FESTIVAL DE VENEZA
DIVULGAÇÃO/SONY CLASSICS
Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui; filme de Walter Salles pode catapultar Brasil para o Oscar
Vinte e cinco anos depois de Fernanda Montenegro perder o Oscar para Gwyneth Paltrow, o Brasil tem uma nova perspectiva de ser indicado à maior premiação do cinema mundial. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi ovacionado durante dez minutos em sua recente estreia no Festival de Veneza, e pode colocar Fernanda Torres na corrida pela estatueta.
O filme brasileiro foi exibido pela primeira vez na Itália e recebeu críticas extraordinárias da mídia internacional, além de visivelmente emocionar o público presente. Fernanda Torres não conteve as lágrimas ao ser aplaudida ininterruptamente por dez minutos e 20 segundos.
O site Deadline destacou que a atriz pode ser reconhecida por sua atuação no longa-metragem, e tem a chance de fazer justiça pela mãe duas décadas e meia depois que Fernanda Montenegro foi "roubada" no Oscar.
"É uma performance que deve posicioná-la para a corrida por prêmios, 25 anos depois que sua mãe Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar pelo filme inovador de Salles, Central do Brasil", declarou o veículo.
A obra cinematográfica é ambientada no Brasil dos anos 1970, em meio à Ditadura Militar (1964-1985), e é baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva. Fernanda interpreta Eunice Paiva, que precisou lidar com o sequestro do marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva (1929-1971), pelo governo militar.
O filho reconta as memórias da mãe por meio da perspectiva da matriarca, que teve que enfrentar o luto e reconstituir sua família, formada por cinco filhos, depois de lidar de frente com a brutalidade da ditadura.
No Bluesky, plataforma usava enquanto o Twitter está suspenso no Brasil, os internautas já se animam com a possibilidade de ver Fernanda Torres entre os concorrentes do Oscar --e sonham com uma reparação histórica da premiação de 1999 que poderia ter sido da mãe da atriz.
"Ainda Estou Aqui não vai se contentar apenas em ser o representante do Brasil na disputa de melhor filme internacional no Oscar 2025. A ideia da Sony Classics é tentar uma indicação para Fernanda Torres. E a julgar pelas primeiras críticas em Veneza, faz sentido", vislumbrou o internauta Lucas Salgado.
"Lula, financie já a campanha Fernanda Torres melhor atriz no Oscar 2025!", brincou um usuário identificado como Yasutoki. "E quando a Fernanda Torres fizer reparação histórica ganhando o Oscar também por Fernanda Montenegro?", se emocionou uma internauta chamada Denuveis.
"Fernanda Torres vai vingar tudo o que fizeram com a mãe dela e trazer o Oscar para o Brasil", torceu João. "Imagina se a gente tem mãe e filha indicadas na mesma categoria? Que DNA é esse?", escreveu Carissa Vieira, em referência ao fato de Fernanda Montenegro interpretar Eunice Paiva na velhice no filme.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.