LONGEVIDADE
REPRODUÇÃO/GLOBO
A atriz Fernanda Montenegro em entrevista ao Tributo, programa da Globo em homenagem a ela
Fernanda Montenegro completa 95 anos nesta quarta (16) e encara a longevidade e a perspectiva da morte de maneira objetiva. A atriz afirma que tem consciência de que "ninguém é eterno" e prefere aceitar a natureza da vida do que se debater contra isso. "A consciência da morte é constante, diária", diz.
A artista fala sobre morte e sobre o fato de ter passado dos 90 anos em depoimento ao programa Tributo, lançado no Globoplay nesta quarta, em homenagem justamente ao aniversário dela.
Fernanda faz observações sobre a longevidade. "Fui criança nos anos 1930. Fui adolescente nos anos 1940. Estou agora, neste século, caminhando para 94 anos [na época em que a entrevista foi gravada, ela ainda não havia feito 95]. É estranho. Estranho mesmo", reflete.
Em seguida, ela fala sobre a saudade que sente de seus colegas que já se foram. O programa exibe cenas da atriz com grandes nomes da dramaturgia, como Nicette Bruno (1933-2020), Tarcísio Meira (1935-2021) e Luis Gustavo (1934-2021); e também com amigos vivos, como Laura Cardoso e Lima Duarte.
"Tem uma hora que você vê que já viveu a vida. Dentro da minha área, [tem] talvez 6, 7 pessoas de 90 pra 100 anos. E também é interessante como, com o passar dos anos, quando você se lembra de um amigo que já se foi, ou ainda está aqui, e só ele tem a memória que você tem", declara.
"Então, se você faz um trabalho, se você esteve em determinado momento da sua vida em algum lugar, com determinadas pessoas, nós temos as mesmas memórias. A gente deve jogar fora as que não são boas e cultuar as que são boas. Porque isso alimenta a gente. Não é viver na morbidez da saudade, isso não. É respeitar a saudade, mas não adoecer disso", explica ela.
A atriz então coloca sua visão sobre a morte: "A consciência da morte é constante. Diária. A cada segundo. Não é se conformar, é tentar aceitar porque vai vir. O que a gente vai fazer? Ninguém é eterno. Portanto...", diz.
Neste momento, porém, ela olha para cima, como se estivesse falando com Deus ou alguma entidade superior e acrescenta: "Espera um pouquinho. Espera mesmo, viu?".
Fernanda Montenegro ainda revelou que a longevidade é uma característica de sua família. "Sou de uma raça que dura muito. Meu pai, com 90 e tantos anos, dizia: 'Eu quero chegar aos 100 anos porque a vida é tão boa'. Então eu tenho esses exemplos muito perto de mim de velhos duros, que aguentaram coisas incríveis na vida e que na velhice ainda querem chegar aos 100 anos porque a vida é muito boa", lembra.
"Um dia a gente vai sair desse planeta. Ou vai ficar enterrado, ou vai subir às alturas e buscar uma outra transcendência. A arte é muito isso também. É ir além", conclui a atriz.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Fernanda Montenegro
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.