Smith.
O Oscar 2022 voltou a registrar aumento na audiência após mais de uma década em queda, com 16,7 milhões de espectadores. Em 2021, a maior premiação do cinema atingiu o pior público de sua história, com apenas 10,4 milhões --uma baixa de incríveis 74% em comparação com os números registrados dez anos antes.
Vários motivos são citados como atrativos para justificar o retorno do público. Entre eles, estão a curiosidade para ver a repercussão do tapa de Will Smith e o retorno de um apresentador fixo --a responsabilidade de comandar o Oscar 2023 ficou com Jimmy Kimmel.
O Oscar 2023, que marcou a 95ª edição do evento, também conquistou bons números nas redes sociais. A transmissão atingiu cerca de 27,4 milhões de interações ao todo, com dados de plataformas como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Foi um aumento de 5% em comparação com a edição passada, o que não deixa de ser significativo considerando que o atrito entre Will Smith e Chris Rock havia tomado as páginas de sites e jornais nos dias seguintes.
Para efeito de comparação, o Oscar de maior audiência da história continua sendo o de 1998. Naquela edição, cerca de 57 milhões de pessoas assistiram à vitória de Titanic (1997), que abocanhou nada menos do que 11 estatuetas e virou recordista de prêmios ao lado de Ben-Hur (1959) --hoje, o recorde também é dividido com O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).
Confira a audiência total das últimas edições do Oscar nos Estados Unidos:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.